Tipos de Ações Lançadas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstração de Lucros ou Prejuízos
Advertisements

INTRODUÇÃO AO MERCADO DE AÇÕES Tiago Amorim OfiCINas PET.
Fontes de Recursos e Custos de capital
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
SOCIEDADE LIMITADA: Sociedade de Pessoas; Capital integralizado;
Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
Alternativas e Instrumentos de Abertura de Capital
Participações Societárias
“Investimentos – Parte 2 ”
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 2
DECISÕES DE FINANCIAMENTOS
VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO
Faculdade Comunitária de São José dos Campos Tecnólogos de RH Administração de Cargos e Salários
Os Títulos do Mercado de Capitais
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
VALORES MOBILIÁRIOS SOCIEDADE ANONIMA.
5. Ações Ações: Definições SAs
AVALIAÇÃO DO VALOR DA EMPRESA
Prof. Eduardo Infante Aula introdutória 22/08/2013
8 - Mercado a Vista de Ações
MERCADO PRIMÁRIO DE AÇÕES
Mercado de Capitais Brasileiro
Apostila de Mercado de Capitais Uninove
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.
Custo do Capital Próprio
Bruno Sardinha Carlos Oliveira Victor Braga
Análise Fundamentalista
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Os Títulos do Mercado de Capitais
e as necessidades de investimentos
C USTO DO C APITAL P RÓPRIO A determinação do custo do capital próprio é mais complexa do que no caso da dívida, porque os benefícios futuros e o valor.
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Mercado de Capitais.
Dividendo Obrigatório
Método da Equivalência Patrimonial
Ações Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. Podem ser escriturais.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Aula 2 de Mercado de Capitais
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Prof. José Raimundo Pereira Gomes
TIPOS DE EMPRESAS.
BOLSA DE VALORES.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
MERCADO DE AÇÕES.
Disciplina: Gestão Financeira
Administração Financeira
DIREITO EMPRESARIAL TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
MERCADO DE AÇÕES (continuação).
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos TÍTULOS do MERCADO de CAPITAIS 1.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
OBRIGAÇÕES > Definição 1 As obrigações são títulos de dívida emitidos por sociedades abertas à subscrição pública e que conferem a quem os adquire direitos.
Sociedade Anônima Características
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA AVALIAÇÃO DE AÇÕES FERNANDA LOPES GÉSSICA CUNHA MARCELLA.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Preferências do acionista
AÇÕES Mercado de Capitais
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade IV Títulos do Mercado de Capitais.
Administração Financeira e Orçamentária I
Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Disciplina: O Público e o Privado na Economia Prof.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
PÓS GRADUAÇÃO CURSO: Administração Disciplina: Tópicos de Finanças II Prof. João Batista Amaral.
O que são finanças. O que é Administração Financeira
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
SOCIEDADE ANÔNIMA RESERVAS E DIVIDENDOS PROF. WILIAM CARVALHO.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
Transcrição da apresentação:

Tipos de Ações Lançadas: Ações Ordinárias: Ações que conferem o direito a voto na Assembléia de Acionistas da Companhia. Exemplo: PETR3 – Petrobras ON, Ordinárias Nominativas (Registro no Livro de Transferência das Ações Nominativas). O controle acionário de uma companhia pode ser exercido somente com grande percentual de ações ON (mercados em desenvolimento) ou mesmo com baixo percentual destas (mercados desenvolvidos).

Tipos de Ações Lançadas: Ações Preferenciais: Não asseguram direito a voto nas Assembléias da Companhia. (Se a empresa não pagar dividendos por 3 anos seguidos, essas ações passam a ter direito a voto no conselho. Além disso, o estatuto de cada companhia pode estabelecer se ações PN poderão ter direito a voto). Exemplo: PETR4 – Petrobras PN, Preferenciais Nominativas (Registro no Livro de Transferência das Ações Nominativas). Ações têm preferência na distribuição dos lucros da companhia. Algumas ações distribuem lucros mensalmante. O objetivo do investidor que adquire este tipo de ação é participar dos lucros, não das deciões da empresa.

Direitos dos Acionistas Formas de rendimentos oferecidos aos acionistas: Valorização da Ação Lucros / Direitos dos Acionistas As companhias são obrigadas a distribuírem no mínimo 25% de seus lucros líquidos. No caso de omissão dessa norma no estatuto da empresa, a distribuição deverá ser de 50% do LL da empresa, sendo 10% a mais para os preferencialistas. Dividendos: Distribuição de Lucros auferidos pela empresa. Juros sobre Capital Próprio: Resultados de exercícios anteriores que ficaram retidos na empresa. Podem ser considerados na base de cálculo do percentual de pagamento do LL.

Direitos dos Acionistas Bonificação: Direito que o acionista tem em receber ações, proporcionais aos títulos possuídos. Não existe alteração na estrutura econômica e financeira da empresa, somente uma reestruturação de contas. Direito de Subscrição: É o direito que o acionista tem de adquirir novas ações emitidas por uma companhia. O direito, neste caso, é a preferência de compra em relação a outros investidores. Para que seja bem sucedida, o investidor tem que perceber vantagem em ralação a cotação de momento da ação. Desdobramento / Grupamento de ações: Essas “operações” visam basicamente dar / retirar liquidez do mercado. Os valores das ações mudam, embora seu capital social não sofra qualquer tipo de alteração.