FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO

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Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO ALGUMAS APROXIMAÇÕES E CONTROVÉRSIAS

DEFINIÇÃO DO TEMA FUNDAMENTOS - Componente básico sem o qual uma estrutura não se sustenta - Pilares que fazem o alicerce - Aquilo que permanece e é indispensável por não ser assessório

É uma disciplina da Filosofia que trata do saber científico EPISTEMOLOGIA É uma disciplina da Filosofia que trata do saber científico É a ciência da(s) ciência(s) Trata do saber verdadeiro (Episteme Episteme) Diferente do mundo das opiniões (doxa) A Epistemlogia define fronteiras entre aquilo que é ciência, fé, filosofia ou senso comum

EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS O ser humano é religioso, busca a transcendência, possui religiosidade (Agostinho, Pascal) O ser humano não consegue se pensar não sendo Essência e existência – Temos um corpo (Ética) Essência não é empírica mas é. Essência e existência sobrevivem no mesmo fenômeno

EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS Todas as culturas humanas apresentam o componente religioso A religiosidade surge do espanto do homem diante da complexidade do real Há mistério na existência (numinoso) – Render-se ao mistério Homo sapiens – Cultura – Tradições Religiosas – Ética – Moral (intercomunicação)

EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS Tradições Religiosas: uma resposta para a religiosidade (transcendência) Cosmogonia, ritos e mitos Fenômeno religioso hoje e os fetiches da modernidade

EPISTEMOLOGIA DO ENSNO RELIGIOSO FUNDAMENTOS POLÍTICOS - É um direito do cidadão e um dever do Estado

EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO FUNDAMENTOS LEGAIS - Legislação vigente

EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO O Fenômeno Religioso na sua totalidade A racionalidade do Fenômeno Religioso (logos) As implicações do Fenômeno Religioso no histórico concreto da vida: O sentido da vida O sentido da morte O questão do mal e o sofrimento Valores e dignidade humana

CONTROVÉRSIAS A URGENTE REGULAMENTAÇÃO NOS SISTEMAS DE ENSINO NO BRASIL (QUEM PAGA A CONTA)

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