Apresentação do Texto: Aprendizagem de Línguas Mediada pelo Computador (Leffa, V.) Milena Mendes
CALL – Computer-Assister Language Learning Pesquisar o impacto do computador no ensino e aprendizagem de línguas O computador como instrumento de mediação nem mais nem menos importante que o aluno ou professor Computador com características próprias, com grande potencialidade e limitações
Um pouco de História CALL behaviourista CALL integrativa Magister Pedagogue
Metodologia Estudo de Caso Investigação profunda e exaustiva de um participante ou pequeno grupo Diversos instrumentos de coleta: questionários, entrevistas, gravadores de áudio, textos, testes... Pesquisa qualitativa 3 tipos principais: Exploratório testar perguntas norteadoras de projeto, hipóteses, instrumentos e procedimentos Descritivo mostrar ao leitor uma realidade que ele não conhece Explanatório descrever e explicar uma realidade
1ª Etapa – Elaboração do Projeto Visão geral do projeto Procedimentos de campo Questões norteadoras para a coleta de dados Orientações para o relatório final de pesquisa
2ª Etapa – Execução do projeto Coleta de dados Principais fontes: Documentação (cartas, relatórios, diários, etc.) Registros (histórico escolar, lista de nomes, etc.) Entrevistas (abertas, estruturadas, etc.) Observação direta (formal, informal) Observação participante Artefatos culturais (ferramentas, livros didáticos, etc.)
3ª Etapa – Análise dos dados Análise holística interpretar os dados em sua totalidade, fazendo inferências, deduções ou associações com teorias existentes Análise detalhada procurar características ou ações isoladas, categorizadas e codificadas Análise de padrões recorrentes buscar repetição de determinados grupos de traços.