Gestão do Conhecimento

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Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina: Gestão do Conhecimento Prof.:Lillian Alvares Tecnologia da Informação sob a perspectiva da Ciência da Informação e da Gestão do Conhecimento

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento O principal papel da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em: Ampliar o alcance do conhecimento corporativo Acelerar a velocidade de transferência do conhecimento.

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento STEWART (1998) sugere que 1991 foi o ano I da era da informação, ao comprovar que: nesse ano os gastos das empresas com bens típicos da era informacional computadores, softwares, equipamentos de telecomunicações e redes – tecnologia de informação suplantavam os gastos com bens típicos da era industrial, máquinas e equipamentos para tecnologia de produção.

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento Constata-se o gasto excessivo das empresas em tecnologia da informação para: Melhor coletar, Processar, Analisar e Distribuir informações.

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento DAVENPORT & PRUSAK (1998), ao validarem esta constatação, evidenciam a regra dos 33,3%: “se mais de um terço do total de recursos de tempo e dinheiro de um projeto for gasto em tecnologia, este se torna um projeto de TI, não um projeto de conhecimento”.

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento A tecnologia por si só não é o bastante. É importante perceber o enfoque dado à utilização da informação e do conhecimento nas organizações para fazer o uso adequado das tecnologias de informação e comunicação. O que acontece é que:

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento Para lidar com acervos crescentes de informação e conhecimento, as empresas passam a apostar exageradamente em tecnologia da informação. Rapidamente, a crença de que investimentos maciços em tecnologia da informação conduziriam às soluções as novas necessidades de gestão, torna-se ceticismo generalizado.

Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento DAVENPORT é categórico ao afirmar que, apesar dos trilhões gastos em tecnologia de informação com objetivos comerciais, a tecnologia parece incapaz, por si só, de fornecer as informações necessárias para a execução e administração de negócios. Acrescenta ainda que a informação e o conhecimento são criações essencialmente humanas e que nunca seremos capazes de administrá-los sem que levemos em conta o papel fundamental desempenhado pelas pessoas.

As Tecnologias da Informação pioneiras na Gestão do Conhecimento

As tecnologias da informação pioneiras no trabalho com o conhecimento A utilização da TI para a gestão do conhecimento tem seus primórdios nos anos 70, quando essa passa de um foco voltado ao processamento de dados para um foco voltado à informação, exemplificado pela criação dos: Sistemas de Suporte à Decisão (DSS, decision support system) Sistemas de Informação Gerencial (MIS, management information system).

As tecnologias da informação pioneiras no trabalho com o conhecimento Nos anos 80, a evolução se direciona para os: Sistemas da Informação Baseados no Conhecimento (KBS – knowledge-based information systems) Cuja face mais visível e conhecida sejam os: Sistemas Especialistas (Expert Systems).

As tecnologias da informação pioneiras no trabalho com o conhecimento Esses sistemas desdobraram-se em inúmeras linhas de atuação, indo desde a utilização de: sistemas baseados em Inteligência Artificial e modelos matemáticos e estatísticos para criar o conhecimento a partir do cruzamento de dados e informações presentes em bases de dados (por exemplo: Data Mining, Data Warehousing) até a Representação do Conhecimento em sistemas especialistas e Redes Neurais que procuram automatizar a tomada de decisões.

As tecnologias da informação pioneiras no trabalho com o conhecimento Dos anos 90 até os dias atuais, a evolução e a disseminação da internet (e intranets) têm concentrado as principais aplicações da TI para a gestão do conhecimento. Esta evolução incorpora os recursos multimídia e hipertexto, facilitando sua interatividade tanto para uso individual quanto em grupo.

Aplicações da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento

Aplicações da tecnologia da informação na gestão do conhecimento A Tecnologia da Informação não resolve todos os problemas do trabalho com o conhecimento explícito, porém seu uso e suas potencialidades contribuem no encaminhamento de significativa parte da solução desses problemas. A Tecnologia da Informação é fundamental para a combinação (agrupamento) dos conhecimentos explícitos, mas não contribui significativamente com o formato tácito do conhecimento.

Aplicações da tecnologia da informação na gestão do conhecimento A TI pode facilitar a externalização (auxilia no registro do conhecimento) e a internalização (agiliza o acesso ao conhecimento explícito). Os recursos de TI facilitam o trabalho em rede, podendo manter os conhecimentos descentralizados junto aos locais em que são mais gerados e utilizados e melhorando o grau de interatividade do usuário com os registros de conhecimentos.

