Focando a habilidade de Pensar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor:Luiz Padilha
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Mobilizando o operatório
Justificativa e objetivos
Padrões de competência em TIC para professores
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Professor Marcelo Rocha Contin
Computers & Education 51 (2008)
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Título, justificativa e objetivos
Tema, Problema, Justificativa. Objetivos e Hipóteses
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Configuração de manutenção
Aula 2- Silvana Pós- Planejamento curricular
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Currículo por Competências e Habilidades.
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Observação da sala de aula
MATEMÁTICA Análise das Questões.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Introdução ao conceito de Multiplicação
Inteligências Múltiplas
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
2013 Prof Felipe Ribeiro. Como preencher o formulário de elaboração de projetos?
Metodologia de Ensino e Extensão
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Competências e Habilidades
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
1 - Introdução à Modelagem Matemática
A Taxonomia de Objetivos Educacionais de Bloom
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP Disciplina: Monograf ia Professora: Msc. Márcia Cristiane da Silva Galindo.
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
A TAXONOMIA DE BLOOM Eliza Redondo Ferreira Marta Maria Salmazo.
FILOSOFIA Prof. Kleber Bez B. Candiotto
Projetando ambientes sociotécnicos para o ensino e a aprendizagem de L2 Apresentação 5 - Stepp-Greany (2003) Raquel Bambirra 17 de agosto de 2011.
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Plano de Aula Recordar é Viver 
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
Fluxograma Juliana Borges
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
As Etapas da Pesquisa - TCC
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Projeto de Pesquisa Candice Cristiane B. S. Novaes
Vera Regina Medeiros Andrade, 2015
CATEGORIAS DE VERBOS DE AÇÃO SEGUNDO BENJAMIN S. BLOOM
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Apresentação TEMAS GERAIS E INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

Focando a habilidade de Pensar Taxonomia de Bloom Focando a habilidade de Pensar

Background Em 1956, Benjamin Bloom, um professor da Universidade de, apresentou seu famoso trabalho: "Taxonomia de Objetivos Educacionais". Bloom identificou seis diferentes graus de complexidade cognitiva que tem sido usados nas últimas quatro décadas para estimular e desenvolver estudantes na habilidade de pensar.

Higher-Level Thinking Skills Avaliação Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

Conhecimento Lembrar ou reconhecer informações declarar definir distinguir entre opinião e fato duplicar etiquetar exibir identificar listar memorizar nomear organizar reconhecer recordar repetir

Compreensão sumarizar parafrasear explicar diferenciar interpretar A habilidade de entender, traduzir, parafrasear, interpretar ou extrapolar materiais (predizer resultados ou efeitos). parafrasear diferenciar demonstrar visualizar remontar  reescrever Dar exemplos sumarizar explicar interpretar descrever comparar converter distinguir estimar

Aplicação aplicar solucionar classificar ilustrar modificar calcular A capacidade de usar a informação e transferir conhecimento de um para outro. (Uso de materal de ensino na nova situação) aplicar classificar modificar Colocar em prática demonstrar computar operar solucionar ilustrar calcular interpretar manipular predizer mostrar

Análise contrastar comparar distinguir categorizar esboçar relacionar Identificar detalhes e ter a habilidade de descobrir e diferenciar o comportamento das partes na situação ou informação contrastar comparar distinguir  categorizar esboçar relacionar Analisar organizar deduzir escolher diagramar discriminar

Síntese discutir planejar comparar criar construir rearranjar compor A habilidade de combinar partes para criar um grande visão do todo. discutir planejar comparar criar construir  rearranjar compor organizar desenhar desenvolver hipótese apoiar escrever reportar combinar propor desenvolver

Avaliação avaliar criticar escolher justificar estimar debater julgar A habilidade de julgar o valor ou uso da informação através de critérios apropriados. (Apoio ao julgamento pela razão). criticar justificar  debater dar suporte a razão concluir questioanr valorizar avaliar escolher estimar julgar defender calcular