Maio 2013. Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
Advertisements

Compras Governamentais
MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
FORUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
20º Congresso CACB Gramado, RS Junho 2010.
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Senarc: atribuições institucionais
PLANO DE GESTÃO.
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
INSTRUMENTOS LEGAIS DA POLÍTICA DE COMPRAS Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor,
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Compras Públicas com Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
CAPACITAÇÃO DO GESTOR SETORIAL SIAD
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
SEBRAE O RDC e a participação dos Pequenos Negócios
Integração Competitiva de Micro e Pequenas Empresas
COMPRAS GOVERNAMENTAIS – Modelos e Oportunidades para Serviços
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
Política Nacional de Empreendedorismo:
Ministério de Minas e Energia
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
Compras Governamentais
Políticas Públicas de Apoio às Micro e Pequenas Empresas CONSESAD - Araraquara – 17/07/2009.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Ênfase na Experiência do MEI
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão de Recursos Públicos na Contratação de Bens e Serviços e a Relação com o Mercado MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Ministro.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Disseminação de Políticas Estruturantes de Desenvolvimento   Desenvolvimento Municipal Sustentável e Fomento aos Pequenos Negócios PROSPERAR.
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Compras Governamentais
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 06 de abril de 2011 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
6a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 17 de agosto de 2010.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
44ª Assembleia Nacional da Assemae
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
GRANDES COMPRADORES E PEQUENOS FORNECEDORES: COMPRAS GOVERNAMENTAIS
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Micro e Pequenas Empresas
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
FOMENTA NACIONAL RESULTADOS. INFORMAÇÕES GERAIS Local: EXPOUNIMED - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, Campo Comprido - Curitiba - PR Datas:
20ª. Plenária do Fórum Permanente Compras Governamentais 07 de dezembro de 2011.
A Feira Objetivo: Objetivo: Fomentar a competitividade e sustentabilidade de negócios existentes e a abertura de novos negócios. Público-alvo: Público-alvo:
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
FÓRUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DO PARANÁ 12ª REUNIÃO PLENÁRIA 06/04/2015 Lei Complementar Nº 163 de 29 de outubro.
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
Centro Empresarial Inaugurado em 12/12/2013. * Agente destaque pelo contrato Itacir Camilo Rovaris Encontro Estadual dos Agentes de Crédito da.
Apresentação Padrão SEBRAE.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
Transcrição da apresentação:

maio 2013

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas nas compras governamentais realizadas por meio de licitações públicas.

Histórico do COMPRA MAIS Assinatura do Decreto 42063/2009 que estabelece o tratamento favorecido e diferenciado para as MPE nas contratações públicas no âmbito Estadual. FOMENTA NACIONAL - 06/10/2009

 Programa estruturado entre parceiros, Governo do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Seplag, Sebrae/NA e Sebrae/RJ. Lançamento Estadual do Programa Compra Mais – Ago/2011

Objetivos do Programa COMPRA MAIS : 1 – Aumentar a participação d as micro e pequenas empresas nas compras públicas ; 2 - Preparar e orientar as pequenas empresas fluminenses a participarem de licitações; 3 – Permitir que os recursos oriundos das compras do governo do estado e dos municípios gerem renda.

Gestores públicos do Estado do Rio de Janeiro e de seus municípios, e colaboradores ligados ao tema “compras governamentais” Empresários de microempresa e empresas de pequeno porte que já forneçam para o Estado do Rio de Janeiro e seus municípios, ou que sejam potenciais fornecedores de seus municípios. Público Alvo:

Realização da Pesquisa Pesquisa prévia junto às Prefeituras para conhecer a realidade e orientar as etapas seguintes.

Lançamento de 8 Seminários Regionais Apresentação do Programa Regiões já atendidas pelo Programa Regiões que serão atendidas pelo Programa em 2013

Ações: Oficinas na Regionais Capacitação para Gestores Públicos e MPE.

Rodada de Negócios; Simulações de pregão eletrônico; Cadastramento no SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Aquisição; Cadastramento no Sistema de Compras BB; Exposição dos Produtos Demandados; Palestras Técnicas. Realização de oito edições regionais do FOMENTA Ações:

Encerramento do Programa Estadual de Compras Governamentais com a Realização do Fomenta Cidade do Rio de Janeiro Experiências exitosas no campo das compras públicas, sobretudo no que se refere às compras sustentáveis; Fomenta Estadual Missão Técnica Internacional

Dados da Pesquisa de Intenções do Sinduscon Fonte: Central de Relacionamentos do Sebrae/RJ Compras governamentais

Compras Governamentais de MPE no Âmbito Federal Fonte: SLTI – Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; A participação dos pequenos negócios nas contratações do Governo Federal subiu de 28%, em 2010, para 29,5%,em 2011; 15 bilhões/ano são contratados dos pequenos negócios, o que comprova a eficácia da política pública adotada; Serviços gerais de construção foram os mais contratados e representaram um gasto de R$ 422,6 milhões;

Proposta 1 Palestra para Empresários: Objetivo Compreender como a Lei Complementar 123/06 garante o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às MPE em licitação pública; Data: 27 de junho

Proposta 2 Oficinas para Empresários: Objetivos Compreender a importância das inovações nos processos de licitação pública como instrumento para o desenvolvimento local; Operar procedimentos imprescindíveis para participar sem risco de uma licitação pública; Compreender o fornecimento para a Administração Pública como uma nova oportunidade de negócio;

Capacitações Oficinas para Empresários: Público Alvo Fornecedores, empresários de micro e pequenos negócios, empreendedores individuais, representantes comerciais, contadores, representantes de classe, cooperados e pessoas que possuem interesse em fornecer para a administração pública; Carga Horária 15 horas – 4 encontros de 3,5 horas cada; Inscrições Gratuitas Mínimo de 15 participantes e máximo de 30 por turma; Previsão: a partir de agosto de 2013;

Ana Paula Lima Área de Políticas Públicas