Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02

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Transcrição da apresentação:

Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02 Aula 05 Profª Karina Oliveira Bezerra

Cultura e necessidades humanas A cultura nasce do trabalho humano para responder aos desafios da natureza, e tem como função evidente satisfazer necessidades humanas. Toda cultura compreende, além dos meios de satisfação de necessidades, ideias a respeito do modo convencionalmente correto de satisfazê-las, isto é: normas. Além de possibilitar a satisfação das necessidades e limitar normativamente essa satisfação, a cultura também cria necessidades. E o homem assimila na socialização.

A cultura nem sempre é inteiramente harmonizada com as condições orgânicas da nossa espécie. A cultura tanto pode estimular quanto inibir alguma necessidade em nossa espécie. Esses fatos nos mostram quanto, não só o comportamento, mas até mesmo nossas necessidades estritamente naturais, sendo moldadas pela cultura, são de uma maleabilidade inconcebível entre animais não humanos. Desse modo, não foi, obviamente, como resultado de alguma transformação biopsíquica na espécie humana que a importância atribuída à sexualidade aumentou de tal modo, a partir dos anos sessenta na cultura do ambiente urbano no Ocidente, que veio a tornar-se uma verdadeira obsessão, em grande medida estimulada pelos meios de comunicação. Tal fenômeno representa, antes, o resultado das transformações culturais no significado da sexualidade, dentro do que se convencionou denominar “Revolução sexual”.

Cultura e corpo: um exemplo O fato de que muitas necessidades humanas criadas pela cultura, sendo, portanto, artificiais, não significa que tais necessidades não sejam tão fortes quanto as necessidades estritamente naturais. Ex: passa fome para ostentar. Um bom exemplo do alto grau de pressão que uma necessidade cultural pode exercer sobre os indivíduos está na necessidade de conformar o corpo aos padrões dominantes de beleza física.

Aculturação O modo de vida de muitos povos resulta da fusão de outros modos de vida, ou seja, de culturas de outros povos que, por alguma circunstância, entraram em contato. O processo de transformação de culturas em contato é denominado aculturação. Mas não pode haver aculturação por meio de contato à distancia, por meio dos meios de comunicação em massa, pois o contato indireto apenas afeta os aspectos superficiais do comportamento e das ideais do ser humano –o modo de vestir, ou o gosto musical, por exemplo – não provocando mudanças profundas na personalidade dos indivíduos, em seu modos de sentir, assim como em sua visão de mundo. A cultura brasileira, como todos nós sabemos, é o resultado da síntese de várias culturas em contato. Nosso processo de síntese, é um exemplo dos mais significativos de aculturação. Quando suas ou mais culturas em contato se fundem através da aculturação, umas das culturas envolvidas nesse processo termina por prevalecer sobre a outra, ou as outras. Isto, contudo, não significa que a cultura do dominador prevaleça em todos os aspectos da vida social. Ex: Império Romano e cultura brasileira.