Curso: Auxiliar de Saúde Bucal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adequar as funções mastigatórias Fonética Estética Manter espaço perdido Desenvolver o bem-estar psicoemocional.
Advertisements

Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
CURSO DE ODONTOLOGIA SEMINÁRIO DE CASO CLÍNICO
Seminário “ENSINANDO E APRENDENDO”
Relações Maxilo-mandibulares em Prótese Parcial Removível
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Exame clínico, diagnóstico e
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Curso Técnico em Saúde Bucal
Desde 1999.
A cronologia de erupção dos dentes
Implantes Dentários.
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Paciente Classe III Esquelético (Mordida Cruzada Anterior Esquelética)
Especialidades Odontológicas
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM
Cuidados com os nossos dentes
SISTEMAS ERTTY 1 – Ertty Gap® Sistema de correção da Classe II Dentição mista 2 – Barras Fundidas® Sistemas de ancoragem intra-bucal 3 – Ertty System®
Odontologia do Trabalho
Aparelhos ortodônticos!
Ortodontia.
GENGIVITE.
Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
Curso: Auxiliar em saúde bucal Nome: Regiane Cruz da Silva
GENGIVITE.
Ortodontia Aluna.Martina Eloiza Breyer Fruhling Prof. Nilzo Machado.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Atividade 2 Artina Arruda de Macedo
Nome:Marli Antunes Kieling
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Escola de educação profissional – EAD. Projeto Saúde Bucal.
10 motivos para melhorar a sua saúde bucal.
PRÓTESE TEMPORÁRIA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL FIXA
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Laboratório de Programação
Oclusão em Prótese Dentária
Odontologia.
Fase do Patinho Feio de Broadbent
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL NOME:KELLY CRISTINE ARAÚJO DE LIMA
Disciplina de Informática Aplicada I Professor Nilzo Machado
Apoio ao diagnóstico Prof. Enfº Roger Torres.
Uso de elásticos em Ortodontia
IDENTIFICAÇÃO Paciente: G. B. T. Sexo: Masculino
C E Sabrosa CD, MSD, DScD RESTAURAÇÕES PROVISÓRIAS.
Momento apropriado para o Tratamento Ortodôntico
Tratamento Ortodôntico Preventivo e Interceptativo
Planejamento do Processo de enfermagem
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
Planejamento Interdisciplinar e Preparo de Boca preliminar
Fundada em 1900 “Em constante busca da excelência” 4º Grupo - Oclusão.
ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL
Coragem para se doar num mundo que só pensa em receber
Anatomia Dental Professor: Bruno Aleixo Venturi
Terapia nutricional no cuidado do paciente
ESQUIZOFRENIA Infantil
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
HIGIENE ORAL DO BEBÊ Dra. Andréia Stankiewicz – CROSP F: (18) /
OS REFRIGERANTES SÃO SUPERCARIOGÊNICOS, OU SEJA AJUDAM NO SURGIMENTO DE CÁRIES. ALÉM DISSO, ESTA BEBIDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS QUE CORROEM E DESCASCAM.
Visão de Perfil A análise em perfil é um fator muito importante para determinacao da harmonia da face. A determinação das classes e dada apartir dos ângulos.
Drª Lucivânia de O.Pires
A cronologia de erupção dos dentes permanentes
Transcrição da apresentação:

Curso: Auxiliar de Saúde Bucal Aluna: Adriana Balbinot Profº: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada “ORTODONTIA”

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda: O que é Ortodontia? Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda: o crescimento e desenvolvimento da face das dentições decídua (de leite) e permanente, seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

Em que idade deve ser feita a primeira consulta ao ortodontista? É no começo da troca dos dentes de leite pelos permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

Quais os tipos de correções realizadas? O ortodontista, pode iniciar o tratamento com condutas simples como a manutenção de espaços no caso da perda prematura de dentes, corrigindo até casos mais complexos, como os tratamentos associados ao aumento ou diminuição cirúrgica dos maxilares.

O clínico geral poderá fazer essa avaliação inicial e encaminhar o paciente se necessário? Sim. O clínico geral ou odonto-pediatra estão preparados para detectar alguma alteração e encaminhar ao ortodontista para uma avaliação mais completa.

Que benefícios, além da estética se pode esperar? A função do tratamento é restabelecer a oclusão dentária (correto engrenamento entre os dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação, adequada nutrição e saúde bucal, podendo ser evitados certos problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporo-mandibular.

Quais são os tipos de aparelhos? São unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento 1 – O “FIXO” São compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico (ligas de aço inoxidável ou titânio) Responsável pela movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.  2- O “REMOVÍVEL” É usado após o aparelho fixo p/manter estável a correção ortodôntica.

Componentes da ortodontia: “Bráquete” “Banda”

Quanto tempo dura em média um tratamento ortodôntico? É difícil prever o tempo exato de um tratamento, pois depende de fatores como: respostas biológicas individuais tipo de má oclusão idade colaboração do paciente Um tempo médio é de 30 meses de tratamento ativo, respeitando-se cada situação.  

É necessário extrair dentes permanentes? Em alguns casos, a extração de dentes permanentes se faz necessária, principalmente onde há falta acentuada de espaço para todos os dentes no arco. A decisão de extrair ou não depende da interpretação de dados clínicos radiográficos, cujo conhecimento e planejamento obtido pelo especialista.

Existe a possibilidade dos dentes retornarem à posição original? À posição original não. Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, que podem estar ligadas ao crescimento e alterações funcionais.   Esta tendência é controlada ou minimizada através de um bom planejamento, correta execução da técnica ortodôntica bem como da utilização criteriosa dos aparelhos de contenção, após o período de tratamento ativo.

Todo dentista possui conhecimentos para realizar um tratamento ortodôntico? Durante a formação acadêmica, os conhecimentos fornecidos visam apenas que o dentista possa identificar os problemas de mal oclusão e fazer pequenas intervenções.  Sendo que, os tratamentos mais complexos, que envolvam extensas movimentações dentárias e que possam produzir alterações oclusais e estéticas permanentes devem ser encaminhadas ao especialista.

OBRIGADA! adriana.balbinot@yahoo.com.br