INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO DESPORTO NA NATUREZA.
Advertisements

RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Dois modos de ler a Bíblia.
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.
Teoria das Inteligências Múltiplas
Inteligências Múltiplas
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Informática na Educação
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
Programação Neurolinguística
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Esta apresentação está preparada
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
O que é ser inteligente? Até pouco tempo imaginávamos que a inteligência se restringia apenas a duas áreas do conhecimento: a lógico-matemática, caracterizada.
A Matemática que está nos jogos!  A matemática contribui para desenvolver raciocínio,nos jogos você precisa descobrir a estratégia do adversário,habilidade.
Competências e Habilidades
Mente Positiva.
Metodologia do Ensino de Arte
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
Apresentação do Professor
Solte sua energia: escolha sua profissão
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Por que o jornal na escola?
Professora: Janine Fernandes
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
SIMPLESMENTE, DEFINIÇÕES Para você se orientar....
Coordenadora: Eliana Magalhães
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Aprendizagem: Um olhar em movimento
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
As sensações através da música
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Transcrição da apresentação:

INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

ASPECTOS INTERDICIPLINARES GEOGRAFIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICA CIENCIAS HISTÓRIA MAPA GLOBO MAGNETISMO TERRESTRE IMPRESSÃO ÂNGULOS CALCULOS MEDIÇÕES IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA BÚSSOLAS AZIMUTES MÉTODOS DE LEITURA LATITUDE LONGITUDE IDENTIFICAÇÃO DA SOLUÇÃO COORDENADAS VELOCIDADE TEMPO DISTÂNCIA AÇÃO 1OS NAVEGADORES ROMANOS VIKINGS e FENICIOS CARTOGRAFIA GRÁFICOS 1OS MAPAS USO DE MAPAS CORES ALTIMETRIA PLANIMETRIA ALTITUDE ESCALAS PLANOS HISTÓRIA NATURAL ORIENTAÇÃO DE MAPAS DESENHO DE MAPAS BÚSSOLA ELECTRICIDADE CONSERVAÇÃO FAUNA FLORA DESCOBRIMENTOS NORTE MAGNÉTICO NORTE GEOGRÁFICO NORTE CARTOGRÁFICO INSTRUMENTOS DE MEDIDA POLUIÇÃO REGRAS BÚSSOLAS ESTRELAS ASTROLÁBIO USO DA RÉGUA E ESQUADRO 2

ASPECTOS INTERDICIPLINARES BIOLOGIA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO MOVIMENTO DIREITO FÍSICA BOTÂNICA ABETA DIREITO AMBIENTAL IBAMA METEOROLOGIA VELOCIDADE RESISTÊNCIA AGILIDADE FORÇA OCEANOGRAFIA LEITURA DE PLANILHAS ECOTURISMO ZOOLOGIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FÓRMULAS GASES 3

VAMOS FAZER UM TESTE DE I.M.?

Corporal-Cinestésica É a inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o próprio corpo de diversas maneiras. envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos . Atletas, dançarinos, malabaristas e mímicos têm essa inteligência desenvolvida.

Musical É a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de elementos como tons, timbres e temas. As pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal para exercê-la, como é o caso de muitos famosos da música popular brasileira. Características: Acalmam-se com música, Aprendem qualquer som de ouvido; Movimentam o corpo ou parte dele ao som de uma música; Facilidade para criação de melodias/ritmos; Tem habilidade para tocar instrumentos.

Lógico-matemática: Números e raciocínio lógico são algo que agrada particularmente. São pessoas caracterizadas pelo gosto e pela competência no cálculo, no raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo. Sentem-se desafiadas perante problemas envolvendo raciocínio, que procuram resolver de forma metódica e persistente. Divertem-se a resolver os "quebra-cabeças" das revistas e dos jornais. Características: Gostam de fazer listas de compras, viagens, etc. Planejam tudo. Gostam de colecionar coisas desde criança; Não suportam conversas bobas confusas e sem sentido; Tem facilidade para resolver cálculos complexos;

LINGÜÍSTICA: manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras. Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores. Características: Gostam de falar, lêem tudo que encontram pelo caminho; Tem a capacidade de convencer alguém sobre um fato; Tem capacidade de explicar, ensinar e aprender. Tendem a ter a memória auditiva e visual bem desenvolvida; Aprendem lendo, escrevendo e ouvindo.

Inteligência INTRAPESSOAL: é a competência de uma pessoa para conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim, é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos", como se diz na linguagem popular.

Interpessoal: é a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência ressalta em políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos. Características: Percebem bem as pessoas; Fazem trabalho cooperativo ajudando as pessoas; Tem percepção e distinção dos diferentes estados “emocionais” dos outros.

ESPACIAL: é a capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial. Ela é especialmente desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores. Características: Rabiscam enquanto falam ao telefone; Não suportam ambientes sujos e decadentes; Tem facilidade em criar soluções para ambientes mais harmônicos de acordo com o espaço físico, objetos e máquinas; Gostam de assistir desenhos animados; Tem a imaginação ativa.

QUAIS ATIVIDADES DE AVENTURA VOCÊ INDICARIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS SEGUINTES INTELIGÊNCIAS: Cinestésico - Corporal Espacial Intrapessoal Interpessoal Lógico - Matemática Linguística Musical