Engenharia de Software

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Engenharia de Software Definição: Estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja.
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Engenharia de Software Módulo: 01 – Software e Engenharia de Software Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA - 2010

Software e Engenharia de Software Importância do Software Nas 3 primeiras décadas o desafio era desenvolver um hardware que reduzisse os custos de processamento e armazenamento de dados; Na década de 1980, avanço da eletrônica: maior poder de processamento e baixo custo; Na década de 1990, o software é o mecanismo que possibilita melhor utilização deste hardware.

Software e Engenharia de Software O Papel Evolutivo do Software A quarta era Sistemas desk-top poderosos Tecnologia orientada a objeto Sistemas especialistas Computação Paralela Os primeiros anos Orientação batch Distribuição limitada Software customizado A segunda era Multiusuários Tempo real Banco de dados Produto de software A terceira era Sistemas distribuídos Inteligência embutida Hardware baixo custo Impacto no consumo 1950 1960 1970 1980 1990 2000

Software e Engenharia de Software Instruções (programa de computador) que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejado; Estruturas de dados que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação; Documentos que descrevem a operação e o uso dos programas

Software Características do Software O software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado no sentido clássico. Software não se desgasta, ao contrário do hardware: Curvas de Falhas Para o Hardware

Software Características do Software Curva de Falhas do Software (Idealizada)

Software Características do Software Curva de Falhas Real Para o Software

Software Características do Software A maioria dos softwares é feita sob medida em vez de ser montada a partir de componentes existentes

Software Componentes do Software Reusabilidade Linguagem de máquina Linguagem montadas Linguagem de alto nível Linguagem de quarta geração ou não procedural

Software Aplicações do Software Básico Tempo Real Comercial Científico e de Engenharia Embutido Computador Pessoal Inteligência Artificial

Software: Uma Crise no horizonte Problemas Estimativas de prazos e de custos imprecisos; Produtividade das pessoas não acompanham a demanda; Qualidade é menos que adequada. Pouco tempo dedicado para coleta de dados Insatisfação do cliente depois do sistema concluído. Qualidade do software é suspeita; Dificuldade na manutenção.

Software: Uma Crise no horizonte Causas Gerentes sem conhecimentos específicos Deficiência de comunicação Engenheiros de software pouco treinados Resistência a mudanças

Mitos do Software Mitos Administrativos Já temos um manual Temos ferramentas de desenvolvimento de última geração Podemos compensar o atraso com mais pessoas

Mitos do Software Mitos do Cliente Uma declaração geral é suficiente para começar o programa Requisitos modificam-se porque o software é flexível

Mitos do Software Mitos do Profissional O trabalho estará completo quando acabar de escrever o programa; Não tem como avaliar qualidade antes do término do programa; Única coisa a ser entregue em um projeto bem-sucedido é o programa funcionando.

Paradigmas da Engenharia de Software Engenharia de software: Definição “O estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.” (Fritz Bauer)

Paradigmas da Engenharia de Software O Ciclo de Vida Clássico Engenharia de Sistemas Análise de Requisitos Projeto Codificação Testes Manutenção

Paradigmas da Engenharia de Software Prototipação C Coleta e refinamento dos requisitos Projeto rápido Construção do protótipo Avaliação pelo cliente Refinamento Engenharia Fim Início

Paradigmas da Engenharia de Software O Modelo Espiral Planejamento Análise de riscos Avaliação do cliente Engenharia Coleta inicial dos requisitos e planejamento do projeto Planejamento baseado nos comentários do cliente Análise dos riscos baseada nos requisitos iniciais na reação do cliente Na direção de um Sistema concluído Protótipo de software inicial Protótipo de nível seguinte Sistema construído pela engenharia Decisão de prosseguir/não prosseguir

Paradigmas da Engenharia de Software Técnicas de Quarta Geração Coleta de requisitos Estratégia de “projetos” Implementação usando 4GL Teste

Paradigmas da Engenharia de Software Combinando Paradigmas

Uma Visão Genérica da Engenharia de Software O Quê Análise do Sistema Planejamento do Projeto de Software Análise de Requisitos O Como Projeto de Software Codificação Realização de Testes dos Software Mudanças Correção Adaptação Melhoramento Funcional