COMITÊS DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Advertisements

Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Luciana Ribeiro Campos
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
Política e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco 1997 Lei Estadual n° Dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
Sistemas de Informação para a Gestão de Recursos Hídricos
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Política Nacional de Recursos Hídricos UFCG/CTRN/UAEC
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
PROPROSTA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO DOCE SECRATARIA EXECUTIVA DO CBH-DOCE.
Gestão de Recursos Hídricos
BACIAS PCJ.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
participação e controle social
O Comitê de bacia hidrográfica
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Cobrança pelo Uso da Água
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Constituição Federal Constituição Estadual.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Encontro Estadual de Formação
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS Profa. Dra. Renata Medici Frayne Cuba
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

COMITÊS DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIU

Tudo na vida depende da Água Tudo na vida depende da Água . Ela é o elemento fundamental para o crescimento econômico e social da população.

Para que a Água não falte e nem fique poluída é preciso que haja organização, administração e gerenciamento.

Administrar a disponibilidade e os usos da Água é um processo complexo e que pressupõe a Mobilização Social, a Participação e o comprometimento de todos.

LEGISLAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

LEGISLAÇÃO FEDERAL: Decreto nº 24.643/34 - Código de Águas; Lei nº 6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente; Constituição Federal - 1988; Lei nº 9.433/97 - Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Rec. Hídricos; Lei 9.841/2000 - Dispõe sobre a ANA - Agência Nacional de Águas. LEGISLAÇÃO ESTADUAL: Lei nº 6.739/85 – Cria o Conselho Estadual de Recursos Hídricos; Constituição Estadual – 1989, Art. 144, § 2º; Lei nº 9.022/93 - Sistema Estadual de Gerenciamento de Rec.Hídricos; Lei nº 9.748/94 - Política Estadual de Recursos Hídricos; Lei nº 10.949/98 - Dispõe sobre as Regiões Hidrográficas do Estado SC.

I - a água é um bem de domínio público; FUNDAMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS (Lei 9.433): I - a água é um bem de domínio público; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas;

FUNDAMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS (Lei 9 v - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos Usuários e das Comunidades.

SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS - SINGRH

LEI FEDERAL Nº 9.433/97 (POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS) INSTRUMENTOS DE GESTÃO INSTRUMENTOS OBJETIVOS Planos de Recursos Hídricos São planos de longo prazo, com horizonte de planejamento compatível com o período de implantação de seus programas e projetos que fundamentam e orientam a gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica. Enquadramento dos Corpos de Água Em Classes Os corpos de água deverão ser enquadrados em classes, segundo os usos da água, visando assegurar a qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas e diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes. Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos É o instrumento pelo qual o poder público concede ao usuário a utilização da água. A competência para outorgar a água é do poder público, por se tratar de bem público, cujo domínio é exercido pela União, Estados e Distrito Federal. O objetivo da outorga é o de garantir o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água. Cobrança pelo Uso da Água Os problemas de escassez, poluição, deterioração ambiental, entre outros, provocados pelos usos dos recursos hídricos, apresentam sempre uma dimensão econômica. A cobrança futura é uma da formas de conter os grandes conflitos e a distribuição equitativa entre os usos, sem falar no grande benefício em termos de conservação e proteção deste vital recurso para todos os seres vivos. Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos é um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes em sua gestão. Tem como papel principal o de congregar dados que caracterizam o estado da bacia hidrográfica (quantidade e qualidade da água nos diversos pontos da bacia.

O QUE É UM COMITÊ DE GERENCIAMENTO DE BACIA HIDROGRÁFICA?

Lei Federal nº 9.433/97 (Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SNRH) O Comitê de Bacia é um órgão deliberativo e consultivo; Promover o debate e articular a atuação de entidades intervenientes nos assuntos relacionados a recursos hídricos; Aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da bacia; Estabelecer os mecanismos e sugerir os valores de cobrança pelo uso de recursos hídricos; Propor a definição dos usos insignificantes para efeito de outorga; Estabelecer critérios e promover o rateio de custo das obras de uso múltiplo, de interesse comum ou coletivo.

