O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07.
Advertisements

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
Aprender: A entender a diferença entre os elementos de um verdadeiro reavivamento e de um falso reavivamento, percebendo que o verdadeiro reavivamento.
Muitos acontecimentos ocorrerão em breve Nosso Deus conhece o futuro da humanidade.
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
Jeremias 28,1-17 Nesse mesmo ano, no início do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, disse-me o profeta Ananias,
Livros Proféticos Velho Testamento F.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
O Profeta Zacarias.
SALMOS, Capítulos 99 a 101 Deus, o Rei poderoso
A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente.
Profeta Sofonias.
...
Em busca de uma compreensão
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Ação Social Inclusão Social.
Ministério da Fidelidade.
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
INTRODUÇÃOAOANTIGOTESTAMENTO. F ORMAÇÃO DO CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO Necessidade de definição dos livros inspirados. Ameaça da “literatura” cristã produzida.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Fundamentos da Pregação Bíblica Pentecostal
Hebreus 5 Jesus desafia a maturidade
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
Segunda Parte.
Representantes de Deus em uma missão importante
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.
Um espaço especial Pentateuco Unidade III
Os propósitos de Deus na história de uma nação
DÍZIMO.
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.
12 DIAS DE BENÇÃO PARA UM ANO DE EDIFICAÇÃO
Os propósitos de Deus na história de uma nação
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
A excelência da fé, do louvor, da sabedoria e do amor.
Neemias 1 Como cumprir a vontade de Deus?
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
ESCATOLOGIA Revelações e Juízos para o Fim dos Tempos .
Catequese 2.
A Parábola do semeador Lucas 8:
IBFT – Escatologia Bíblica - 7
As Quatro Grandes Comissões
Longe dos Pal á cios dos Poderosos do Longe dos Palácios dos Poderosos do Imp é rio Romano, e do sistema religioso centralizado no Templo de Jerusalém,
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
IGREJA CRISTÃ MARANATA
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!
A História Transformadora
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
A crise (interna e externa)
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
QUIZ Mais tristeza para o profeta da Lição da Escola Sabatina
Lição da Escola Sabatina 29 de novembro a 5 de dezembro de 2015.
Lição da Escola Sabatina 13 de dezembro a 19 de dezembro de 2015.
01. O que uma leitura demorada e atenciosa do livro de Jeremias revela sobre o caráter de Deus? Qual a impressão que os personagens do Antigo Testamento.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Livros Históricos e Proféticos II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013.
ORIGEM E PROPÓSITO DO DÍZIMO O dízimo, como verdade bíblica: - Já foi alvo de esquecimento - É objeto de distorções hoje quanto a: a) Validade b) Finalidade.
II unidade Livros proféticos “OS LIVROS PROFÉTICOS E O PROFETISMO NA VIDA DE ISRAEL” “O profeta, como homem que tem uma comunicação direta e imediata.
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Lição da Escola Sabatina 04 de Maio a 10 de Maio.
Congregação Rocha da Bênção - ROBEN Escola Bíblica Dominical Lição nº 12 – 19/06/2016 – penúltima.
Transcrição da apresentação:

O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia Prioridades, Esperança e Ética em Tempos de Recomeço Unidade IV

Introdução Para facilitar o estudo desse assunto,a unidade será apresentada em cinco capítulos. Primeiro: “Ageu e a Fala Sobre Prioridades Espirituais”. Segundo: “Zacarias e o Esforço para Trazer Esperança” Terceiro: “Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos” Quarto: “Contextualização da Mensagem Profética” Quinto: “A Mensagem Profética Hoje”

Capítulo 1 – Ageu e a Fala Sobre as Prioridades Espirituais O profeta Ageu foi uma das pessoas que retornou do exílio babilônico e encontrou grandes desafios urbanos e espirituais em Jerusalém. O povo de Judá permaneceu fora de sua terra por setenta longos anos, como o profeta Jeremias havia dito, estando exilado na Babilônia, sem condição alguma de praticar o culto a Yahweh, como prescrito em Levítico.

Capítulo 1 – Ageu e a Fala Sobre as Prioridades Espirituais 1.1 – A importância de se estabelecer prioridades espirituais O grande desafio que os judeus encontraram ao chegar a Jerusalém foi a reconstrução da sua cidade e do templo. Precisavam investir esforços para refazer tudo que fora destruído pelos exércitos de Nabucodonosor: as casas, os muros, os palácios e, também, a casa de Deus. Além das questões materiais, era necessário observar as de ordem religiosa e social, elementos essenciais para a sobrevivência do povo. 1.2 – Fomento para as prioridades espirituais O profeta, para despertá-los profundamente, recorreu aos estragos provocados pela própria natureza, apresentando-os como sinalizadores da responsabilidade espiritual da nação.

Capítulo 2 – Zacarias e o Esforço em Alimentar a Esperança Zacarias, um dos mensageiros do Senhor, teve seu trabalho realizado em meio às atividades de reconstrução de Judá e Jerusalém por volta de 520 a.C. A missão de Zacarias era encorajar o povo de Judá para que reconstruísse o templo e, também, retomasse sua missão espiritual em meio aos povos pagãos.

