Conceitos de Lingüística Aplicada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Advertisements

TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Programa Especial de Treinamento
Década de 80 – Período questionador da Orientação
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
Pesquisa e Prática em Educação
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
USP 2013 Márcia Cançado (UFMG)
Reusabilidade: Objeto de Aprendizagem de Línguas para o ensino de língua portuguesa de ouvintes e surdos Nairana Hoffmann Sedrez
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
Aprendizagem por aconselhamento Communicative Approach
Em resumo Organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações Estaduais de Amparo à.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Apresentação, discussão e aprovação da “Carta de Natal”
Ações desenvolvidas pelo INEP Reunião do Grupo de Trabalho de acompanhamento das ações do Programa Brasil Sem Homofobia e do PNLGBT Brasília, 19 de maio.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Elaboração de Artigo Científico
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Organização e Realização: SBPT Apoio: SPPT Porque é importante a avaliação interdisciplinar no contexto dos distúrbios respiratórios do sono? Lia Rita.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
fábrica de software conceitos, idéias e ilusões
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
ISA International Sociological Association. Que é a ISA A ISA é uma organização sem animo de lucro com fins científicos. A ISA fundou-se dentro duma iniciativa.
Ministério da Educação
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
3ª sessão e Sumário Comunicação intercultural: 1. a noção de cultura 2. língua e identidade 3. fatores “verticais” e.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia Elétrica Fernando Soares dos Reis Didactic Platform for Power Electronics.
Educação Especial: Surdez
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Educação e clientela escolar
Fábrica de software princípios, conceitos, e ilusões
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
Redes Sociais Online ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa MCCTI Mónica Oliveira 13 de Março de 2013.
A New Perspective on “Community” and its Implications for Computer-Mediated Communication Systems by Amy Bruckman Redes Sociais Online Diana Mendes.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07.
Universidade de Brasília Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos 1 Adaptive & Array Signal Processing AASP Prof. Dr.-Ing. João Paulo C. Lustosa.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
SISTEMA DE TRANSITIVIDADE: PARTICIPANTES PROCESSOS CIRCUNSTÂNCIAS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Busca Bibliográfica. Ainda bem que não estamos mais na pré-história... Aumento do Produto Interno Bruto dos 5 BRICS (economias emergentes)
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
“Eles não aprendem português quanto mais inglês” Moita Lopes, L.P Oficina de Linguística Aplicada Mercado de Letras. pp
Trainers and Co-Trainers
Transcrição da apresentação:

Conceitos de Lingüística Aplicada Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Universidade Veiga de Almeida Prof. Sabine Mendes sabine_mendes@hotmail.com

AILA Association Internationale de Linguistique Appliquée Applied Linguistics is an interdisciplinary field of research and practice dealing with practical problems of language and communication that can be identified, analysed or solved by applying available theories, methods and results of Linguistics or by developing new theoretical and methodological frameworks in Linguistics to work on these problems. Applied Linguistics differs from Linguistics in general mainly with respect to its explicit orientation towards practical, everyday problems related to language and communication. The problems Applied Linguistics deals with range from aspects of the linguistic and communicative competence of the individual such as first or second language acquisition, literacy, language disorders, etc. to language and communication related problems in and between societies such as e.g. language variation and linguistic discrimination, multilingualism, language conflict, language policy and language planning.

ALAB A Associação de Lingüística Aplicada do Brasil (ALAB) foi fundada em 17 de junho de 1990, durante a V Reunião Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Letras e Lingüística (ANPOLL), realizada na cidade de Recife. Contou com um núcleo de ação política inicial composto por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da Universidade de Campinas, desde 1987, e foi engrossado paulatinamente por representantes das grandes instituições universitárias brasileiras de todas as regiões até a sua fundação em 90. A entidade, hoje, congrega aproximadamente mil associados em torno da pesquisa aplicada na esfera da linguagem. A agremiação de pesquisadores no âmbito da pesquisa aplicada na área da linguagem promove congressos nacionais de grande porte, faz-se representar na AILA internacional, através de dois vice-presidentes eleitos, publica revista científica nacional (Revista Brasileira de Lingüística Aplicada), se interessa pelo debate de grandes questões nacionais como o fez recentemente, quando da discussão da Lei de Estrangeirismos em tramitação no Congresso Nacional. Na Pós-Graduação, a ALAB apóia a instalação e desenvolvimento de Programas com essa especialidade no país (atualmente sete em operação concentrados nos Estados das regiões Sudeste e Sul, e em menor escala no Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Quem é o lingüista aplicado? Segundo Damianovic (2005), “o lingüista aplicado começou a abordar as questões e os problemas da linguagem à medida que ocorriam no mundo real. O interesse pelo produto, deu lugar à investigação dos processos envolvidos no ensino-aprendizagem. Nesse estudo, o lingüista aplicado viu-se carente de teorias e buscou apoio na importação de teorias que se deslocaram da Lingüística somente, e interagiramse com outras áreas”. “O lingüista aplicado teve seu campo de atuação ampliado e passou a estudar questões diversas sobre o ensino-aprendizagem; a política e planejamento educacional; a linguagem em contextos educacionais; a tradução; a interpretação; a lexicografia; o multilinguismo; a linguagem e a tecnologia; a patologia da linguagem; o corpus lingüístico; o papel do gênero, raça, etnia, classe, idade, preferência sexual e outras distinções no processo de ensino-aprendizagem; a alfabetização; a aquisição de uma outra língua; os direitos das minorias; a formação de professores; entre outros”.