II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA
CIÊNCIA x TECNOLOGIA A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecerem um sistema coerente. Subjetivamente, é um conhecimento certo das coisas por suas causas ou por seus princípios. Proporciona ao homem um conhecimento objetivo da realidade. Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade.
CIÊNCIA x TECNOLOGIA Tal conhecimento é aplicado para tornar mais eficiente a produção da vida material, e tal aplicação constitui a tecnologia.
Por um lado, a ciência constitui a fonte da tecnologia e fornece-lhe as formas e o saber que irão permitir criar tecnologias. Por outro lado, o progresso da ciência está dependente dessas tecnologias.
Apesar das suas diferenças, a ciência e a tecnologia estão intimamente interligadas. É possível fazer a sua distinção, é impossível separá-las. O desenvolvimento e o progresso de ambas assenta na sua cooperação mútua. Assim, deverão ser tratadas como uma unidade, daí o conceito…tecnociência.
da ciência e da tecnologia Tecnociência Unidade cada vez maior da ciência e da tecnologia (Japiassu, p. 182)
Traço dominante do passado de ambas A clássica distinção entre: ciência - o saber sistemático, racional e geral técnica - o saber sumário e empírico (Japiassu, p. 182)
A partir da Revolução industrial ... com a difusão da cultura científica nos meios técnicos, a técnica deixa de ser um saber artesanal para converter-se em tecnologia
Tecnologia constitui a manifestação mais visível do fenômeno ciência (Japiassu, p. 182)
Ao prolongar num sentido mais sistemático e científico as técnicas anteriores... ... a tecnologia cada vez mais se distingue da ciência: por seu objeto pela preocupação em exprimir, num discurso o fazer da ciência pelo rigor dos seus passos pelo uso crescente das matemáticas pela precisão das suas observações e de suas medidas (Japiassu, p. 182)
O verdadeiro caráter da ciência moderna consistiu em ter sido orientada para experiência, para a utilização e o consumo, ou seja, para a tecnologia (Japiassu, p.183)
A produção do saber científico foi devido ao método experimental Agir sobre o mundo natural, para compreendê-lo e explicá-lo, para nos apropriar dele, dominá-lo, controlá-lo e manipulá-lo, ou seja, conhecê-lo (Japiassu, 183)
Saber é poder (BACON) Tornar-nos mestres e possuidores da natureza (DESCARTES)
Assim, a ciência e a técnica - a tecnociência – funcionam como ideologia. Ambas se fundem, pois parecem ter uma afinidade de “essência” (Japiassu, p. 185)
“quando esses dois sentidos se desenvolvem separados, nenhuma sociedade é capaz de pensar com sabedoria” (Snow, p. 72, 1995)