Empreendedorismo AULA 3 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br
CONTEÚDO - AULA 03 POTENCIAL EMPREENDEDOR CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 84 A 110.
PRODUTO E DEMANDA Passar pelo crivo da aceitação. Casar desenho de produto e serviço com necessidades atuais e futuras potenciais.
ADAPTAÇÃO Ajustar-se às mudanças dos consumidores, dos mercados, das culturas, do envelhecimento da população
MONITORAMENTO Monitoramento deve fazer parte da mente do empresário ou de qualquer gestor eficaz.
O QUE É QUE O CONSUMIDOR COMPRA? UTILIDADE! Uma utilidade: algo que o produto ou o serviço faz para ele!
GERAÇÃO DE RIQUEZA Somente quando um consumidor estiver a fim de pagar por um bem ou um serviço é que converte aquele produto ou serviço num bem em algo que gera riqueza VENDAS AUMENTANDO !
QUAIS SÃO AS PERGUNTAS CHAVE QUE AJUDAM A DEFINIR O NEGÓCIO? Qual é o nosso negócio (aqui e agora)? Quem é o consumidor? Onde está o consumidor? O que o consumidor compra?
VISÃO Estamos atuando para fazer realidade este negócio (há foco, empenho na missão e visão)? Visualize a jogada !
CONSTÂNCIA DE PROPÓSITO Vou conseguir?! Qual deveria ser o nosso negócio (reflexão se é para continuar fazendo o que faço, é a pergunta que estimula a inovação)? Destas respostas define-se a estratégia.
Quais são as áreas para os objetivos chave de uma organização? Marketing Inovação Organização do pessoal Recursos financeiros Recursos materiais Produtividade Responsabilidade social Nível de lucro.
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Professor Paulo Sertek Mestre em Ciências Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 96 E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br
GERAÇÃO DE IDÉIAS Produzir idéias geradoras de soluções! Idéias e soluções que nunca nos ocorreram! Não sei por onde começar? Conhecimento é o principal recurso!
CRIATIVIDADE Os grandes criadores manuseiam sempre mais informações que os demais. Uma realidade aparece cheia de possibilidades só diante dos olhos de quem será capaz de interpretá-la em um grande número de operações. Ter muitos possíveis quer dizer ser muito rico em operações. Marina
CRIATIVIDADE É UM PROCESSO Nunca tente engolir uma montanha! Comece em pequena escala! Concentre-se em um aspecto!
PROCESSO CRIATIVO 1. Pesquisar 2. Absorver 3. Explorar 4. Incubar 5. Descobrir 6. Avaliar
1. PESQUISAR Procurar as pessoas certas Informar-se do assunto Colher os dados
2. ABSORVER Agrupe os itens inter-relacionados Determine o ponto principal Tenha uma idéia unificadora (FOCO)
3. EXPLORAR Como se pode antecipar um futuro que já aconteceu? Drucker. Será que alguma coisa já aconteceu e poderia estabelecer um padrão para o nosso setor, nosso país e nosso mercado ? POPULAÇÃO, HÁBITOS DO POVO
3. EXPLORAR Combinar aspectos de coisas já existentes para gerar algo novo! Predispor as coisas de maneira nova! Fazer o futuro acontecer! Ter uma idéia diferenciada!
INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO WALKMAN: rádio miniatura e fone de ouvido! LÂMINA DE BARBEAR: conceito do descartável !
INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO SERVIÇOS DE ENTREGA À DOMICÍLIO: conceito de levar o produto e o serviço onde está o cliente! PRODUTOS COM SELO “FEITO NA REGIÃO”: conceito crie um emprego !
INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO RESTAURANTE POR QUILO: idéia de qualidade, evitar desperdício, rapidez e baixo preço!
INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO PÓS-VENDA: contato com o cliente depois da compra, ele volta se estiver satisfeito, ele indica outros clientes! GELADEIRA PARA ESQUIMÓS!!?? Conceito: não deixar congelar os alimentos
3. EXPLORAR Maneira diferente de ver as coisas De início não seja crítico com relação as soluções ou alternativas
3. EXPLORAR Olhar pelo ponto de vista de outras pessoas, do fornecedor, do cliente... Uma idéia genial é qualquer idéia que produz grandes resultados
4. INCUBAR Deixar as coisas descansarem um tempo Deixar trabalhar o subconsciente
5. DESCOBRIR Inspiração só chega para quem está preparado para recebê-la!
6. AVALIAR Poucas idéias são completas e perfeitas Elas não surgem inteiras, é preciso adaptá-las à realidade, às necessidades práticas.
Professor: Msc.Paulo Sertek