Cargos e salários (C&S)

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Transcrição da apresentação:

Cargos e salários (C&S) Uma das formas de recompensar é a remuneração total. REMUNERAÇÃO TOTAL REMUNERAÇÃO BÁSICA INCENTIVOS SALARIAIS BENEFÍCIOS * Salário mensal ou * Salário por hora * Bônus * Participação nos resultados Seguro de vida Seguro saúde Refeições subsidiadas

Prof. Daciane de Oliveira Benefícios O QUE É? POR QUE SURGIU OS BENEFÍCIOS? Prof. Daciane de Oliveira

“BENEFÍCIOS” Antes: paternalismo Hoje: atrativos para retenção de talentos /responsabilidade social da empresa São certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, como parte integrante da remuneração..

CLASSIFICAÇÃO DOS BENEFÍCIOS Quanto a exigência: • Benefícios legais • Benefícios espontâneos Quanto a natureza: • Benefícios monetários • Benefícios não monetários Quanto aos objetivos: * Benefícios assistenciais • Benefícios recreativos • Benefícios supletivos

CLASSIFICAÇÃO DOS BENEFÍCIOS QUANTO A EXIGÊNCIA: BENEFÍCIOS LEGAIS: Férias, 13º salário, aposentadoria, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade BENEFÍCIOS ESPONTÂNEOS: gratificações, refeições subsidiadas, seguro de vida em grupo, assistência médico-hospitalar, empréstimo ao funcionário, transporte pare casa, aconselhamento etc.

”Tipos de benefícios” 6

Sociais (Amor – Amizade e Aceitação). Ex: Vestuários – Acessórios Teoria de Maslow Todos tem necessidades. Com raras exceções, um ser humano não trará resultados para a organização se não estiver motivado para tanto. Segundo esta teoria as pessoas são dirigidas por necessidades que vão das menos para as mais urgentes, sendo um processo contínuo e cíclico. Auto-Realização (Experiências Enriquecedoras) Hobbies – Viagens – Educação Estima (Prestígio – Status) Carros – Cartões – Clubes Sociais (Amor – Amizade e Aceitação). Ex: Vestuários – Acessórios Segurança (Abrigo – Proteção). Ex: Seguros; Aposentadorias (Vestir – Comer – Asseio).Ex: Remédios - Alimentos AUTO-REALIZAÇÃO ESTIMA SOCIAIS SEGURANÇA FISIOLÓGICAS 7

Tipos de benefícios sociais e necessidades humanas 8

“Benefícios flexíveis” Significa a adequação às diferentes necessidades individuais das pessoas, conforme o tempo. ALTERNATIVAS PARA FLEXIBILIZAR O PLANO DE BENEFÍCIO: 1-Benefício-padrão mais benefícios flexíveis; 2-Benefícios modulares: refere-se a alternativas de planos de saúde e previdência privada; 3-Livre escolha: o valor do benefício é utilizado de acordo à vontade do funcionário. 9

VANTAGENS DOS BENEFÍCIOS 10

Formas mistas de recompensa: Exemplos de Forma de Reconhecimentos por trabalhos, desempenhos ou contribuições: Simbólicas: • Elogios Verbais • Certificados • Jornal da Empresa • Quadros de Avisos • Troféus e Medalhas • Agradecimentos públicos e Cerimônias Que envolvem custo: • Prêmios em dinheiro • Vales de Compras • Objetos de Valor (televisão, relógios e outros eletrodomésticos • Viagens • Jantares especiais • Entradas p/shows e teatros Formas mistas de recompensa: * Concessão de bolsas de estudos • Participação de congressos • Pagamentos de cursos de especializações ou Pós-graduação

“Relação com colaboradores” RELACIONAMENTO ENTRE: ORGANIZAÇÃO E PESSOAS O MUNDO GLOBALIZADO DEMANDA: Habilidade em executar o trabalho Relacionar-se com colegas e superiores Atender ao cliente Focalizar metas e resultados a alcançar Seguir regras da organização PARA ISSO É NECESSÁRIO: a adaptação e integração a organização: cultura, personalidades e estrutura organizacional 12

“Teoria X e teoria Y: a natureza humana 13

“Relação com colaboradores” O gestor supervisiona o funcionário O funcionário requer atenção e acompanhamento POR QUE? O funcionário enfrenta várias contingências: INTERNAS e EXTERNAS: problemas pessoais, familiares, financeiros, de saúde, problemas com drogas, fumo ou álcool. E A EMPRESA REPRESENTADA NA FIGURA DO GESTOR EXIGE: Desempenho das pessoas 14

“Programa de relações com os colaboradores” 1- COMUNICAÇÕES: comunicar a filosofia da empresa e solicitar dos funcionários sugestões e opiniões sobre o trabalho 2 –COOPERAÇÃO: compartilhar o processo decisório com o objetivo de obter cooperação e comprometimento 3- PROTEÇÃO: refere-se a garantia de bem-estar do ponto de vista físico e psicológico. 4- ASSISTÊNCIA: as pessoas devem sentir apoio e suporte da organização em suas necessidades e expectativas. 5- DISCIPLINA E CONFLITO: a empresa deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resolução de possíveis conflitos. 15

“Programa de relações com os colaboradores” 1- COMUNICAÇÕES E COOPERAÇÃO: PROGRAMA DE SUGESTÕES: *Criação de uma comissão de várias áreas * Recompensar o funcionário PROGRAMAS DE RECONHECIMENTO: Cerimônia Pagamento em dinheiro(gratificação) 16

“Programa de relações com os colaboradores” PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA: PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO EMPREGADO(PAE) O Problema é resolvido e o funcionário continua no trabalho. Aconselhamento do PAE O problema é resolvido e o funcionário retorna ao trabalho Tratamento Identificar funcionários problemáticos Tratamento é mal sucedido e o funcionário é desligado Funcionário se recusa a buscar ajuda e é desligado se o problema tem impacto negativo sobre o trabalho Árvore de decisões de um PAE: Chiavenato 17

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO EMPREGADO(PAE) Principais sintomas: 1- Elevado absenteísmo, maior nas 2as e 6as feiras, antes e após feriados; 2- Faltas frequentes; 3- Faltas não justificadas; 4- Atrasos e saídas antecipadas; 5-Má aparência pessoal; 6- Muitos acidentes estranhos no trabalho; 7- Negligências que provocam problemas a outros funcionários; 8- Envolvimentos com a lei, como ,multas no trânsito, embria- guez e outras drogas,etc 18