Eficácia do Método Tomatis para crianças e adolescentes com transtornos de leitura: uma revisão sistemática interdisciplinar e análise crítica do uso intervencionista.

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Transcrição da apresentação:

Eficácia do Método Tomatis para crianças e adolescentes com transtornos de leitura: uma revisão sistemática interdisciplinar e análise crítica do uso intervencionista do Método Tomatis Hugo Cogo Moreira (UNIFESP – Departamento de Psiquiatria) Clara Brandão de Ávila (UNIFESP – Departamento de Fonoaudiologia) Jair de Jesus Mari (UNIFESP – Departamento de Psiquiatria) Fomento: Capes Natureza: Metodologia epidemiológica aplicada Título Resumido: Eficácia do Método Tomatis para crianças e adolescentes com transtorno de leitura

Objetivo Verificar a efetividade da intervenção proposta pelo Método Tomatis por meio de uma revisão sistemática Formulação de uma estratégia de busca super sensível. Busca em bases de dado (Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE, EMBASE, CINAHL, PsycINFO, ERIC, LILACS, Current Controlled Trials Art Full Text, Art Abstracts, Art Index, Current Issues: Health, Education Full Text, Education Abstracts, Education Index). Os critérios de inclusão foram ensaios randomizados controlados ou em blocos (cluster) envolvendo crianças com transtornos de leitura e uso do Método Tomatis. Desfecho primário habilidades que envolvem os domínios da leitura (consciência fonológica, prosódia, leitura de palavras e não-palavras) e secundariamente cognição e motórica. Método

Resultados Não foram identificados estudos randomizados controlados que preenchessem todos os critérios Musicalmente, equívocos terminológicos, históricos, estéticos e estruturais na concepção do método foram encontrados. Continua a haver uma necessidade urgente de investigação de qualidade nesta área de pesquisa interdisciplinar que abarca profissionais de diversas áreas e especialidades. Conclusões