PERSONALIDADES E EMOÇÕES

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Transcrição da apresentação:

PERSONALIDADES E EMOÇÕES

INTRODUÇÃO Apresentamos uma delimitação de características que exercem algumas influências no trabalho.

PERSONALIDA DE E EMOÇÕES

PERSONALIDADE Pode ser entendida como a soma total das maneiras que o indivíduo reage e interage com os demais e costuma ser considerada como o resultado da interação de fatores hereditários(genética) e do ambiente (história de vida) como também os fatores situacionais. A personalidade normalmente é descrita em termos de características que determinariam os comportamentos.

TRAÇOS DE PERSONALIDADE Alguns atributos específicos são considerados importantes para a previsão do comportamento do indivíduo na organização. O importante não é buscar “personalidades ideais”, mas sim buscar a melhor adequação dos traços de personalidade do indivíduo às suas funções.

TRAÇOS DE PERSONALIDADE Centro de controle: a pessoa que acredita que é dona do seu destino é interna; que crê que o que lhe acontece é obra do acaso é externa. Maquiavelismo: a pessoa acredita que os fins justificam os meios, é emocionalmente distante e tendencialmente manipuladora.

Auto-estima: a medida de quanto a pessoa gosta de si mesma. Auto-monitoramento: capacidade da pessoa de adaptar seu comportamento a fatores situacionais. Disposição ao risco: gosto e habilidade de lidar com situações indefinidas e altamente imprevisíveis

EMOÇÕES Sentimento: indica uma vasta gama de sensações. Foi estabelecido em um consenso de que as emoções constituiriam influências negativas para o desempenho das organizações e apenas recentemente o estudo dos estados emocionais passou a fazer parte da administração: Sentimento: indica uma vasta gama de sensações. Emoção: é um sentimento intenso dirigido a alguém ou a alguma coisa. O humor é uma sensação mais difusa e sem objeto específico.

Qualquer trabalho exige esforço emocional; espera-se determinados comportamentos e atitudes (cortesia, sorriso, tom de voz, etc) que podem não estar em sintonia com o estado emocional do indivíduo. Emoções sentidas são as que o indivíduo percebe como verdadeiras; emoções demonstradas são as que a organização exige.

EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES A expressão das emoções é limitada por fatores culturais e organizacionais. Determinados sinais podem ser considerados “proibidos” ou “obrigatórios” em determinados contextos. A atitude corporal e a forma de falar ou movimentar-se são sinais que podem indicar estados emocionais reprimidos.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Se refere a uma série de habilidades em perceber, compreender e lidar com emoções. O importante para o administrador é compreender a influência dos estados emocionais sobre os processos de tomada de decisões, motivação, liderança e gerenciamento de conflitos interpessoais.

INTELIGÊNCA EMOCIONAL Administra referências e informações emocionais sobre cinco dimensões: Autoconsciência Autogerenciamento - Automotivação Empatia Habilidades sociais

Habilidades Intelectuais básicas Dimensão Desc. habilidade intelectual Aptidão para números Cálculos rápidos e precisos Compreensão verbal Entender conceitos e rel. Percepção visual Identificar padrões visuais Raciocínio indutivo Identificar a lógica um problema e resolvê-lo Raciocínio dedutivo Empregar a lógica p identificar implicações Visão espacial Visualizar objetotridimensionais Memória Reter e lembrar experiências

Habilidades Físicas básicas Dimensão Descrição da habilidade física Força Empregar força muscular Flexibilidade Fazer movimentos com agilidade Coordenação Coordenar movimentos simutâneos Equilíbrio Manter o equilíbrio em condições desfavoráveis Resistência Manter esforço por períodos prolongados

REFERÊNCIAS : ARAÚJO, L. C. G. de. Organização e métodos: integrando comportamento, estrutura, estratégia e tecnologia. São Paulo: Atlas, 1999 ROBBINS, Stephen P. –Comportamento Organizacional – São Paulo – Prentice Hall, 2002