A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa.

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Transcrição da apresentação:

A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa. Segunda Parte: A Gestão, da sala de aula à comunidade educativa. Prof. Artur Motta arturmotta@gmail.com

A que sala de aula nos referimos???? Diferente da sala de aula do nosso tempo de alunos. Diferente da sala de aula que aprendemos nas teorias da formação inicial. - Diferente da sala de aula pensada pelos demais adultos envolvidos com a instituição escolar.

Em relação ao tempo PRESENTE PASSADO FUTURO Em relação ao espaço ESTÁ NO MUNDO MAS NÃO É DO MUNDO

Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Minha filha anda saindo com um cara estranho... Vocês têm como me ajudar a descobrir se ela tá usando droga? Minha filha não tem hora de dormir ou acordar... Meus filhos querem assistir a tudo na TV... Eu sei que vocês preparam pro vestibular, mas dava pra ter uma orientação vocacional? Será que vocês podiam ensinar meu filho a comer salada??? Não sei porque meus filhos não têm limites... Dava pra ter uma missa com chamada pros meus filhos terem uma religião e criarem o hábito da missa dominical? Boletim??????? Que boletim?????????

1ª Contribuição Teórica Intensificação do trabalho docente NOVOS DESAFIOS Profissionalização do trabalho docente

Enfrentar os desafios de modo RADICAL Radical vem de radice = raiz Para além da aparente dicotomia Profissionalização/Intensificação, Enfrentar os desafios de modo RADICAL Radical vem de radice = raiz

Descobrir as raízes dos desafios, para melhor enfrentá-los NOVO PAPEL DA ESCOLA NOVAS TAREFAS DOCENTES Mas que “novas tarefas” seriam essas?????

2ª Contribuição Teórica Novos paradigmas de gestão Planejar Desenvolver Modelos “Tradicionais” Controlar Avaliar

Novos paradigmas de gestão Modelos “Contemporâneos” Articular Mediar Modelos “Contemporâneos” Coordenar Capacitar

Enfrentamento como categoria ARTICULAÇÃO ENTRE OS MEIOS E OS FINS Discussão coletiva Enfrentamento como categoria PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDO E DISCUSSÃO, SINDICATO, ASSOCIAÇÕES, ETC

NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Função-representação Clima Institucional NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Bons Resultados MEDIAÇÃO Função-representação Função-autoridade

Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade COORDENAÇÃO Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade ARTICULAÇÃO MEDIAÇÃO

Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente CAPACITAÇÃO Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente Reflexão sobre as práticas Junto aos demais Professores

HABILIDADES RELACIONAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS HABILIDADES TÉCNICAS HABILIDADES RELACIONAIS Planejar, Desenvolver, Controlar e Avaliar Articular, Mediar, Coordenar e Capacitar HABILIDADES CONCEITUAIS Para quê? Por quê? Como?

O desafio que uma educação humanista nos coloca, hoje, neste mundo plural, é encontrar caminhos novos para continuar apostando no valor de cada pessoa e em seu crescimento integral. Supõe também aventurar-se a construir novos caminhos que permitam globalizar a solidariedade, a justiça, a liberdade, a paz... A sociedade nos oferece cavernas quentes, razoavelmente confortáveis, onde podemos nos aconchegar a outros homens, batendo os tambores que encobrem os uivos das hienas na escuridão. Êxtase é o ato de sair da caverna, sozinho, e contemplar a noite... (Peter Burke)