Coordena a Elaboração; Aprova; Controla a execução; do PLANO da BACIA Conforme a Política Estadual de Recursos Hídricos - Lei 9.748, de 23/11/93, os Comitês de Bacias são órgãos colegiados, de caráter consultivo e deliberativo, com atuação em unidades hidrográficas, que atuam como um fórum de debates, um “Parlamento das Águas” onde: Coordena a Elaboração; Aprova; Controla a execução; do PLANO da BACIA Entendimentos Cooperação Soluciona divergências no âmbito da bacia no interesse do uso múltiplo, controle, proteção, conservação e recuperação dos Recursos hídricos. Promove COMITÊ DE BACIA

OS COMITÊS DE BACIAS DECIDEM SOBRE: os usos que a sociedade quer fazer das águas; o que é preciso fazer para que as águas tenham condições de qualidade; quanto cada usuário precisa pagar para participar e ajudar na solução dos problemas; onde e em que será gasto esse dinheiro. FONTE: CERH/SC

COMITÊ DE GERENCIAMENTO o “parlamento das águas” Nos Comitês de Bacias Hidrográficas, todos decidem juntos, como se fosse uma reunião de condomínio de um edifício que, no caso das Águas, chama-se: COMITÊ DE GERENCIAMENTO o “parlamento das águas” FONTE: SOPSH/RS

OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM SUA COMPOSIÇÃO, ASSEGURARÃO AS SEGUINTES PARTICIPAÇÕES: 40% 20% 40% FONTE: SOPSH/RS

OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS EM SUA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA SERÃO COMPOSTOS POR: 1 (UM) SECRETÁRIO EXECUTIVO; 1 Assembléia Geral; 1 Presidente; 1 Secretário Executivo; 1 Comissão Consultiva. FONTE: SOPSH/RS

Fluxograma para a Formalização de um Comitê de Bacia Formalização da Comissão Pró-Comitê Edital de Convocação para as Audiências Públicas Audiências Publicas - Esclarecimentos, critérios de seleção das entidades e prazo para candidatura às vagas Audiências Públicas -Apresentação das entidades -membros e critérios da seleção Indicação representantes das entidades-membros (titular e suplente) através de ofício Candidatura de Pessoa Jurídica (Ofício) - prazo definido na audiência Proposta de criação do comitê para o CERH para aprovação Decreto de Criação do Comitê de Bacia Lançamento do Comitê de Bacia Eleição da Presidência, Secretaria e Comissão Consultiva Posse dos representantes

ESTRUTURA FATMA FATMA Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERH Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO FATMA DIRETORIA DE RECURSOS HÍDRICOS Órgão Gestor de RH SC FATMA

ORGANOGRAMA DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS DE SANTA CATARINA Estabelece as diretrizes da Política de Recursos Hídricos ÓRGÃO DE ORIENTAÇÃO SUPERIOR Conselho Estadual de Recursos Hídricos Supervisiona e Coordena a implementação da Política de recursos hídricos ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Implementa Política e o PERH Coordena o SERH Outorga o direito de uso da água ÓRGÃO GESTOR DO SISTEMA Diretoria de Recursos Hídricos Executam atividades setoriais Relacionadas recursos hídricos ÓRGÃOS SETORIAIS DE APOIO Órgãos e entidades públicas sediadas SC Apreciam e deliberam sobre as atividades relacionadas com recursos hídricos na bacia hidrográfica COMITÊS GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Organismos Colegiados Deliberativos e Consultivos Prestam assessoria TÉCNICA, Administrativa e financeira aos Comitês de Bacias AGÊNCIAS DE BACIAS Braço Executivo dos Comitês

Diretoria de Recursos Hídricos www.sds.sc.gov.br www.aguas.sc.gov.br Eng. Agr. César Rodolfo Seibt Eng. Agr. Guilherme X. de Miranda Jr. Contatos : Email: comites@sds.sc.gov.br Telefones: 48 3029 9030 Enio Faqueti - Presidente eniofaqueti@terra.com.br