Empreendedorismo AULA 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
A busca de oportunidades de negócios
CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ].
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
Empreendedorismo Aula 1
Empreendedorismo AULA 5
Empreendedorismo AULA 2
Empreendedorismo AULA 4
Administração de Sistemas de Informação II
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Empreendedorismo nas Empresas
A Construção do Plano de Negócio
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
Aldeia Coworking.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
PLANO DE NEGÓCIOS.
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Segue sugestão de layout padrão para os materiais utilizados em sala de aula Business Plan: para Projeto de Planejamento Estratégico e Projetos Organizacionais.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Prof. Msc. Magali de Macedo
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
O aluno elaborando conceitos
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Estratégia no nível de negócios
A SUA ALTERNATIVA PARA SE TORNAR UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Identificando Oportunidades
A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DO MARKETING
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Pergunta para você pensar Como é que você se vê no futuro, do ponto de vista profissional?
MERCADO DE CONSUMO – LEITURA MACRO DAS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS.
Introdução ao Marketing
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Coelho’s Consultoria.
Técnicas de Empreendedorismo
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
PROCESSO SELETIVO.
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Douglas Pereira da Silva
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Cap. 9 - O Marketing em uma Nova Empresa Grupo: Débora Reis Mayara Sayuri Túllio Novaes.
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
Marketing de Relacionamento
Fórum das Mulheres de Negócios
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Empreendedorismo O empreendedor. “Empreendedor é aquele capaz de visualizar uma realização futura e, através do seu trabalho e recursos, combinado ao.
Transcrição da apresentação:

Empreendedorismo AULA 3 Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br

CONTEÚDO - AULA 03 POTENCIAL EMPREENDEDOR CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 84 A 110.

PRODUTO E DEMANDA Passar pelo crivo da aceitação. Casar desenho de produto e serviço com necessidades atuais e futuras potenciais.

ADAPTAÇÃO Ajustar-se às mudanças dos consumidores, dos mercados, das culturas, do envelhecimento da população

MONITORAMENTO Monitoramento deve fazer parte da mente do empresário ou de qualquer gestor eficaz.

O QUE É QUE O CONSUMIDOR COMPRA? UTILIDADE! Uma utilidade: algo que o produto ou o serviço faz para ele!

GERAÇÃO DE RIQUEZA Somente quando um consumidor estiver a fim de pagar por um bem ou um serviço é que converte aquele produto ou serviço num bem em algo que gera riqueza VENDAS AUMENTANDO !

QUAIS SÃO AS PERGUNTAS CHAVE QUE AJUDAM A DEFINIR O NEGÓCIO? Qual é o nosso negócio (aqui e agora)? Quem é o consumidor? Onde está o consumidor? O que o consumidor compra?

VISÃO Estamos atuando para fazer realidade este negócio (há foco, empenho na missão e visão)? Visualize a jogada !

CONSTÂNCIA DE PROPÓSITO Vou conseguir?! Qual deveria ser o nosso negócio (reflexão se é para continuar fazendo o que faço, é a pergunta que estimula a inovação)? Destas respostas define-se a estratégia.

Quais são as áreas para os objetivos chave de uma organização? Marketing Inovação Organização do pessoal Recursos financeiros Recursos materiais Produtividade Responsabilidade social Nível de lucro.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Professor Paulo Sertek Mestre em Ciências Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 96 E-mail: psertek@fatecinternacional.com.br

GERAÇÃO DE IDÉIAS Produzir idéias geradoras de soluções! Idéias e soluções que nunca nos ocorreram! Não sei por onde começar? Conhecimento é o principal recurso!

CRIATIVIDADE Os grandes criadores manuseiam sempre mais informações que os demais. Uma realidade aparece cheia de possibilidades só diante dos olhos de quem será capaz de interpretá-la em um grande número de operações. Ter muitos possíveis quer dizer ser muito rico em operações. Marina

CRIATIVIDADE É UM PROCESSO Nunca tente engolir uma montanha! Comece em pequena escala! Concentre-se em um aspecto!

PROCESSO CRIATIVO 1. Pesquisar 2. Absorver 3. Explorar 4. Incubar 5. Descobrir 6. Avaliar

1. PESQUISAR Procurar as pessoas certas Informar-se do assunto Colher os dados

2. ABSORVER Agrupe os itens inter-relacionados Determine o ponto principal Tenha uma idéia unificadora (FOCO)

3. EXPLORAR Como se pode antecipar um futuro que já aconteceu? Drucker. Será que alguma coisa já aconteceu e poderia estabelecer um padrão para o nosso setor, nosso país e nosso mercado ? POPULAÇÃO, HÁBITOS DO POVO

3. EXPLORAR Combinar aspectos de coisas já existentes para gerar algo novo! Predispor as coisas de maneira nova! Fazer o futuro acontecer! Ter uma idéia diferenciada!

INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO WALKMAN: rádio miniatura e fone de ouvido! LÂMINA DE BARBEAR: conceito do descartável !

INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO SERVIÇOS DE ENTREGA À DOMICÍLIO: conceito de levar o produto e o serviço onde está o cliente! PRODUTOS COM SELO “FEITO NA REGIÃO”: conceito crie um emprego !

INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO RESTAURANTE POR QUILO: idéia de qualidade, evitar desperdício, rapidez e baixo preço!

INOVAÇÃO - COMBINAÇÃO PÓS-VENDA: contato com o cliente depois da compra, ele volta se estiver satisfeito, ele indica outros clientes! GELADEIRA PARA ESQUIMÓS!!?? Conceito: não deixar congelar os alimentos

3. EXPLORAR Maneira diferente de ver as coisas De início não seja crítico com relação as soluções ou alternativas

3. EXPLORAR Olhar pelo ponto de vista de outras pessoas, do fornecedor, do cliente... Uma idéia genial é qualquer idéia que produz grandes resultados

4. INCUBAR Deixar as coisas descansarem um tempo Deixar trabalhar o subconsciente

5. DESCOBRIR Inspiração só chega para quem está preparado para recebê-la!

6. AVALIAR Poucas idéias são completas e perfeitas Elas não surgem inteiras, é preciso adaptá-las à realidade, às necessidades práticas.

Professor: Msc.Paulo Sertek