Ensino Teológico a Distância salvando as distâncias  P.O. Box 284  7460 AG Rijssen (Netherlands)  +31 (0)6-29332873 Rabobank.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Portal do Professor SEED/MEC
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Maio / 2006.
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Universidade de Aveiro
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
Questionário de Avaliação Institucional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Tecnologia em Marketing
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Provas de Concursos Anteriores
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Prêmios Santander Universidades
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Conceitos e Gerações de EAD
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A Educação a Distância é possível?
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Papel do Tutor em EAD.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1 O Monitoria Somos um grupo de profissionais cujo objetivo é promover o ensino a distância em nossa nação. Estamos inseridos no contexto da economia do.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Ensino Teológico a Distância salvando as distâncias  P.O. Box 284  7460 AG Rijssen (Netherlands)  +31 (0) Rabobank  KvK

Enseñanza a Distancia Teológica Online NET Foundation A partir do ano 2009 a educação a distância se converteu em uma parte integral dos cursos oferecidos na maioria de institutos e universidades. Pergunta-a já não é, portanto, se deve existir o ensino a distância, a não ser como deve existir e em que forma. O que se pode esperar dos estudantes? Como podem os professores familiarizar-se com esta maneira de ensino? O que significa isto para os métodos didáticos e pedagógicos que se usam? Etcétera… 2

Enseñanza a Distancia Teológica Online NET Foundation 3 NET Foundation se fundou a finais do ano 2006 como uma organização sem fins de lucro relacionada com as missões para oferecer resposta às perguntas mencionadas anteriormente a instituições de ensino teológico holandeses e estrangeiros Breve perfil: Raymond Warnaar Casado y con 5 hijos (entre 1 y 15 años) Misionero en América Latina Director de NET Foundation Asesor en Ciencia y Tecnología Educacional Casado e com 5 filhos (entre 1 e 15 anos) Missionário na América Latina Diretor de NET Foundation Assessor em Ciência e Tecnologia Educacional

Enseñanza a Distancia Teológica Online Temas Missão e visão Definição e características de e-learning Ensino Misto, Blended Learning Oportunidades, Ameaças e Provocações Questionário Entre a formar parte da Comunidade 4

Enseñanza a Distancia Teológica Online Nuestra Misión NET tem como objetivo prover às instituições teológicas e missionárias de tecnologia inovadora e de fácil acesso para que – junto com outros membros da plataforma NET – obtenham o avanço da educação teológica tanto em quantidade como em qualidade. Isto inclui: Intercambiar conhecimentos e experiências entre os participantes de NET com respeito ao ensino a distância. Contribuir na transmissão da fé cristã. Estimular a colaboração global entre instituições teológicas e missionárias.

Enseñanza a Distancia Teológica Online Nossa posição Instituições teológicas Organizações missionárias Tecnología LMS & Web 2.0 Comunidades de prácticas

Enseñanza a Distancia Teológica Online Principais Atividades NET oferece tecnologia educacional (LMS e outros) por meio da qual se pode oferecer ensino a distância e pela qual se podem formar comunidades de práticas locais e internacionais NET dá conselho a seus clientes e lhes oferece cursos específicos com respeito à implementação e os efeitos do ensino a distancia para sua organização NET inicia, coordena e financia projetos internacionais relacionados com o desenho e o desenvolvimento de materiais digitais para o ensino NET inicia, coordena e financia projetos internacionais relacionados com ou desenho e ou desenvolvimento de materiais digitais para ou ensino

Enseñanza a Distancia Teológica Online Tendencias en la educación superior Formação permanente – Educação contínua (lifelong learning) Aprendizagem integral ~ competências: conhecimento, habilidade, atitude & ser Virtualización (uso de tecnologia de internet) Personalización e individualização Flexibilidade Globalização (associações, facilitadores de conteúdo, universidades virtuais, novos mercados e investigação) 8

Enseñanza a Distancia Teológica Online Temas Missão e visão Definição e características de e-learning Ensino Misto, Blended Learning Oportunidades, Ameaças e Provocações Questionário Entre a formar parte da Comunidade 9

Enseñanza a Distancia Teológica Online Posibles elementos En casa (cíber)Usando tecnologías de internetComunidades virtualesDisponibilidad de tiempoMulti-mediaAutoaprendizajeEtcétera 10

Enseñanza a Distancia Teológica Online (a) Definição de Educação a Distância “Educação a distância é qualquer processo educacional no qual toda ou a maioria do ensino é levado por alguém longe do estudante na distância ou no tempo, com o efeito de que toda ou a maioria da comunicação entre professores e estudantes é através de um meio artificial, já seja eletrônico ou impresso. Em definitiva, na educação a distância o meio de comunicação normal ou principal é a tecnologia. (UNESCO, 2002, p.22).” 11

Enseñanza a Distancia Teológica Online Fases de e-learning Informação de aprendizagem Apóio à aprendizagem Aprendizagem digital Aprendizagem misto Aprendizaje a Distancia Publicación y organización Comunicación y Mentoreo Lecciones y recursos Exercício e colaboração Autodidáctica (mentoreo local) 12

