Instituto de Biologia – UFBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
Simone Paschoal Nogueira
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Modulo II: Ecologia de Indivíduos e Populações Ecologia de Comunidades
Instituto de Biologia – UFBA
Instituto de Biologia – UFBA
Utilização de lista de espécie pelos órgãos ambientais
Instituto de Biologia – UFBA
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Proteção Jurídica da Flora
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Gerente de Áreas Protegidas
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
Ana Claudia La Plata de Mello Franco
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
Professor Leandro Eustaquio (
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Código Florestal Brasileiro
Representatividade das Unidades de Conservação Integral - PESC
As consequências positivas do novo Código Florestal em relação à sustentabilidade ambiental e a segurança jurídica Deputado Federal Duarte Nogueira.
Galetti, M. et al Mudanças no Código Florestal e seu impacto na ecologia e diversidade de mamíferos no Brasil Cristina Renan Roberta.
DA RESERVA LEGAL.
Mudança do Código Florestal: Perda de habitat Diego Bitencourt Vinícius Biffi Irina Barros Mayra Sato.
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Instituto de Biologia – UFBA
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Aspectos relevantes do Código Florestal (CAR - APP – RL)
Instituto de Florestas
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
Contribuições para o aperfeiçoamento da legislação
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
ÁREAS CONSOLIDADAS EM App`s Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
SISTEMA MUNICIPAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
FLORESTAS Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Discente: Clara Grazielly;
Políticas de proteção de áreas verdes
Reforma do Código Florestal Contribuições dos Membros do FBMC Luiz Pinguelli Rosa Secretário Executivo do FBMC Código Florestal: Diálogo Para o Entendimento.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
O CÓDIGO FLORESTAL. E eu com isso?  Antropoceno: sexto evento de extinção em massa.  Maior crise climática;  Brasil: campeão mundial em biodiversidade.
10:37:56 INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO Dr. PEDRO ROBERTO DE A. MADRUGA UFSM E_mail:
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano
Aula 11 A proteção florestal. Proteção florestal e Constituição Art 225: 1º: Para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Fórum Compensação de Reserva Legal: Modelos, Soluções e Benefícios
Transcrição da apresentação:

Instituto de Biologia – UFBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMETO Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental Disciplinas: Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Equipe 1: Amélia Cerqueira, Augusto Lisboa, Denilson Oliveira, Dora Campos, Eduardo Saar, Erik G. Petric, Edilene de Jesus, Floriano Soto, Jorge Costa, e Simone Campos Instituto de Biologia – UFBA PROBLEMA 3 : PLC 30/2011 – NOVO CÓDIGO FLORESTAL SEGURANÇA JURÍDICA X DESAFIO PARA A GESTÃO AMBIENTAL

Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA APP X RL O PLC 30/2011, prevê em seu Art. 16 - Será admitido o cômputo das Áreas de Preservação Permanente no cálculo do percentual da Reserva Legal do imóvel. São diversas as razões para que se mantenham as atuais RLs. Primeiro são áreas relevantes para conservação da biodiversidade e, junto com as APPs, deveriam manter uma cobertura de vegetação nativa acima de 30%. De acordo com estudos científicos recentes (PARDINI et al., 2010), esta percentagem representa um limiar importante, abaixo do qual os riscos de extinção de espécies aumentam muito rapidamente (SBPC & ABC, 2011). Esta flexibilização implica em perda de área florestada e biodiversidade, facilitando a ampliação do desmatamento.

Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA Limites da planície de inundação a partir dos quais a APP deve ser medida (Código Florestal atual) Limites da “borda da calha do leito regular” estabelecido no PLC 30/2011 A adoção do parâmetro “desde a borda da calha do leito regular” irá resultar em perda de habitat e de biodiversidade, uso e ocupação de áreas hoje protegidas, e redução da faixa de proteção de todos os rios. Desta forma ficam excluídas do cálculo de APP as várzeas e planícies de inundação dos rios.

SÓ PELA MUDANÇA DO CRITÉRIO DE DELIMITAÇÃO APP MENOR EM TODOS OS RIOS Equipe 1: Instituto de Biologia – UFBA NOVA APP APP ATUAL LEITO REGULAR SÓ PELA MUDANÇA DO CRITÉRIO DE DELIMITAÇÃO APP MENOR EM TODOS OS RIOS (Metzger, 2011)