GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL
Introdução Introdutores Repórteres Secretários Socializadores Sintetizadores Bibliotecários
Reflexão “As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, a qualidade de suas vidas melhora com a leitura” Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília p. 36.
Provocações Que coisa absurda era fazer aquilo. Leitura difícil e textos complicados. Lembro-me que, a cada novo livro, existiam duas perguntas básicas. A primeira era: quantas páginas tem o livro? E a segunda: qual o tamanho da letra? Se a letra fosse grande e tivesse poucas páginas, dava pra tentar encarar. Se tivesse muitas páginas ou a letra fosse pequena, nem pensar, a idéia era copiar "diferente" de alguém ou pedir pra quem já leu fazero bendito resumo do livro. Muitos professores com sua boa intenção de "ensinar" acabam cometendo erros gravíssimos quando o assunto é "ensinar a ler". Boa parte, com sua formação intelectual, acham que livros de Machado de Assis, Lima Barreto ou Euclides da Cunha são e devem ser lidos por estudantes do ensino fundamental, como um "estímulo" para a prática da leitura. O mundo gira e dá voltas, nós mudamos e as coisas também. Hoje não, mas quando pequeno lembro-me que ODIAVA LER qualquer coisa, principalmente livros chatos que aqueles professores adoravam passar para "fazer resumo".
Questionamentos Qual o objetivo da leitura? Como costumamos trabalhar a leitura na escola? Como devemos trabalhar a leitura na escola? Como despertar o prazer pela leitura?
Estímulos Estímulos éticos e estéticos: Não são permitidos qualquer conteúdo ou trabalho (músicas, danças, textos ou qualquer manifestação artística, etc.) dentro da escola ou em eventos docolégio que façam apologia a pornografia, sensualidade, violência, piadas ou mensagens que estimulem qualquer tipo de preconceito racial, social, estético e/ou sexual, conteúdos contendo ambigüidades de cunho racista ou sexual sejam em qualquer idioma, maledicência (fofocas), etc. Casos omissos serão resolvidos pelo comitê diretor.
Reflexão Características de quem não pensa: – Acredita em tudo que lê; – Acredita em tudo o que falam; – Reproduz tudo o que vê, ouve, etc; – Escolhe e toma decisões em função do que sente, gosta; – Costuma ressaltar as partes engraçadas de um estudo e não o seu conteúdo; – Dá mais importância a aparência do que a essência; – Age emocionalmente, implsivamente.
Reflexão Características não muito presentes mas que podem estar em quem não pensa: – Reproduz as coisas com muita efusividade; – Acha que tudo deve ser divertido; – Repara muito nos outros: estilo, fora de falar, de vestir, etc; – Busca ser admirado.
Mitos “O adolescente nã lê porque tem preguiça” “O brasileiro não lê porque os livros são muito caros” “As crianças não lêem porque não entendem as palavras”
Questionamentos O que é uma má leitura? O que é uma boa leitura