O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento

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O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento

O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento As rápidas mudanças decorrentes do avanço tecnológico e do processo de globalização reforçam a necessidade de se redefinir um novo perfil profissional adaptado à moderna realidade das organizações. A visão de emprego tem vindo a mudar muito nos últimos anos. Nesse novo contexto do trabalho, os trabalhadores precisam se ajustar para se adaptar e corresponder às exigências do actual mercado de trabalho.

O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento A principal matéria prima do trabalho nas organizações do conhecimento, são as pessoas. Na actual sociedade do conhecimento, as empresas estão a demonstrar um crescente interesse pelo tema conhecimento no ambiente de trabalho. Isso ocorre, por que as mudanças vivenciadas tem exigido dos trabalhadores um padrão de conhecimento mais profundo para exercer suas actividades. Diante desse novo contexto, as organizações precisam suprir as suas necessidades de novas competências, indispensáveis ao desempenho de suas actividades.

O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento Conceito: Profissional que faz a transferência de conhecimento nas organizações. Todo o profissional que combina o seu conhecimento individual e gera nova informação como produto da sua actividade.

O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento Características de um Trabalhador do Conhecimento: Ser uma pessoa saudável, física e mentalmente – qualidade de vida; Possuir senso de cidadania – responsabilidade com a empresa, os colegas de trabalho e a comunidade; Ser curioso – conviver e incentivar a diversidade e aceitar a inovação; Ser persistente – negociar objectivos desafiantes; Ser proactivo – converter informações em benefícios para a empresa.

O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento As vantagens e desvantagens podem ser encontradas em todos os níveis das organizações. Vantagens Criação de base de dados de conhecimento na organização. Vantagem competitiva sustentada para a empresa. Desvantagens Excesso de trabalho na tentativa de aumentar os seus conhecimentos. Conhecimentos inadequados.