O direito à educação de qualidade e os desafios da avaliação Em 10 proposições (uma delas em aberto)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar
Transversalidade dos Direitos Humanos
Equivalente à média dos países da OCDE
Plano de Trabalho Docente
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Avaliação Institucional
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
A Escola e as Mudanças Sociais
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Equivalente à média dos países da OCDE
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Florianópolis, Outono/2008
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
AVALIAR e PLANEJAR.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Graduanda em Pedagogia-2010-UESB-Xavier
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Construindo a cultura educacional inclusiva
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Revisita ao PPP.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Transcrição da apresentação:

O direito à educação de qualidade e os desafios da avaliação Em 10 proposições (uma delas em aberto)

Proposição 1 A noção de qualidade envolve sempre, e necessariamente, a avaliação, ou seja, um julgamento baseado em critérios subjetivos ou intersubjetivos do que é desejável, ou pelo menos aceitável.

Proposição 2 A avaliação é uma das questões mais delicadas do campo das práticas pedagógicas e das políticas educacionais.

Proposição 3 Com a intenção manifesta de se criar uma cultura da avaliação, está se instituindo na educação brasileira o culto à avaliação. Ou O que deveria ser parte da política se torna a política propriamente dita, ou pelo menos o seu carro-chefe.

Proposição 4 Uma abordagem sistêmica de avaliação no campo de políticas públicas abarca três dimensões e suas conexões: Insumos Processos Resultados

Proposição 5 Nas políticas educacionais atuais, há prevalência inadequada da avaliação de resultados em detrimento da avaliação de insumos e processos.

Proposição 6 A avaliação deve informar o gestor, o educador, o educando e a sociedade em geral.

Proposição 7 O educador e os educandos são os segmentos que menos aproveitam os dados das avaliações de sistema pois não dialogam com suas práticas cotidianas de avaliação pedagógica. Avaliação de sistema = olhar sobre coletividades para orientar políticas. Avaliação pedagógica = olhar de um indivíduo sobre outro indivíduo para provocar efeitos sobre ele.

Proposição 8 A avaliação de sistemas pode contribuir, mas não pode suprir eventuais deficiência na formação do educador.

Proposição 9 A avaliação institucional – em nível da escola - é fundamental na construção de pontes entre educadores, educandos e o sistema educacional de que fazem parte.

Proposição 10, em aberto A política de quase-mercado na educação pública (uso de resultados de avaliação para distribuir incentivos num ambiente concorrencial): a) é eficiente para aumentar a aprendizagem, mas gera desigualdade. b) é ineficiente no médio prazo porque distribui prêmios de modo aleatório. c) é ineficiente porque critérios de mercado não funcionam no campo educacional. d) é incompatível com a noção de educação como direito. e) outras...

Vera Masagao Ribeiro