PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

ÁREA DO CONHECIMENTO.
PROJETO MEIO AMBIENTE: NOSSA ESCOLA MAIS VERDE
ATIVIDADE 8 DIVULGANDO A PESQUISA
Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha.
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
Alimentos. Área de Conhecimento: Ciências Área de Conhecimento: Ciências Nível: Ensino Fundamental Nível: Ensino Fundamental Série / Bimestre: 4ªsérie.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
ROSANE PRIGOL DOS SANTOS
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
ÁREA DE CONHECIMENTO MATEMÁTICA.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Área de Conhecimento ARTES.
Desperdiçar ou economizar
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PROJETO CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇAO A TECNOLOGIA
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Estudo de Cunho Etnográfico
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROJETO TEIA DO SABER 2004 Antonia A. O. Candido
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Trabalhando em sala de aula
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Descrevendo a atividade
MEDIDAS DE TEMPO.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Divulgando a Pesquisa.
Instrunção de texto observando As midias e tecnologias
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PITÁGORAS DE SAMOS.
E.M.MINISTRO MARCOS FREIRE GÊNEROS TEXTUAIS Professora: MARCIA SALES ROMERO 1º ANO VESPERTINO.
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.

CONCEITOS: História da civilização; Berço da civilização; Terra entre rios; Homens livres e escravos; Uma religião com muitos deuses; As grandes contribuições da Mesopotâmia; Os povos que formaram a Mesopotâmia e o Egito.

PRÉ-REQUISITOS: Capacidade de evidenciar processos históricos de longa duração; Noções de mudança histórica; OBJETIVOS: Localizar em mapa atual países e rios que se localizam na região da Antiga Mesopotâmia e Egito; Reconhecer na religiosidade, uma das formas de manifestar a importância das civilizações;

Entender a importância da invenção da escrita para o desenvolvimento das atividades comerciais nas civilizações fluviais na antiguidade; Assimilar o conceito de estratificação social, por meio do exemplo dos diversos grupos que formavam as sociedades Mesopotâmica e Egípcia. Interpretar linhas do tempo da Mesopotâmia e do Egito, identificando períodos, durações, simultaneidades e semelhanças; Comparar o modo de vida no Egito e na Mesopotâmia;

TECNOLOGIAS UTILIZADAS: O computador e o vídeo. CONTEXTO: Esta aula deverá ser ministrada na sala de informática, com um computador para cada dois alunos. TEMPO PREVISTO: 4 aulas de 45 minutos.

METODOLOGIA: Leitura de textos; Resolução de exercícios; Aulas expositivas e dialogadas; Trabalhos realizados no computador; Jogos interativos no computador;

AVALIAÇÃO: Desempenho no conteúdo e nas atividades realizadas; DESCRIÇÃO TÉCNICA DO PROJETO:O projeto será realizado em formato de apresentação no Power Point, com inserção de textos escritos, imagens, contendo 8 slides. O projeto será realizado através da interação professor e aluno para um conhecimento mais aprofundado.