Identidade Pessoal e Profissional Unidade II Autoconhecimento e Quebra de Paradigmas Unidade III Identidade Pessoal e Profissional
AUTOCONHECIMENTO Principal Ferramenta da Gestão de Carreira
Situação-problema Gabriela Gomes Maria Goret Chagas
Gabriela Gomes Maria Goret Chagas
...aproveitar as oportunidades... Capacidade de superar os limites... ...aproveitar as oportunidades... ...oferecidas pelo meio cultural e social. COMO?
Identificando o que “nasceu conosco” Traços de Personalidade Socialização Primária
Identificando o que nos tornamos Socialização Secundária Formação Profissional
Lia Mittarakis Liane Marques
Para a GESTÃO DE CARREIRA é fundamental desenvolver o AUTOCONHECIMENTO Síntese Teórica Para a GESTÃO DE CARREIRA é fundamental desenvolver o AUTOCONHECIMENTO
Identificar o que “nasceu conosco” Traços de Personalidade Socialização Primária Identificar o que nos tornamos Socialização Secundária Formação Profissional
Identificar o que nos tornamos Pontos fracos a serem superados Pontos fortes a serem reforçados Ameaças a serem enfrentadas Oportunidades a serem aproveitadas
Superar os PARADIGMAS A palavra paradigma significa padrão, mas assumiu um significado diferente após estudos realizados por diversos cientistas sociais. Estes estudos mostram que nós desenvolvemos as nossas próprias perspectivas e regras não escritas na forma como fazemos as coisas.
Estas regras são chamadas de paradigmas Estas regras são chamadas de paradigmas. Sem perceber, consideramos essas regras como verdades absolutas e como pressupostos básicos sobre a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas.
Chamamos de efeito paradigma, quando coletivamente aceitamos determinados conceitos como sendo verdades absolutas, através de regras não escritas.
Alguns exemplos históricos... a Terra gira em torno do Sol... Galileu Galilei (1564-1642) a Terra gira em torno do Sol...
Relógio de corda (Suíça) Relógio de Quartzo (Japão) Década de 1960 Relógio de corda (Suíça) X Relógio de Quartzo (Japão)
Chester Carlson apresentou à IBM e à General Electric, nos anos 1940, sua nova invenção: uma “geringonça” que tirava cópias de documentos
Fazer planejamento, desenvolver um plano de gestão e marketing, administrar de forma profissional a sua vida, traçando objetivos e metas de forma organizada e documentada, parece ser uma total perda de tempo para algumas pessoas.
No entanto, quebrar esses paradigmas e implementar um plano de gestão profissional em sua carreira poderá criar as condições ideais para o sucesso pessoal e profissional.
Todo profissional ou futuro profissional deve repensar sua orientação de carreira e incorporar nela todos os elementos e ações que são utilizados pelas empresas de sucesso, fazendo as adaptações necessárias. Desta forma, seu sucesso não vai ocorrer por acaso, mas em função de um planejamento profissional.
PARADIGMAS E GESTÃO DE CARREIRA TRABALHO EM GRUPO PARA NOTA DE P1 Para leitura inicial: PARADIGMAS E GESTÃO DE CARREIRA Texto de Ari Lima TRABALHO EM GRUPO PARA NOTA DE P1