Texto dramático e outros textos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Advertisements

Transformada de Laplace
Narrativas completas e outros textos Escola
Narrativas completas e outros textos Amizade
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
SABERES E SABORES DO BRASIL
Sistemas Realimentados O Lugar das Raízes
Sérgio Elias Vieira Cury
PROJETO “GÊNEROS LITERÁRIOS”
Elisabeth Scaramussa Correia
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Língua de escolarização: estudo comparativo
Caracterização do 2º ciclo
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PROGRAMAS DE PORTUGUÊS
Anualização: problemas, critérios e propostas
Conhecimento Explícito da Língua (CEL)
Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio.
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
Biografia A biografia narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Também pode conter alguns aspetos referentes à obra dos biografados.
Caracterização dos Ciclos
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo.
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Avaliação Projeto Testes Intermédios de Português 2013 Aúrea Medeiro, Cláudia Franco e Joana Burguete.
Ponto de partida Capítulo 3
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua.
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Etapas de uma sequência didática
Novo programa Língua Portuguesa
Organização programática
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Tecnologias / Produção de texto
PROVA BRASIL 2015.
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHO COLABORATIVO
GRAMÁTICA Divisão e classificação de orações | Revisão.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Texto dramático e outros textos SEQUÊNCIA 5 Texto dramático e outros textos

Sequência 5 | Texto dramático Destaques nesta sequência: 1. Variedade de tipologias textuais 2. Variedade de temas 3. Variedade de práticas por competência 4. Integralidade dos textos 5. Treino de competências 5.1. Oficina de escrita 5.2. Enfoque na competência do CEL 5.3. Compreensão e expressão oral 5.4. A competência de leitura 6. Ler para apreciar textos variados 7. Avaliar competências

1. Variedade de tipologias textuais SEQUÊNCIA 5 Esta SEQUÊNCIA compõe-se por: 1 texto POÉTICO 1 texto de POESIA POPULAR 2 verbetes de DICIONÁRIO 1 texto PUBLICITÁRIO (folheto) 2 textos dramáticos integrais

SEQUÊNCIA 5 2. Variedade de temas Temas dos textos: 1. A vaidade (“O corvo e a raposa”), pág. 202 2. Definições (“Papagaios” e ” Papagaio”), pág. 214 e 220 3. Teatro amador (“23.ª mostra de teatro amador do concelho de Oeiras”), pág. 214 4. Textos dramáticos integrais (“A raposa e o corvo”, pág. 206 e “História de um papagaio”, pág. 216)

SEQUÊNCIA 5 3. Variedade de práticas 1 Oralidade Leitura Práticas de expressão oral – Atividade em relação com leitura de imagem, pág. 200 Leitura Práticas de compreensão de leitura – Em todos os textos da Sequência

SEQUÊNCIA 5 3. Variedade de práticas 2 Escrita Práticas de expressão escrita (Oficina de escrita, pág. 221) Conhecimento Explícito da Língua Práticas do conhecimento explícito da língua – em relação com outras competências/aprendizagem explícita (ao longo de toda a Sequência)

SEQUÊNCIA 1 4. Integralidade dos textos Textos integrais: Texto dramático “A raposa e o corvo”, de António Torrado, pág. 206 Texto dramático “História de um papagaio”, de António Torrado, pág. 216

SEQUÊNCIA 5 5. Treino de competências 5.1 Atividade completa de OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA (pág. 221) Texto narrativo: Planificação (como fazer) Textualização (escrita pelo aluno e monitorização pelo professor) Revisão (texto aperfeiçoado pelo aluno e que incorpora as intervenções do professor)

SEQUÊNCIA 5 5. Treino de competências 5.2 Conhecimento explícito da língua Complemento oblíquo, pág. 203 Modificador do grupo verbal, pág. 210 Orações subordinadas adjetivas relativas, pág. 212 Vocativo, pág. 219

SEQUÊNCIA 5 5. Treino de competências 5.3 Atividades de compreensão e expressão oral Expressão oral: Exposição oral. Integrada com leitura de imagem, pág. 200

SEQUÊNCIA 5 5. Treino de competências 5.4 Atividades de compreensão de leitura Práticas de leitura em permanente interação com o texto Relação das práticas de leitura com as restantes competências

SEQUÊNCIA 5 6. Ler para apreciar textos variados Atividades de leitura integradas no PLANO NACIONAL DE LEITURA Continuar as atividades do Clube de Leitura criado no início do ano. Visionamento do clip com entrevista a Alice Vieira, pág. 222 Atividade de apresentação, no fórum de leitores, de experiências de leitura, a partir da leitura da entrevista a Alice Vieira, pág. 223

SEQUÊNCIA 5 7. Avaliar competências 1. Teste de avaliação de conhecimentos, pág. 224 2. Lista de verificação de desempenho, pág. 227