ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Advertisements

ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
ÁREA DE CONHECIMENTO MATEMÁTICA.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Área de Conhecimento ARTES.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Essa sequência didática foi baseada
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Projeto Interdisciplinar
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Nível de alfabetização O que dizem os índices da
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Os conceitos de alfabetização
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Projeto: Alfabetização Monitoras: Débora Regina Camasmie de Campos Adriana Magalhães Freire Morgana de Souza.
Plano de ação Profª Maria Nilda Araujo
Alfabetização Níveis da escrita.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
PLANO DE AULA O ALFABETO. 1.
Entendimento de Texto INTRODUÇÃO Aulas 1 a 5.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
Ano 2 Unidade 1.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Título do trabalho; Nome do Acadêmico e Nome do Orientador.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Encontro com professores – Maio /11
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Orientações sobre avaliação
Análise das hipóteses de escrita
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Edição: Site da Educação – SEDUC
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Didática da Alfabetização
TÍTULO : ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E MONITORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ACADÊMICAS: PROFESSOR ORIENTADOR: TURMA: INSTITUIÇÃO:
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo,
Abrir o Apetite Poético
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
English Presentations Cristiane de Brito Cruz. Group 1 – Coinage, Eponyms e Borrowing  Coinage (são palavras feitas a partir de marcas famosas), Eponyms.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO

NÍVEL ENSINO FUNDAMENTAL

1ª SÉRIE 1º BIMESTRE

TÍTULO DO MÓDULO APRENDENDO A LER

CONCEITOS NOÇÃO DE LETRA E FONEMA SÍLABAS E PALAVRAS

PRÉ-REQUISITOS RECONHECER O SOM, A LETRA E A PALAVRA IDENTIFICAR E DIFERENCIAR TODAS AS LETRAS

OBJETIVOS LER, ARTICULAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES A PARTIR DE SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO APROFUNDAR O CONCEITO DE SOM E LETRA UTILIZAR AS VÁRIAS TÉCNICAS PARA LER E ESCREVER

Tecnologias Utilizadas Computador

Esta aula deverá ser ministrada Contexto Esta aula deverá ser ministrada com um computador para cada dois alunos

Tempo Previsto 30 minutos

Metodologia REALIZA A LEITURA ÀS ORIENTAÇÕES EXPLICITADAS PELO PRÓPRIO MÓDULO, POR MEIO DA INTERAÇÃO DE RECURSOS (SONS, IMAGENS, TEXTOS ESCRITOS) INTERAGE COM O SISTEMA NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES E JOGOS CONTEXTUALIZADOS

Professora ORIENTA OS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, INTERVINDO QUANDO NECESSÁRIO

Avaliação . A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA A CRITÉRIO DO PROFESSOR, COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS NAS ATIVIDADES E NAS QUESTÕES LEVANTADAS. . O ALUNO TEM A LIBERDADE DE RETORNAR E REALIZAR AS ATIVIDADES QUANTAS VEZES ACHAR NECESSÁRIO