A publicidade e o espaço público

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DO ACESSO Um estudo da ABRAJI sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil.
Advertisements

PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO ESTADUAL DE PERNAMBUCO – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 005/2009.
MARKETING.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
LIGAÇÕES PERIGOSAS Folha de S. Paulo 28/4/2006 Entidades de fachada têm conexões com financiadores da campanha do peemedebista.
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
E.E.BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO: URBANIZAÇÃO Batayporã / MS 2009.
Maratona de Programação
PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO MUNICIPAL DO RECIFE – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 20/2009.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Os lugares que formam o mundo
Apresentação da Reunião do dia 05/02/09.
POCKET BOOK DIRETRIZES SBC. POCKET BOOK DIRETRIZES SBC.
AUDIÊNCIA PÚBLICA FISCALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE TRÂNSITO
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
R.G. - Reconhecimento Geográfico
“Conservação do passeio público”
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Redação Publicitária I
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
A publicidade e o espaço público
PLANO DE OOH - BR.
Maio de 2009 PESQUISA SOBRE A AVALIAÇÃO DAS COMPRAS NO DIA DAS MÃES PESQUISA.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
NÍVEL 1 – 2º TREINAMENTO: CEMJ
Prof° Antonio Ferreira
LUTA DO CRA/PE CONTRA O TRE/PE Companheiro (a) Administrador (a): Os textos abaixo retratam a efetiva e importante participação do nosso Conselho na luta.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Gerência de Programas e Projetos - GPP Relatório de Progresso de Projeto Projeto Nova Sede Período: Maio/Julho de 2009.
NOVA REPÚBLICA 1.
Vamos hoje para mais um passeio maravilhoso pela Suíça.
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
Campina Grande 150 anos de economia.
O carnaval capixaba foi divulgado durante todo o ano de 2008, com um trabalho intensificado em janeiro de 2009, nas agências de viagens do país.
Orçamento Participativo Osasco
É A MAIOR RÁDIO DO ESTADO
Cidade Limpa – CADAN “LEI Nº /06 e Decreto nº /06”
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
Portaria do MEC 264/ 2007 – Obrigatoriedade do Censo Escolar
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 47.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 23.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 18.
PERFIL DO CICLISTA RECIFE RECIFE PESQ. Nº 029/2013.
SALVADOR A CIDADE DAS DUAS CIDADES
Legislações - Visibilidade do Outeiro e do Convento da Penha Audiência Pública Vitoria, 2009 Prefeitura Municipal de Vitória Secretaria de Desenvolvimento.
Progressão automática Vamos hoje para mais um passeio maravilhoso pela Suíça.
FUNCIONAMENTO  Período: 30 de outubro a 15 de novembro de  Horário Áreas Geral e Internacional: 12h30 às 21horas. Área Infantil e Juvenil: 9h30.
É uma das nações que integram o Reino Unido. Constitucionalmente, o Reino Unido é de um Estado unitário com um parlamento e governo soberano. No entanto,
Leonil Slide Apresenta: “Desabafo” (autor desconhecido )
Atividades de uma agência de Comunicação
Micro Empreendedor Individual
GERA ALTO IMPACTO POR SUA LOCALIZAÇÃO E TAMANHO ALTO ALCANCE E BAIXO CUSTO POR MIL SE COMPARADO AOS MEIOS TRADICIONAIS CRIA UMA RÁPIDA RECORDAÇÃO DO PRODUTO.
Acessibilidade à Praia de Faro
Justiça mantém reintegração de posse e proíbe protestos na USP CLAYTON FREITAS O juiz Edson Ferreira da Silva, da 13ª Vara da Fazenda Pública, negou na.
MÍDIA EXTERIOR.
SISMUC E SISMMAC1 HISTÓRICO DAS MOBILIZAÇÕES DO ICS: ► ► Os sindicatos de servidores reivindicaram e conseguiram que em 2006 fosse formado um.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Situação de aprendizagem 2
08 de agosto Dia Nacional de Controle do Colesterol Elevado Projeto Lei n.º 198 de 2002 Realização:
Transcrição da apresentação:

A publicidade e o espaço público Outdoor Outbus Backlight Frontlight Empena Faixa Painel

Vila Olímpia, São Paulo (Foto: Wikimedia Commons)‏

Organização do uso publicitário do espaço público em São Paulo – combate à poluição visual Lei municipal nº 14.223, de 2006 Estão proibidos outdoors, painéis, banners (à exceção dos de eventos culturais), logotipos de empresas superiores a 10 metros quadrados (variando de acordo com a fachada do imóvel), propagandas em ônibus e táxis, faixas que anunciam preços em lojas, supermercados e postos de gasolina, além de totens com mais de 5 metros de altura. Placas de vende-se e aluga-se pregadas em imóveis podem ter, no máximo, 1 metro quadrado.

63% aprovam o programa Cidade Limpa Folha Online | 13/08/07 O projeto Cidade Limpa, que proíbe outdoors e restringe a publicidade nas fachadas dos estabelecimentos comerciais, é aprovado por 63% dos moradores de São Paulo, de acordo com a pesquisa do Datafolha publicada na edição desta segunda-feira da Folha. Entre os entrevistados, 29% se declararam contra o projeto, 6% são indiferentes e 2% não responderam, conforme a reportagem. "Essa é a primeira pesquisa que mede a avaliação do paulistano sobre o Cidade Limpa, tido como a principal aposta do prefeito Gilberto Kassab (DEM) para se tornar conhecido e bem avaliado. Kassab quer ser candidato à reeleição no ano que vem."

