ESTÉTICA = Filosofia da Arte
“A procura constante pelo conhecimento” O que é filosofia? SOPHIA = sabedoria + PHILIA = amor, amizade “O amor pelo saber” “A procura constante pelo conhecimento” “Pitágoras (580-496 a.C.) comparava a vida como uma festa, em que alguns vão para competir pelos prêmios, outros comparecem para fazer negócios, mas os melhores vão como observadores. Os primeiros revelam-se como almas escravas, ávidas de fama ou lucro, enquanto os últimos se apresentam como amantes da sabedoria” O Filósofo Pitagórico (1762) Pietro Longhi
Representações da filosofia na arte As cores do vestido representam os quatro elementos: vermelho (fogo) azul (ar) verde (água) marrom-dourado (terra) Dois livros: “Natureza” e “Moral” - Causarum Cognitio: “conheça através das causas” Filosofia (1511) - Rafael Sanzio
Representações da filosofia na arte A Escola de Atenas (1511) - Rafael Sanzio
Representações da filosofia na arte A unificação das antigas doutrinas Aristóteles: a importância da natureza (materialidade) Platão: indica o poder do pensamento e das idéias abstratas A Escola de Atenas (1511) - Rafael Sanzio
As imagens do filósofo “pensador” Em Rembrandt (Filósofo em Meditação – 1632), o pensador é caracterizado como um sábio idoso e recluso, alheio à materialidade. “O Pensador” de Rodin (1881) é um jovem saudável concentrando todas as forças do corpo para dar apoio à cabeça, que “pesa” devido a gravidade de suas indagações.
A (in)utilidade da filosofia e da arte A Filosofia e a Arte não podem gerar conhecimentos ou objetos que favoreçam imediatamente os interesses humanos. * Pensar logicamente * Analisar e resolver problemas * Pesquisar * Persuadir * Auto conhecimento Elas MODIFICAM nosso olhar sobre o real... Desconfiam do mundo tal como o conhecemos, preparando o terreno para a construção de “outros mundos” possíveis... ...criando novos conceitos Vincent van Gogh, "Campo de trigo com corvos" (1890)
O distanciamento da realidade A excessiva fragmentação de um objeto pode interferir na nossa compreensão sobre ele
O distanciamento da realidade
O distanciamento da realidade A observação de outras partes do objeto, garante uma perspectiva mais ampla
O distanciamento da realidade
Palazzo Zuccari – Roma – Federico Zuccari (1590)
A excessiva proximidade com o objeto pode interferir na nossa compreensão sobre ele Todos os Olhos (1973) Reinaldo de Moraes
Dialética: contradição O que é real? Dialética: contradição "Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu." a realidade não é simples nem homogênea, mas marcada por diferenças e contradições objetos opostos funções invertidas As férias de Hegel (1953) René Magritte
O que é real? – Teoria Realista Observação da realidade como um sujeito “de fora” do objeto, registrando-o de forma neutra. O universo ganha ordem e tranquilidade Existência do “certo” e “errado” absolutos O Vale Lachawanna (1855) – George Inness
Desvantagem da Teoria Realista: o dogmatismo Exposição “Arte Degenerada” (1937): obras em desarmonia com os ideais de beleza e comportamento pretendidos pelo nacional-socialismo na Alemanha
O que é real? – Teoria Relativista Um objeto pode existir independentemente das imagens e das palavras Tolerância com o aspecto incomum Não há erro nem acerto, apenas coexistem as diferenças A postura da arte moderna e contemporânea propõe múltiplas possibilidades de ampliar e alterar nossas percepções sobre o mundo A Traição das Imagens (1929) René Magritte
Relatividade (1960) M.C. Escher
Subindo e Descendo (1960) Escher
Cascata (1961) M.C. Escher
Não existe um único critério para solucionar situações de impasse Desvantagem da teoria relativista: a indeterminação Não existe um único critério para solucionar situações de impasse As várias possibilidades (verdades) permitem apenas que se façam escolhas, permanecendo a dúvida A validade das escolhas é passageira, devido à ampliação constante das possibilidades Tudo vale = nada vale ?
Facilidades do mundo das aparências X Angústia da liberdade (verdade)