Enseñanza a Distancia Teológica Online Temas Misión y visión Definición y características de E-learning Enseñanza Mixta/Ensino misto, Blended Learning Oportunidades, Amenazas y Retos Cuestionario Entre a formar parte de la Comunidad 13

Enseñanza a Distancia Teológica Online E-learning facilita el blended learning blended learning dóndecuándoquécómoquiénpor qué 14

Enseñanza a Distancia Teológica Online Variantes de blended learning 1.Actividades offline y(e) online Presencial vs. online 2.Actividades sincrónicas y(e) asincrónicas Sincrónicas: radio, chat, MSN, videoconferencias Asincrónicas: guías informativas, paneles de discusión, blogs, wiki 3.Diferentes recursos multi-media Imágenes, textos, películas, animaciones, simulaciones, audio, juegos 4.Diferentes interacciones (y enfoques) didácticos Información, pregunta, reflexión, discusión, repaso, cuestionario (autoaprendizaje contra aprendizaje colaborativo) 15

Enseñanza a Distancia Teológica Online Variantes de blended learning 5. Diferentes maneiras de oferecer o conteúdo –Papel, computador, memória USB, CD-ROM, telefone móvel, organizador pessoal 6. Diferentes tecnologias e-learning –LMS (ou VLE), wiki, ferramentas de conferências, ferramentas de elaboração, etc. 7. Diferentes modelos didáticos –Behaviorismo, Cognitivismo, Constructivismo 8. Aprendizagem formal e informal –Estruturado e predefinido ou diante da máquina de café… 16

Enseñanza a Distancia Teológica Online Tecnologías e-learning 17

Enseñanza a Distancia Teológica Online Herramientas Tecnológicas de E-learning  Ferramentas de produção  Ferramentas de elaboração, sistema de gestão de conteúdo, edição de áudio e vídeo, animação, etc.  Ferramentas de aprendizagem  Learning Management System (LMS), e-portfolio, ferramenta de avaliação, ferramentas de conferências, blog, chat, wiki, mapas mentais, etc.  Ferramentas de administração  Logística e desenho educacional, matrícula, trajetos de estudos, certificação, etc. 18

Tecnología NET

Enseñanza a Distancia Teológica Online Tecnología NET (1)

Enseñanza a Distancia Teológica Online Ejemplo

Enseñanza a Distancia Teológica Online Upgrading text editor 22

Enseñanza a Distancia Teológica Online Acceso para tutor, amigos, padres, etc. 23

Enseñanza a Distancia Teológica Online Ejemplo 24

Enseñanza a Distancia Teológica Online Ejemplo chat y video 25

Enseñanza a Distancia Teológica Online Ejemplo whiteboard 26

Enseñanza a Distancia Teológica Online it’s learning revolution: web 2.0-based

Enseñanza a Distancia Teológica Online Tecnología NET (2)

Mijn PAP The Personal Activity Plan of a student. Insight in activities done and to be done, results and other possibilities like enrollment, enabling workflow like asking for approval/assessment.

Insight progress of your students. Different perspectives and views.

Enseñanza a Distancia Teológica Online Características principales de LMS 1.Inscrição: Inscrever e coordenar estudantes online para uma aprendizagem apoiada em internet guiado por instrutores que abranja todas as áreas de aprendizagem. 2.Planejamento: planejar cursos e definir currículos para dirigir- se às necessidades de aprendizagem individuais e organizacionais. Também se podem incluir recursos off-line (salas-de-aula, livros, tutores, etc.). 3.Oferta: oferecer cursos online, materiais educativos e avaliações ou planejar cursos levados por instrutores. 4.Seguimento: seguir o progresso de estudantes e informar a respeito. 5.Comunicação: comunicar por chat, foro de discussão, wiki, blogs, , compartilhar tela e e-seminários. 6.Avaliação: examinar e avaliar as competências, estilos de aprendizagem e o compromisso de estudantes. 31

Enseñanza a Distancia Teológica Online Variantes de blended learning (resumen) blended learning Online o aula Sincrónico o asincrónico Multi-media Interacciones didácticas Modo de ofrecimiento Tecnologías Modelos didácticos Aprendizaje (in)formal 32

Los componentes están entretejidos (VandenAkker, 2005) 33 Racional Tiempo Objetivos Contenido Actividades educativas Papel del profesor Materiales y recursos Grupo Localización Evaluación

Enseñanza a Distancia Teológica Online Como definir a combinação óptima? Instituto IdentidadCulturaPresupuestoInfraestructuraTecnologías Personal Visión sobre enseñanza Competencias Experiencias Restricciones de tiempo Estudiantes Grupo destinatario Objetivos de aprendizaje Número de estudiantes 34

Enseñanza a Distancia Teológica Online Temas Misión y visión Definición y características de E-learning Enseñanza Mixta, Blended Learning Oportunidades, Ameaças e Retos Cuestionario Entre a formar parte de la Comunidad 35

