UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Advertisements

Considerações sobre grupos vulneráveis e temáticas especiais
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Da Administração de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas MOTTA , Fernando C. Prestes e VASCONCELOS, Isabela F.
Divulgação científica
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
O QUE É ÉTICA?.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
2. Pôr a Ciência em Cultura 2. 5
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura os impactos da ciência e da tecnologia na sociedade; o sistema de ensino em relação às ciências e às humanidades;
LINGUAGEM E ÉTICA NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Fabíola de Oliveira Universidade do Vale do Paraíba – Univap Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
“O papel social do profissional bibliotecário”
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Sociologia
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Talentos para Inovação
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
A formação da sociedade moderna.
Universidade Federal da Bahia UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Parte.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Metodologia Científica
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Política Educacional Brasileira
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Ciência, tecnologia e sociedade
humanos não podem ser vistas como desigualdades.
Contribuições dos Espaços Não Formais
Sociologia Clássica e Educação II
Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
Fundamentos da Administração Pública
Educação corporativa no Brasil - 01
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACED - Faculdade de Educação EDC266 - Introdução à Informática na Educação Professora: Mª Helena Bonilla.
Universidade Federal da Bahia UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Parte.
Três Advertências Iniciais:
Rejane de Oliveira Pozobon
As Concepções Pedagógicas.
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Aporias de Ensino Superior em Moçambique à luz das epistemologias glocais Jose Castiano & Dulce Passades Recife,
SOCIOLOGIA - uma introdução.
Ética:. 1. Explosão da ética 1970: Questionamentos iluminadores Questionamentos iluminadores - Que tipo de ética buscar? - Que existência ética viver?
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Capítulo II - Aberturas

(Revolução Francesa ou 1ª. Guerra mundial) A CIDADE CIENTÍFICA A CIÊNCIA COMO ELEMENTO FUNDADOR DA MODERNIDADE EXTRAORDINÁRIA REALIZAÇÃO DO HOMEM MODERNO MITIFICAÇÃO A PROFISSIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA A ESPECIALIZAÇÃO DOS CIENTISTA (UNIVERSAL); A NORMALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES (UNIVERSAL); O FINANCIAMENTO DA CIÊNCIA (LOCAL  UNIVERSAL) (Revolução Francesa ou 1ª. Guerra mundial)

A CIDADE CIENTÍFICA UMA VISÃO INGÊNUA DA ATIVIDADE CIENTÍFICA A “sociedade dos sábios; Regida por normas internas; Independentes dos demais processos sociais; Intrinsecamente “boa”. (A queda do castelo com a 1ª. Guerra Mundial)

(FEITICEIROS E APRENDIZES) A CIDADE CIENTÍFICA UMA VISÃO MAIS CRÍTICA A ciência é construída socialmente A ciência não é autônoma A ciência não é desinteressada A racionalidade científica não é eterna Os cientistas são seres políticos A ciência é hegemônica (FEITICEIROS E APRENDIZES)

A CIDADE CIENTÍFICA O financiamento da ciência O conceito de insularidade (Autonomia x Neutralidade x Confiança) A industria da guerra As grandes corporações O estado A big-science “A ciência tornou-se um empreendimento importante demais para ser gerenciado pela própria comunidade” (HOBSBAWN)

A CIDADE CIENTÍFICA A CULTURA CIENTÍFICA “COLOCAR A CIÊNCIA EM CULTURA: A expressão cultura científica tem a vantagem de englobar em seu campo de significações, a idéia de que o processo que envolve o desenvolvimento científico é um processo cultural, quer seja ele considerado do ponto de vista de sua produção, de sua difusão entre pares ou na dinâmica social do ensino e da educação, ou ainda do ponto de vista de sua divulgação na sociedade, como um todo, para o estabelecimento das relações críticas necessárias entre o cidadão e os valores culturais, de seu tempo e de sua história. (VOGT)

A CIDADE CIENTÍFICA A CULTURA CIENTÍFICA A ciência como um elemento da cultura Evitar o esoterismo; Evitar o sentimento de mal-estar da sociedade; Promover uma educação científica de qualidade; Promover a aproximação da ciência com o público (consumo) “A comunidade científica não deve perder de vista que todo sistema intelectual é mortal”

A CIDADE CIENTÍFICA AS DUAS CULTURAS Uma questão fundamental O continente científico x o continente humanista Que interesses políticos alimentam essa dicotomia? Cientistas “desumanos” e Humanistas “ressentidos”

A CIDADE CIENTÍFICA