Administração de Conflitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Ms. Décio L. Mello Peixoto Faria
Administração de Conflitos
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Administração de Conflitos e Negociação
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
SISTEMA DE PROTEÇÃO ESCOLAR
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Visão geral da Administração
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
NEGOCIAÇÃO Grupo Excelência em Negociação Home Page:
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
O Que é Administrar É o atingimento das metas organizacionais de modo eficiente e eficaz por meio do planejamento, organização, liderança e controle.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Comportamento Humano.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Planejamento estratégico
NEGOCIAÇÃO TRANSCUTULRAL
CONFLITO INTERPESSOAL
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Profª. Selma Maria da Silva
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
TRABALHO EM EQUIPE I.
Administração estratégica de marketing
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
CONFLITOS - MEDIAÇÃO. “O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo”. Winston Churchill.
Capítulo 1 A administração hoje.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Teoria da Administração I
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
A GESTÃO DE CONFLITOS.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
A Liderança e seus Conceitos
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
O Planejamento da Negociação
Teoria das Organizações
Conflitos.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
2 – TÉCNICAS E FASES DE VENDAS 3 – REMUNERAÇÃO E AVALIAÇÃO
Comunicação.
Comportamento Organizacional
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
DELEGAÇÃO Por: Suelen Gonçalves.  Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam.  Dentro dessa linha, cremos.
Transcrição da apresentação:

Administração de Conflitos Amanda Maria Diego Peres Gessilene Alves Josiele Martins Patrícia Pereira Raissa Araújo Administração 5º Período

Definição Conflito: Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante Administração de Conflitos - FACIGE 2012

A administração de conflitos: Consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Transições na Conceituação do Conflito Visão tradicional: O conflito deve ser evitado. Visão de relações humanas: O conflito é inevitável. Visão interacionista: O conflito pode ser uma coisa positiva. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Conflitos Funcionais x Disfuncionais Os Conflitos Funcionais apóiam o objetivo do grupo e melhora seu desempenho. Os Conflitos Disfuncionais atrapalham o desempenho do grupo. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Tipos de Conflitos Conflito de Tarefas Conflito de Relacionamentos Conflitos de Processo Administração de Conflitos - FACIGE 2012

O processo do Conflito Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estágio I: Oposição potencial ou incompatibilidade Comunicação: Diferentes Conotações de palavras; Jargões; Troca insuficientes de informações; Ruídos no canal de comunicação. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estágio I: Oposição potencial ou incompatibilidade Estrutura: Tamanho do grupo; Grau de especialização nas tarefas delegadas; Clareza de jurisdição; Compatibilidade entre membros e metas. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estágio I: Oposição potencial ou incompatibilidade Variáveis Pessoais: Sistema de valores pessoais; Características de personalidade. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estágio II: Cognição e personalização Conflito percebido; Conflito sentido. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estágio III: Intenções Competir; Colaborar; Evitar; Acomodar-se; Conceder. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estágio IV: Comportamento Declarações; Ações; Reações. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estágio V: Consequências Consequências Funcionais; Consequências Disfuncionais; Criando conflitos funcionais. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Técnicas de Resolução de Conflitos Resolução de problemas; Metas superordenadas; Expansão de recursos; Não enfrentamento; Suavização; Concessão; Comando autoritário; Alteração de variáveis humanas; Alteração de variáveis estruturais. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Técnicas de Estimulação de Conflitos Comunicação; Inclusão de estranhos; Reestruturação da Organização; Nomeação de um advogado do diabo. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Negociação Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Negociação Processo pelo qual duas ou mais partes trocam bens ou serviços e buscam um acordo sobre as vantagens da troca para cada um. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Estratégias de Barganha Barganha Distributiva: Situação de perda e ganho. Barganha Integrativa: Relação ganha-ganha. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Barganha Distributiva x Barganha Integrativa Característica da Barganha Característica Distributiva Característica Integrativa Recursos Disponíveis Quantidade fixa dos recursos a serem divididos Quantidade variável dos recursos a serem divididos Motivações Primárias Eu ganho, você perde Eu ganho, você ganha Interesses primários Oposição de um ao outro Convergência ou congruência com o outro Foco do relacionamento Curto prazo Longo prazo Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Processo de negociação Preparação e Planejamento Definição das regras básicas Esclarecimento e justificativa Colocar crescendo Barganha e solução de problemas Conclusão e Implementação Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Questões da Negociação Traços de personalidade na negociação: Diferenças quanto ao gênero na negociação: A diferença no resultado das negociações de homens e mulheres se deve ao fato que estes atribuem valores diferentes aos resultados. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Diferenças culturais nas negociações: O contexto cultural influencia significativamente a quantidade e as táticas para serem utilizadas e até o local onde a negociação deve ocorrer. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Negociação por meio de uma terceira parte: As partes podem atingir uma situação de impasse. Nesses casos, elas podem optar pela utilização de uma terceira parte para ajudar a encontrar uma solução. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Quatro papéis básicos da terceira parte: Mediador; Árbitro; Conciliador; Consultor. Administração de Conflitos - FACIGE 2012

Conclusão Administração de Conflitos - FACIGE 2012