Enseñanza a Distancia Teológica Online Ventajas de e-learning  As razões principais para o instituto e seu pessoal para considerar o oferecimento de cursos online são: acesso a novos mercados (globais) e novos estudantes, redução de restrições de capacidade (classes enche), mais ganhos, programas enriquecidos, internacionalização, a tecnologia pode ser um catalisador para uma transformação institucional e inovações educativas, etc.  Da perspectiva do estudante, as maiores vantagens de um ensino a distância online são: mais flexibilidade, economizo em tempo e dinheiro, acesso a novos cursos, contatos internacionais, ensino atrativo (innovativa e autêntica), enfoque centrados no estudante, interações efetivas, aprendizagem mais profunda, etc. 36

Enseñanza a Distancia Teológica Online Amenazas y Retos  Os problemas mais freqüentes da perspectiva do instituto são: assuntos de copirraite e de propriedade, reconhecimento de diplomas e certificados, mudança de cultura, major taxa de retenção, possível resistência por parte do pessoal, consumo de tempo (problema de planejamento), custoso (problema de pressuposto), necessidade de infra-estrutura e tecnologia, apoio e formación.  Da perspectiva do pessoal, do instrutor ou do professor se podem resumir os seguintes problemas: a necessidade de definir novas estratégias pedagógicas, papéis e responsabilidades diferentes, preparação ou transformação de materiais dos cursos, criação (competências) de novos materiais multi-medeia, necessários porque os velhos não são compatíveis ou não estão disponíveis digitalmente, um curso online requer mais tempo, como fazer as examinaciones ou avaliações a distância, interação e relação com os estudantes e gestão das esperas dos estudantes.  Da perspectiva de estudantes possíveis problemas podem ser: esperas equivocadas, o curso não engancha (por causa de qualidade pobre por sobrecarrega de contido e/ou uso de um só meio), isolamento social, competências interpersonales ou lhes relacione possivelmente não se desenvolvam, acesso difícil à tecnologia e internet, o processo de aprendizagem é diferente e consome mais tempo. 37

Enseñanza a Distancia Teológica Online Temas Misión y visión Definición y características de E-learning Enseñanza Mixta, Blended Learning Oportunidades, Amenazas y Retos Cuestionario Entre a formar parte de la Comunidad 38

39

40

41

42

43

44

45

46

Enseñanza a Distancia Teológica Online Temas Misión y visión Definición y características de E-learning Enseñanza Mixta, Blended Learning Oportunidades, Amenazas y Retos Cuestionario Entre a formar parte de la Comunidad 47

Enseñanza a Distancia Teológica Online

NET ofrece Plataformas innovadoras (comerciales, con condiciones de ‘open source’) Colaboraciones teológicas virtuales al nivel de LA & internacional Herramientas sin obstáculos (uso fácil) para llegar a aquellos que no pueden venir a su seminario Una plataforma para intercambiar experiencias, pautas & materiales 49

Enseñanza a Distancia Teológica Online Entre a formar parte de la Comunidad 1.OCI & NET están actualmente preparando un Convenio de Colaboración LA 2.Siga involucrado y reciba online nuestra información sobre actividades futuras 3.Planes Actuales para 2009 & 2010 Desarrollo y Evaluación de Prototipos de Implementación (Transformación) Llevar a cabo Talleres y Proyectos Pilotos 50

Enseñanza a Distancia Teológica Online Prototipo de Transformación Decisión de la dirección (visión, prioridad, recursos) Decisión de la dirección (visión, prioridad, recursos) Desarrollo profesional (formación) Desarrollo profesional (formación) Infraestructura (Internet, hardware, software) Infraestructura (Internet, hardware, software) Condiciones Básicas Condiciones Básicas Enfoque consistente y claro Enfoque consistente y claro Presentación de tema, estudiantes y profesor(es) Presentación de tema, estudiantes y profesor(es) Estrategia pedagógica definida (incluyendo las funciones) estudiantes co-construyen Estrategia pedagógica definida (incluyendo las funciones) estudiantes co-construyen Preparación del Curso Preparación del Curso Contenidos segmentados por temas, feedback, reuniones o capítulos Contenidos segmentados por temas, feedback, reuniones o capítulos Enseñanza Mixta basada en los criterios Enseñanza Mixta basada en los criterios Multi-media atractiva e interactiva Multi-media atractiva e interactiva Estructura del Curso Estructura del Curso Personalización y preparación de estudiantes expectativas Personalización y preparación de estudiantes expectativas Evaluación Continua, peer feedback tutoría local Evaluación Continua, peer feedback tutoría local Protocolo de comunicación, buddyship Protocolo de comunicación, buddyship Ejecución del Curso Ejecución del Curso 51

Enseñanza a Distancia Teológica Online  P.O. Box 284  7460 AG Rijssen (Netherlands)  +31 (0) Rabobank  KvK Uniendo Teología y Tecnología Innovando Teología por medio de Tecnología Extendiendo Teología hacia nuevas Áreas ¡GRACIAS POR SU ATENCIÓN!