GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL 2 0 0 7.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Diversidades do Séc. XXI
Ligue o Som.
A Sem-esperança.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
E até gosta deles, viraram figuras folclóricas na sua vida.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Rivalidade entre Brasileiros e Argentinos
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
O que significa “CARALHO”?
RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?
A M I G A S.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
O Maior Palavrão da Língua Portuguesa.
Ester viana larissa darque
O que significa “CARALHO”
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Ciência x Moral: por que sabemos muito e mesmo assim brigamos tanto?
Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente.
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis,
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
“Um dia...”.
A VIDA É DIFÍCIL PRA TODO MUNDO
Escola Estadual Silva Dourado
“Um dia...” Jesus e o diabo estavam conversando, e Jesus perguntou ao Diabo o que ele estava fazendo com as pessoas aqui na terra...
ACREDITE SE QUISER.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis...
O Maior Palavrão da língua Portuguesa.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Receita para o eu Letícia Thompson.
Programação – Quando é onde...
Planear a mudança Tomar controle.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
SÓ POR HOJE Kenneth Holmes.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
Há um novo tipo de homem na praça. O homem paterno.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Equipe responsável pela produção
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Leitura Estiloja.com.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
OFICINA DE CRIATIVIDADE
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
FOFOCA.
Atividade complementar 05
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Aptidão para o mercado de trabalho
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Os moços que me perdoem, mas hoje é dia de falar das amigas. É isso mesmo, de amiga pra amiga.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL

Introdução Introdutores Repórteres Secretários Socializadores Sintetizadores Bibliotecários

Reflexão “As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, a qualidade de suas vidas melhora com a leitura” Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília p. 36.

Provocações Que coisa absurda era fazer aquilo. Leitura difícil e textos complicados. Lembro-me que, a cada novo livro, existiam duas perguntas básicas. A primeira era: quantas páginas tem o livro? E a segunda: qual o tamanho da letra? Se a letra fosse grande e tivesse poucas páginas, dava pra tentar encarar. Se tivesse muitas páginas ou a letra fosse pequena, nem pensar, a idéia era copiar "diferente" de alguém ou pedir pra quem já leu fazero bendito resumo do livro. Muitos professores com sua boa intenção de "ensinar" acabam cometendo erros gravíssimos quando o assunto é "ensinar a ler". Boa parte, com sua formação intelectual, acham que livros de Machado de Assis, Lima Barreto ou Euclides da Cunha são e devem ser lidos por estudantes do ensino fundamental, como um "estímulo" para a prática da leitura. O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também. Hoje não, mas quando pequeno lembro-me que ODIAVA LER qualquer coisa, principalmente livros chatos que aqueles professores adoravam passar para "fazer resumo".

Questionamentos Qual o objetivo da leitura? Como costumamos trabalhar a leitura na escola? Como devemos trabalhar a leitura na escola? Como despertar o prazer pela leitura?

Estímulos Estímulos éticos e estéticos: Não são permitidos qualquer conteúdo ou trabalho (músicas, danças, textos ou qualquer manifestação artística, etc.) dentro da escola ou em eventos docolégio que façam apologia a pornografia, sensualidade, violência, piadas ou mensagens que estimulem qualquer tipo de preconceito racial, social, estético e/ou sexual, conteúdos contendo ambigüidades de cunho racista ou sexual sejam em qualquer idioma, maledicência (fofocas), etc. Casos omissos serão resolvidos pelo comitê diretor.

Reflexão Características de quem não pensa: – Acredita em tudo que lê; – Acredita em tudo o que falam; – Reproduz tudo o que vê, ouve, etc; – Escolhe e toma decisões em função do que sente, gosta; – Costuma ressaltar as partes engraçadas de um estudo e não o seu conteúdo; – Dá mais importância a aparência do que a essência; – Age emocionalmente, implsivamente.

Reflexão Características não muito presentes mas que podem estar em quem não pensa: – Reproduz as coisas com muita efusividade; – Acha que tudo deve ser divertido; – Repara muito nos outros: estilo, fora de falar, de vestir, etc; – Busca ser admirado.

Mitos “O adolescente nã lê porque tem preguiça” “O brasileiro não lê porque os livros são muito caros” “As crianças não lêem porque não entendem as palavras”

Questionamentos O que é uma má leitura? O que é uma boa leitura