Delinqüência e crianças superdotadas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
Advertisements

A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Letramento: um tema em três gêneros
PSICOLOGIA E DIREITO SÉC. XIX → PRIMAZIA DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO → TENTATIVA DE EXPLICAR OS COMPORTAMENTOS HUMANOS FRENOLOGIA - GALTON → INTERPRETAÇÃO.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
What makes a leader? By Daniel Goleman Marcelo Venturini Pedro Alves
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados
Depressão e crianças superdotadas
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Avaliação Psicomotora
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.
Papéis do Gerente Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis
SUPERDOTAÇÃO ...serão considerados superdotados os educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos: cap.intelectual,
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Psicologia da Aprendizagem
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
CP - Capital psicológico
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Legislação.
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
O uso de novas mídias nas escolas
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O que é Aprendizagem?.
Apresentação Profissional Advogada, especializada na área da Educação Pós Graduanda em Neurociência e Psicologia Aplicada Autora do Blog voltado para.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
HÁBITOS DA MENTE.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
O que é Liderança? Liderança
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Qual a Sua Especialidade? As coisas que você sabe fazer bem são as coisas que lhe dão prazer São as coisas que desafiam a sua criatividade.
Projeto Escovação Higiene Bucal.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Docência do Ensino Superior
PROCESSO SELETIVO.
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Abordagem Comportamental da Administração
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Moral e Ética: uma leitura psicológica
A Liderança e seus Conceitos
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Terapia Familiar.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Dos Conceitos às Aplicações
Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou “a peça que faltava” fevereiro/2011.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

Delinqüência e crianças superdotadas

Delinqüência e superdotação Uma linha de pensamento diz que superdotados são mais vulneráveis a delinqüência por serem mais sensíveis aos fatores ambientais como resultado de sua maior conscientização e excitação. Devido as suas diferenças, podem experimentar alienação social e rejeição, o que contribuiria com a identificação e aliança com grupos marginais e no envolvimento de comportamentos anti-sociais como uma forma de exercer controle ou poder. Outra perspectiva vê a superdotação como proteção contra a delinqüência, devido a forte habilidade de resolução de problemas, bom insight dos comportamentos de si mesmo e dos outros, e a habilidade de prever conseqüências a longo prazo. Os superdotados são mais capazes de entender e de lidar com as adversidades do ambiente.

Superdotação entre delinqüentes Existe uma associação entre baixo desempenho acadêmico e comportamento anti-social. Porém pessoas anti-sociais tem histórico de não se empenharem na escola, afetando nos escores de teste não verbais de potencial, que está muito relacionado a motivação e persistência. Assim, baixo desempenho pode ser em função do desinteresse, ao invés de uma baixa potencialidade.

Superdotação entre delinqüentes Há evidências de que os delinqüentes possuem um tipo não tradicional de inteligência. No caso, possuiriam uma alta inteligência prática, isto é, uma habilidade para se adaptar, moldar e selecionar os ambientes do dia-a-dia para atingir certos objetivos. Uma inteligência não ensinada que se desenvolve através das interações do dia-a-dia em determinados contextos. Possuem alta criatividade e inteligência fluída comparado à relativa baixa inteligência verbal e cristalizada, resultando num baixo desempenho acadêmico.

Superdotação X Delinqüência Há evidências também que dizem que o superdotado pode ter menor risco para comportamentos delinqüentes devido a fatores de proteção como: Maiores níveis de raciocínio moral mais cedo. Maior inteligência. Habilidades de resolução de problemas. Senso de humor. Propósito moral. Envolvimento com um talento ou hobby.

Lógica criminal Indivíduos anti-sociais são motivados por cinco necessidades: de poder, de controle, de parecer bem, de sentir bem, e de estar certo. É essa lógica criminal que habilita os delinqüentes a persistirem em violar as leis e as normas de comportamento previstas.

Conclusão Os delinqüentes juvenis não são um grupo homogêneo e devem ser considerados a interação entre os múltiplos riscos e os fatores de proteção. Estudos apontam que superdotados apresentam menos comportamento delinqüente que seus pares da média. Os esforços mais eficazes na prevenção e intervenção são aqueles que adaptam-se aos níveis de desenvolvimento da criança e mapeiam os processos do pensamento social.