II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção da Ciência
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Pensamento Filosófico Moderno
Para abrir as ciências sociais:
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
2. Pôr a Ciência em Cultura 2. 5
2. Pôr a ciência em cultura
2.4 Relações de ciência com a cultura A ciência constitui também história de um certo fracasso. [ JAPIASSU, 1999] JUSTIFICATIVA DE JAPIASSU: Ao longo do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura os impactos da ciência e da tecnologia na sociedade; o sistema de ensino em relação às ciências e às humanidades;
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
A visão Grega da Ciência
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Ciência - Conhecimento/saber/poder
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Metodologia da Pesquisa
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Guilherme de Ockham ( ) Foi em Oxford, que Guilherme redigiu sua obra mais famosa, uma série de comentários sobre as Setentiarum Libri (Sentenças)
Filosofia / Silenciais
Ciência e Conhecimento científico
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Intencionalidade discursiva
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Pesquisa: Conceitos e Definições
Aula 7 Kant e o criticismo.
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
O QUE É FILOSOFIA ?.
Universidade Federal da Bahia UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Parte.
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Tipos de Conhecimento Humano
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
A Fenomenologia de Husserl e a Crítica ao Conhecimento Positivista:
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é Conhecimento Aula nº1.
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
Filosofia moderna.
Universidade Federal da Bahia UFBA DMMDC Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento Um Desafio à Educação Hilton Japiassu GRUPO II Parte.
Racionalismo.
Apesar de todo material algébrico que tinham os babilônios e egípcios, só podemos encarar a matemática como ciência, no sentido moderno da palavra, a.
A Ciência e suas características
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Apesar de todo material algébrico que tinham os babilônios e egípcios, só podemos encarar a matemática como ciência, no sentido moderno da palavra, a.
A REVOLUÇÃO FILOSÓFICA PROF. SUDERLAN. A filosofia na era moderna transfere sua afinidade e lealdade à religião para a causa da ciência Bacon: (século.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
Tipos de conhecimento e método científico
UNIP Setembro/2011 Profa.: MSc. Carolina Brum. CAP. 1: A respeito da Fenomenologia  Método Fenomenológico de conhecimento: problema da perspectiva no.
O que é conhecimento?.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aristóteles de Estagira
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Transcrição da apresentação:

II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA

CIÊNCIA x TECNOLOGIA A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecerem um sistema coerente. Subjetivamente, é um conhecimento certo das coisas por suas causas ou por seus princípios. Proporciona ao homem um conhecimento objetivo da realidade. Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade.

CIÊNCIA x TECNOLOGIA Tal conhecimento é aplicado para tornar mais eficiente a produção da vida material, e tal aplicação constitui a tecnologia.

Por um lado, a ciência constitui a fonte da tecnologia e fornece-lhe as formas e o saber que irão permitir criar tecnologias. Por outro lado, o progresso da ciência está dependente dessas tecnologias.

Apesar das suas diferenças, a ciência e a tecnologia estão intimamente interligadas. É possível fazer a sua distinção, é impossível separá-las. O desenvolvimento e o progresso de ambas assenta na sua cooperação mútua. Assim, deverão ser tratadas como uma unidade, daí o conceito…tecnociência.

da ciência e da tecnologia Tecnociência Unidade cada vez maior da ciência e da tecnologia (Japiassu, p. 182)

Traço dominante do passado de ambas A clássica distinção entre: ciência - o saber sistemático, racional e geral técnica - o saber sumário e empírico (Japiassu, p. 182)

A partir da Revolução industrial ... com a difusão da cultura científica nos meios técnicos, a técnica deixa de ser um saber artesanal para converter-se em tecnologia

Tecnologia constitui a manifestação mais visível do fenômeno ciência (Japiassu, p. 182)

Ao prolongar num sentido mais sistemático e científico as técnicas anteriores... ... a tecnologia cada vez mais se distingue da ciência: por seu objeto pela preocupação em exprimir, num discurso o fazer da ciência pelo rigor dos seus passos pelo uso crescente das matemáticas pela precisão das suas observações e de suas medidas (Japiassu, p. 182)

O verdadeiro caráter da ciência moderna consistiu em ter sido orientada para experiência, para a utilização e o consumo, ou seja, para a tecnologia (Japiassu, p.183)

A produção do saber científico foi devido ao método experimental Agir sobre o mundo natural, para compreendê-lo e explicá-lo, para nos apropriar dele, dominá-lo, controlá-lo e manipulá-lo, ou seja, conhecê-lo (Japiassu, 183)

Saber é poder (BACON) Tornar-nos mestres e possuidores da natureza (DESCARTES)

Assim, a ciência e a técnica - a tecnociência – funcionam como ideologia. Ambas se fundem, pois parecem ter uma afinidade de “essência” (Japiassu, p. 185)

“quando esses dois sentidos se desenvolvem separados, nenhuma sociedade é capaz de pensar com sabedoria” (Snow, p. 72, 1995)