ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

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ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PROVA – 15/04/2009 CORREÇÃO

Descreva o quadro conceitual de Taylor e Fayol analisando as características de cada um e identificando as diferenças entre eles. Taylor O trabalho é definido e autoridade/responsabilidade é legitimada; Hierarquia e autoridade dos níveis superiores; Seleção baseada em competência; treinamento ou experiência; Ações e decisões são registradas para permitir continuidade e memória; O gerenciamento é diferenciado da propriedade da organização; Gerentes seguem regras/procedimentos que garantem comportamento confiável e previsível. Desenvolve método padronizado para a realização de cada tarefa; Seleciona trabalhadores com habilidades apropriadas para cada tarefa; Treina os trabalhadores em métodos padronizados previamente desenvolvidos; Planeja as tarefas dos trabalhadores de forma a eliminar interrupções; Estipula incentivos para os trabalhadores para aumentar os resultados.

Descreva o quadro conceitual de Taylor e Fayol analisando as características de cada um e identificando as diferenças entre eles. Fayol Atribuições CONTROLAR COMANDAR (LIDERAR) ORGANIZAR PLANEJAR (PREVER) COORDENAR (LIGAR, UNIR) DIVISÃO DO TRABALHO – AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE – UNIDADE DE COMANDO – UNIDADE DE DIREÇÃO – DISCIPLINA PREVALËNCIA DOS INTERESSES GERAIS REMUNERAÇÃO CENTRALIZAÇÃO – HIERARQUIA – ORDEM – EQUIDADE – ESTABILIDADE DOS FUNCIOÁRIOS – INICIATIVA – ESPÍRITO DE CORPO – Obsessão pelo comando Empresa como sistema fechado TAREFA DE ORGANIZAR divisão do trabalho autoridade unidade de comando unidade de direção centralização escala hierárquica ou hierarquia Funções da Empresa Técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade e administrativa

Descreva o quadro conceitual de Taylor e Fayol analisando as características de cada um e identificando as diferenças entre eles. Taylor x Fayol Fayol como Taylor, mecanicista, vê trabalhador como uma peça no processo de produção e submetido a uma supervisão policialesca; Enquanto a ênfase de Taylor estava nas tarefas, Fayol partia da visão macroscópica da organização, focando as funções de gerencimento e a estrutura organizacional; Sua visão, da organização, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um gerente ou diretor; Fayol diferenciava-se de Taylor porque, enquanto Taylor via os processos administrativos da base para o topo, a análise de Fayol era inversa, de cima para baixo.

Quais as principais descobertas da experiência de Hawthorne? O NÍVEL DE PRODUÇÃO sofre influência maior do conjunto de normas sociais e expectativas dos grupos do que da capacidade física individual do trabalhador; COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS – o indivíduo age com o intuito de se ajustar aos padrões do grupo; GRUPOS INFORMAIS – definem as regras de comportamentos,as formas de recompensa e sanções sociais “informalmente”; REDE DE RELAÇÕES HUMANAS – os indivíduos buscam sempre a aprovação do grupo, mais que reconhecimento econômico; COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS é essencial para que gestão possa intervir nos grupos e obter melhores resultados de cada equipe; IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO DO CARGO – A especialização não é a forma mais eficiente de divisão do trabalho, mas o conteúdo e a natureza desse trabalho, que influenciam muito mais a motivação do trabalhador; ENFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS – A ênfase na tarefa é substituída pela ênfase nas pessoas e nas suas relações, nos aspectos psicológicos e sociológicos.

Quais as principais descobertas da experiência de Hawthorne? Passam a ser considerados nos estudos da organização: Os grupos informais; A motivação do empregado; Os estilos de liderança; Princípios norteadores: Foco maior nos grupos do que nos indivíduos; Sentimentos, atitudes e as relações pessoais possuem relação direta com a eficácia organizacional; Homem como ser social, orientado pelas regras e valores estabelecidos informalmente pelos grupos; Os grupos sociais se mantém em constante interação social dentro da empresa;

Quais são as características da burocracia definida por Max Weber e quais são as razões da necessidade/superioridade da organização burocrática? o império de lei. O funcionário público vai ser escolhido pelo mérito, pela competência. Ele não é dono do cargo, como também o soberano não o é. Tudo passa a ser regido e determinado pela lei. Funções definidas e competências estabelecidas por lei Direitos e deveres baseados no princípio da igualdade burocrática Definições de hierarquia e especialização de funções Impessoalidade nas relações Objetivos explícitos e estrutura formalizada Autoridade racional-legal Racionalidade instrumental vantagens da burocracia A razão decisiva para o progresso da organização burocrática foi sempre a superioridade puramente técnica sobre qualquer outra forma de organização. O mecanismo burocrático plenamente desenvolvido compara-se às outras organizações exatamente da mesma forma pela qual a máquina se compara aos modos não-mecânicos de produção.