P OLIARQUIA EM R OBERT D AHL Disciplina TEORIA POLÍTICA II para o Curso de Relações Internacionais e TEORIA POLÍTICA III para o Curso de Ciências Sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Começar pelas histórias? Porquê?. Viagem ao mundo das histórias... Viagem ao interior de nós mesmos: anseios, medos, sonhos... Formação do carácter e.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
CULTURA POLÍTICA Nome: Cristiane Prates. Professor: Dejalma Cremarese.
DEMOCRACIA.
Dicionário de Política: Bobbio, N
Teoria das Elites - Gaetano Mosca - Vilfredo Pareto - Robert Michels
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul POLIARQUIA: YOLANDA CASADO Professor: Dr. Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt.
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
UNA – CENTRO UNIVERSITÁRIO
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
SOBRE A DEMOCRACIA de ROBERT DAHL
O Marxismo de Adam przeworski
Simone Braz Ferreira Gontijo
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DORIO GRANDE DO SUL
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
Perfil do Profissional
CIÊNCIA POLÍTICA/TEORIA
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
Joseph A. Schumpeter ( ): uma teoria competitiva da democracia
O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARTICIPAÇÃO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 25/03/2008.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PRÉ-ALAS NA SAÚDE Mesa Redonda: Democratização, Mediação e Sociabilidades na Saúde no Contexto Latino- Americano Democracia, desenvolvimento e mediação.
Controle social e monitoramento das políticas públicas Um conjunto de práticas que visa ao acompanhamento e ao controle sistemático de uma determinada.
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense DEMOCRACIA 2ª parte.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
CÉTICOS E ESPERANÇOSOS: PERSPECTIVAS DA LITERATURA SOBRE PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA Soraya Vargas Côrtes UFRGS PPG em Sociologia.
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Estado, Democracia, Cidadania: instituições políticas no Brasil
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
História do Brasil republicano
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
A origem do conceito Política:
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Trabalho ministrado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Sociedade,
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

P OLIARQUIA EM R OBERT D AHL Disciplina TEORIA POLÍTICA II para o Curso de Relações Internacionais e TEORIA POLÍTICA III para o Curso de Ciências Sociais – UFSC Prof. Juliana Grigoli

Robert Dahl Nasceu em É professor emérito da Universidade de Yale, EUA. Um dos mais destacados cientistas políticos em atividade. Estudos sobre as condições e os processos da política democrática. Nos anos 60, polemizou com Wright Mills. AULA 5

Mills Defendia a concepção - que os governos estadunidenses eram controlados por uma elite unitária e demograficamente restrita. Dahl Respondeu afirmando a existência de muitas elites diferentes. Capaz de operacionalizar conflitos e acordos entre si. Qual é o conceito de democracia defendido por Dahl? Como entende o significado de bem comum e soberania popular? AULA 5

Democracia é um sistema político de responsividade do governo às preferências dos cidadãos. Desenvolveu o conceito de poliarquia: ordenamento institucional que prevê a formação de governos por meio das eleições realizadas em contextos competitivos e inclusivos. Qualidade da democracia Dar condições de desenvolver e implantar espaços públicos de contestação. Desenvolver mecanismos de comunicação entre os cidadãos e entre os cidadãos e o governo. Idéia de Dahl é reconciliar as elites com a democracia.

Define 2 eixos fixos para avaliar os níveis de democratização da política: 1- competição pública. 2- existência de espaços públicos de contestação. Qual é a forma de mensurar tanto o eixo 1 quanto o eixo 2? Estabelecimento de indicadores sociais.... Que permite o cruzamento de dados e a mensuração dos níveis de democracia num pais. AULA 5