Capítulo 2 – Zacarias e o Esforço em Alimentar a Esperança 2.1 – Visões proféticas de Zacarias A primeira parte do livro de Zacarias (1-6) constitui-se de uma lista de oito visões que foram apresentadas ao profeta bem no começo de seu trabalho profético. 2.2 – As explicações histórico-escatológicas de Zacarias Em Zacarias 8, o profeta tratou da importância religiosa que Jerusalém estabeleceria para todas as nações em um futuro escatológico (referente ao últimos dias). Israel será o centro religioso para todas as gentes.

Capítulo 3 – Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos O profeta Malaquias, último a profetizar no antigo Testamento, trabalhou procurando despertar os judeus da última metade do quinto século a.C. para valorizar temas práticos ligados ao cotidiano do povo de Deus.

Capítulo 3 – Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos 3.1 – Yahweh censurou a ausência de totalidade Ao cobrar a totalidade, o Todo-Poderoso, por intermédio de seu servo, afirmou que Seu amor não estava sendo correspondido, denunciou que o Seu culto era feito com animais defeituosos, advertiu que os sacerdotes não permanecessem no erro, pois estavam negligentes no exercício de sua missão, e abominou o padrão seguido nas uniões conjugais.

Capítulo 3 – Malaquias e o Resgate dos Valores Éticos 3.2 – Yahweh propôs a promoção da espiritualidade A propor espiritualidade, o Soberano disse que alguns caminhos poderiam ser percorridos para estreitar essa sintonia com Ele. Primeiramente lembrou-os judeus de seu julgamento, instrumento de correção e alinhamento de valores; depois, lhes falou da prática do dízimo como exercício para evitar a avareza e lembrar que as coisas matérias são acessórios e não o resultado final, e, por fim, os alertou sobre o temor e a persistência como valores espirituais, fontes para cultivo e preservação do compromisso.

Capítulo 4 – Contextualização da Mensagem Profética Alguns princípios de vida merecem ser observados pelos cristãos no começo do terceiro milênio da era cristã. Ageu falou sobre prioridades espirituais, Zacarias enfatizou a possibilidade da esperança para o coração dos crentes e Malaquias resgatou valores norteadores da vida e falou sobre ética.

Capítulo 4 – Contextualização da Mensagem Profética 4.1 – Prioridades na perspectiva de Deus Priorizar é a arte de colocar aquilo que é mais importante em primeiro lugar. E visualizar os valores na perspectiva do Eterno e organizá-los a partir de Seus interesses. 4.2 – Esperança,a força para a persistência A esperança é a condição daquele que vive pela fé, daquele que não fita os olhos apenas no presente, mas que olha longe, para o futuro. Esta condição é fundamental à experiência humana.

Capítulo 4 – Contextualização da Mensagem Profética 4.3 – A Ética: pilares de sustentação do caráter Ética são os valores quem norteiam a conduta e a moral de cada pessoa. A moral é a ética em ação. Valores como honestidade, fidelidade, lealdade e verdade são expressões éticas que marcam a conduta de um indivíduo. A falta de ética se evidencia na desonestidade, na infidelidade, na deslealdade, na mentira, nas falcatruas, etc.

Capítulo 5 – A Mensagem Profética Hoje Este capítulo conclusivo tem por finalidade, a partir de um paralelo entre a realidade bíblico profética e a prática profética da atualidade, propor uma avaliação que permita entender a importância e o significado do fenômeno hoje, e que revele as contradições e enganos nesse universo de conhecimento. 5.1 – Avaliação de mensagem profética A Igreja da atualidade valoriza demasiadamente a profecia como uma palavra “ surpresa”, com dicas para a resolução de alguma dificuldade presente. Tal palavra é de natureza particular, evidenciando preocupações com uma pessoa e não com a coletividade do povo de Deus.

Capítulo 5 – A Mensagem Profética Hoje 5.2 – Aceitação da mensagem profética A verbalização da mensagem profética e sua conseqüente avaliação conduzem sempre a um posicionamento: rejeição ou aceitação daquilo que foi dito. Não é sensato tomar qualquer um dos posicionamentos sem que se faça uma avaliação criteriosa, como recomendada no ponto anterior

Capítulo 5 – A Mensagem Profética Hoje 5.3 – Proclamação da mensagem profética A palavra a ser proclamada deve ser fruto de uma postura profética, isto é posicionamento daqueles que questionam as estruturas da injustiça e ficam indignados com os resultados desumanos por elas produzidos.

Conclusão Os profetas falaram a verdade, pregaram a justiça, proclamaram a esperança e honraram o Todo-Poderoso. Tornaram-se modelos para nova geração de pregadores da Palavra em uma nova realidade. Aqueles homens podem trazer inspiração e esperança a todos que acreditam que é possível alcançar transformação por meio da genuína pregação.