De acordo com o levantamento, 74% dos paulistanos dizem ter tomado conhecimento do projeto contra 26% que afirmaram não ter ouvido falar dele. Para 54% dos entrevistados, a cidade ficou melhor depois da implantação do Cidade Limpa, 30% disseram que ela ficou igual e 14% afirmaram que piorou. A aprovação é maior entre os mais ricos, mais velhos e mais escolarizados.

São Paulo, antes Foto: Eli K Hayasaka

São Paulo, depois Foto: Eli K Hayasaka

Foto: Zeuler Lima (blog "Short Cuts Arquitetônicos")‏

Foto: Zeuler Lima (blog "Short Cuts Arquitetônicos")‏

Prefeitura tira marca Itaú do relógio do Conjunto Nacional Folha Online | 13/09/07 (por Diogenes Campanha, da Coluna Mônica Bergamo)‏ A Prefeitura de São Paulo determinou a retirada de todos os luminosos de bancos que desobedecem a Lei Cidade Limpa, entre eles a logomarca do Banco Itaú no relógio do edifício Conjunto Nacional, na avenida Paulista. Os pedidos para que os luminosos fossem mantidos foram negados esta tarde, em reunião da CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), criada para analisar os casos que escapariam da lei. Campeão de solicitações, o Itaú terá que retirar as logomarcas que mantém em sua sede, no bairro do Jabaquara, em um centro de operações na avenida do Estado e no relógio do Conjunto Nacional.

Esta última foi a que mais causou polêmica, pois o banco alegava ser tombada. No entanto, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) afirmou que apenas o equipamento publicitário --o relógio-- era protegido pelo patrimônio histórico, e não a logomarca do Itaú. "O relógio continuará funcionando, mas a logomarca será desligada até que a prefeitura decida o que fazer com todo o equipamento", disse Regina Monteiro, presidente da CPPU. A decisão será cumprida após publicação no Diário Oficial. O Itaú mantinha sua marca no relógio desde 1972. Também foram considerados irregulares os luminosos do Bicbanco, na avenida Paulista, do banco Safra, na avenida Faria Lima, e o logotipo da Universidade Mackenzie, na rua da Consolação. A reunião da CPPU foi composta por membros de seis secretarias da prefeitura, além de representantes de instituições como a Associação Comercial, o Instituto de Engenharia e a ONG São Paulo, Minha Cidade. Em todos os pleitos, apenas a Associação Brasileira de Anunciantes votou a favor da manutenção das logomarcas.

Um outdoor instalado no canteiro central da Avenida das Américas (Rio), escondendo a paisagem e contrariando a lei (foto: O Globo)‏

Madri - Espanha

Madri - Espanha

Londres – Inglaterra (Oxford Street)‏

Genebra - Suíça

Berna – Suíça (Wikimedia Commons)‏

Manhattan - EUA (Wikimedia Commons)‏

Nova York - EUA (Wikimedia Commons)‏

Londres - Inglaterra

Londres - Inglaterra

Londres – Inglaterra (Oxford Street)‏

Times Square - Nova York - EUA (Wikimedia Commons)‏

Londres – Inglaterra (Wikimedia Commons)‏

Foto: JC

Foto: JC

Recife - PE

Recife - PE

Recife - PE

Recife - PE

Recife - PE

Lei nº 17.521/2008 Histórico - Agosto de 2007: A PCR inicia a ação de despoluição visual retirando outdoors irregulares instalados no Hospital Ulisses Pernambucano, na Tamarineira, e na avenida Herculano Bandeira, no Pina. Nesta fase foram retirados 460 equipamentos da cidade; - Setembro de 2007: a PCR apresenta a proposta da nova lei à imprensa e inicia o debate com os setores envolvidos; - Dezembro de 2008: a lei é sancionada pelo ex-prefeito João Paulo; - Fevereiro de 2009: a lei 17.52108 entra em vigor no dia 1º, dando um prazo de 180 dias para que as empresas se adequem à legislação.

Principais dispositivos Lei nº 17.521/2008 Principais dispositivos Anúncios Promocionais: • É proibida a instalação de anúncios em espaços públicos (praças, parques, pontes e passarelas, dentre outros); • Haverá, apenas, 700 outdoors e 200 luminosos na cidade; • Apenas em lotes com testada igual ou superior a 36 metros poderá haver conjunto de, no máximo, três engenhos; • A distância mínima entre anúncios ou conjuntos de anúncios será de 100 metros (medidos em relação à face do logradouro).

Principais dispositivos Lei nº 17.521/2008 Principais dispositivos Anúncios Indicativos: • O anúncio terá área igual a 1/3 da testada do imóvel; • Não poderão ultrapassar a altura de 5 metros; • Deverão ser paralelos ao plano da fachada (não poderão ser perpendiculares ou inclinados); • Apenas um anúncio por imóvel será permitido (exceção nos imóveis de esquina, onde poderá haver um em cada fachada).