Aplicações da tecnologia da informação na gestão do conhecimento A utilização de TI focalizada na internet/intranets para a GC representa também: A adoção de uma tecnologia base de padrões abertos e universais, o que facilita a integração com outros sistemas internos ou externos à empresa Resultando em uma tendência que é a formação de portais com o objetivo de centralizar o acesso à intranet da empresa e a sites relacionados ou de interesse da empresa na internet.

Perspectivas recentes e síntese do uso da tecnologia da informação para a gestão do conhecimento

Perspectivas recentes e síntese do uso da tecnologia da informação para a gestão do conhecimento A TI que também pode influenciar na GC são os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), empregados pelas grandes empresas desde os anos 90. Os ERPs são plataformas de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. É a chave para a automação de processos empresariais. Ajuda a controlar o dia-a-dia da sua organização, seja no chão-de-fábrica ou na mesa da diretoria.

Perspectivas recentes e síntese do uso da tecnologia da informação para a gestão do conhecimento Passa a ser uma ferramenta com impacto na GC à medida que tem como foco intermediar a ação de pessoas, aproximando quem domina determinados conhecimentos de quem os está necessitando.

Perspectivas recentes e síntese do uso da tecnologia da informação para a gestão do conhecimento As intranets corporativas podem permitir o gerenciamento dos conteúdos de conhecimentos da empresa. Porém, uma importante parte da solução, para que estes sistemas funcionem, passa por se estabelecer: Quais são os processos-chave Quais os principais fluxos de trabalho dentro desses processos

Quatro Facilitadores do trabalho com o formato tácito do conhecimento

Facilitadores do trabalho com o formato tácito do conhecimento 1 Redes de especialistas que ligam pessoas experientes e preparadas para atuar em grupo, interagindo basicamente por meio de ampla troca de conhecimentos tácitos.

Facilitadores do trabalho com o formato tácito do conhecimento 2 Comunidades de prática, que podem envolver pessoas de dentro e de fora da empresa na troca de experiências e na busca de novas abordagens para problemas comuns, continuando a existir conforme seus membros se identifiquem com o propósito do grupo.

Facilitadores do trabalho com o formato tácito do conhecimento 3 A capacidade criativa (e de inovação) existente na empresa ligada à: Presença de talentos individuais e de Motivação fornecida pelo ambiente organizacional, Para a proposição de idéias e soluções originais, além do: Estímulo ao compartilhamento de experiências individuais no ambiente de trabalho.

Facilitadores do trabalho com o formato tácito do conhecimento 4 A capacidade de aprendizagem individual e organizacional: Adotar o conceito de organização de aprendizagem, aquela em que as pessoas envolvidas estão capacitadas ou têm habilidades para: Criar Adquirir Socializar conhecimentos, Modificar comportamentos a partir da reflexão sobre estes conhecimentos.

Facilitadores do trabalho com o formato explícito do conhecimento

Facilitadores do trabalho com o formato explícito do conhecimento 1 A memória organizacional ou corporativa compõe-se de idéias criativas, da análise de falhas e sucessos, das experiências diárias etc.

Facilitadores do trabalho com o formato explícito do conhecimento 2 Lições Aprendidas, significando registrar objetivamente uma determinada vivência, os erros levantados e as soluções adotadas.

Facilitadores do trabalho com o formato explícito do conhecimento 3 Learning history, já que não se trata de uma simples redação de um relatório operacional. Possui ênfase na síntese, a redação impessoal, porém com comentários dos fatos relatados (mostrando diferentes pontos de vista e contextualizando a ocorrência relatada).

Facilitadores do trabalho com o formato explícito do conhecimento 4 Formas de melhor agrupar ou organizar estes conhecimentos, isso é, de maneira ampla, como se dá a combinação desses conhecimentos.

Síntese

Síntese Evolução histórica pela interpretação do trabalho de Wiig, 1993; Rogers, 1998; Carayannis, 1999 A TI tem ampliado seu papel na GC, essencialmente no trabalho com o conhecimento explícito (pois o conhecimento tácito, devido a seu próprio conceito, implica restrições a seu manuseio pela TI), equilibrando-se em duas linhas de atuação:

As tecnologias centradas no indivíduo Úteis para auxiliar na INTERNALIZAÇÃO do conhecimento explícito e com menos sucesso nas tentativas de transmissão de conhecimentos tácitos (socialização).

As tecnologias centradas no indivíduo Sistemas interativos hipertexto e multimídia para a aprendizagem e ferramentas de groupware podem ser mencionados como exemplos destas tecnologias.

As tecnologias centradas no indivíduo O foco principal está em facilitar o compartilhamento de interesses e experiências pessoais, devido a um acesso mais dinâmico ao conhecimento explícito.

As tecnologias centradas na máquina Úteis nas tentativas de EXTERNALIZAÇÃO do conhecimento tácito e no agrupamento dos conhecimentos explícitos.

As tecnologias centradas na máquina Envolve sistemas que buscam: Dinamizar o registro (explícito) de parte do conhecimento (tácito) das pessoas, Facilitando, portanto, a externalização e, depois, Agrupando este registro junto a inúmeros outros conhecimentos explícitos

As tecnologias centradas na máquina Exemplos de tecnologias que podem ser empregadas com esses propósitos: Bases de dados, Sistemas Especialistas, Ferramentas de Suporte à Decisão, Agentes de Busca na Internet, etc.

Avaliação

Período de Avaliação Período de tempo : 1990 a 20067 A cada 2 anos

1990 a 1992 Características da Ciência da Informação Informação Centralizada Formatos Bibliográficos Ponto de Vista da Oferta Thesaurus / Indexação Normalização CDU em língua portuguesa Automação de Bibliotecas CCN

1990 a 1992 Disponibilidade em Tecnologia da Informação Processamento Isolado (PC XT e AT 286) Processamento Centralizado (Mini computadores e Supermicros) Editor de Texto Planilha Eletrônica Banco de Dados Reserva de Mercado (8 anos +/- 84/92)

1993 a 1995 Características da Ciência da Informação Informação Descentralizada Coleta e Disseminação de Informações Regionais / Internacionais prioritárias O termo Informação Científica e Tecnológica ganha força na sua plenitude

1993 a 1995 Disponibilidade em Tecnologia da Informação Processamento Descentralizado Redes de Comunicação (Rede Novell, Lantastic, ...) RENPAC – Transferência de Dados Internet – RNP Conexão pela Fapesp – Único Backbone Gopher, FTP, Email Windows 3.1 e 3.11(rede) PC 386

1996 a 1998 Características da Ciência da Informação Redes de Informação Semi-automatizadas Plenitude da Informação Tecnológica e Industrial Parcerias Informação Científica, Tecnológica, Social Mudança visível no perfil dos profissionais da informação

1996 a 1998 Disponibilidade em Tecnologia da Informação Popularização da Internet e dos Web Sites, com a tecnologia Linux sendo a impulsionadora desse desenvolvimento Sistemas de Informação Transação Online Motores de Busca Aplicação em três Camadas (Dados, Aplicação, Cliente) Popularização das linguagens e bancos orientados a objeto (Oracle, delphi, C++, Java)

1999 a 2001 Características da Ciência da Informação Alimentação Descentralizada Serviços de Informação Online Segurança da Informação Livro Verde da Sociedade da Informação

1999 a 2001 Disponibilidade em Tecnologia da Informação Portais Corporativos Taxonomias e Ontologias Popularização do Uso de Data Warehousing e Data Mining Ensino a Distância Bibliotecas Virtuais Open Archives

2005 a 2007 Aproveitamento das iniciativas passadas Características da Ciência da Informação Aproveitamento das iniciativas passadas Ponto de Vista da Demanda Criação, edição e armazenamento de conteúdo em formatos diversos (html, doc, pdf etc) Uso intensivo de metadados (ou propriedades que descrevem o conteúdo) Controle da qualidade de informação (com fluxo ou trâmite de documentos ou workflow) Classificação, indexação e busca de conteúdo (recuperação da informação com mecanismos de busca) Gestão da interface com os usuários (atenção à usabilidade, arquitetura da informação); Gestão de configuração (gestão de versões)

2005 a 2007 Disponibilidade em Tecnologia da Informação Palm tops e celulares com acesso wireless Provedor de Acesso para Convergência de Mídias Ambientes de colaboração Telecentros de Informação Gravação das ações executadas sobre o conteúdo Governo Eletrônico Nanotecnologia Gestão de usuários e dos seus direitos (autenticação, autorização, auditoria) Bioinformática

Conclusão Onde está a vida que perdemos vivendo? Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento? Onde está o conhecimento que perdemos na informação? T.S. Eliot (The Rock, 1934)