Michel Foucault (1926-1984).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Advertisements

UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia do Direito Rodrigo Prestes Prof: Dejalma Cremonese
Análise Automática do Discurso
Formadora: Andréia Sol
cenários e perspectivas.
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
ESTRUTURALISMO De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as inter-relações (as "estruturas") através das quais o significado é produzido dentro.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
FORMAÇÃO SINDICAL Ética, Moral e Valores Módulo 6
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
Prof. Everton da Silva Correa
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Projeto político-pedagógico
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Poder e sociedade: Foucault (1926 – 1984)
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Existencialismo – Parte II
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Trabalho de conclusão de curso
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A Sociedade humana: generalidades
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Profª. Taís Linassi Ruwer
MICHEL FOUCAULT A microfísica do poder.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
As muitas faces do poder
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Teoria do conhecimento
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
ÉTICA.
periodização da vida como construção social
MICHEL FOUCAULT.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
cenários e perspectivas.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
Michel Foucault Marcos Nalli (UEL – PR). Poitiers (15/10/1926) Paris (25/06/1984)
FSL0648 – SOCIOLOGIA POLÍTICA
Transcrição da apresentação:

Michel Foucault (1926-1984)

Curso livre de humanidades Nosso programa: 24/02 - Foucault: uma ontologia do presente, uma arqueologia do saber, uma genealogia do poder. 03/03 - Loucura e nascimento da clínica 10/03 - Vigiar e punir: uma genealogia do poder 17/03 - A ordem do discurso 24/03 - Sexualidade 31/03 - As palavras e as coisas: os saberes constituídos.

Michel Foucault (1926-1984) Uma ontologia do presente, uma arqueologia do saber, uma genealogia do poder

Discursos/práticas discursivas HABITAT HUMANO E SUAS RELAÇÕES Saberes constituídos/episteme

ETHOS MODERNO Discurso SABER Poder

Devemos ainda nos admirar que a prisão se pareça com as fábricas, com as escolas, com os quartéis, com os hospitais, e todos se pareçam com as prisões? Vigiar e punir

Uma genealogia do poder Análise das formas de poder Princípios metodológicos para abordar o poder Serve à escrita da história Estudo de práticas não discursivas/discursivas em termos de estratégias e táticas de poder Situa o saber no âmbito da luta Estuda a formação, ao mesmo tempo, dispersa, descontínua e regular dos discursos É uma perspectiva de análise Apreende práticas discursivas em seu poder de afirmação

Faz emergir o poder como criador de domínio de objetos, a partir do qual se poderá dizer que uma proposição é falsa ou verdadeira (o campo do poder é um campo semântico de validação da verdade) Faz emergir discursos acobertados, sua investigação genealógica traça o caminho de uma recuperação de eventos singulares e adormecidos (marginalizados pela crítica), nos quais seja possível ver, por meio da série de acontecimentos, a emersão discursiva.

O que se busca? Discursos com o mesmo “miolo” Práticas discursivas análogas Estruturas materiais Conhecimentos eruditos e memórias locais Hábitos Análises históricas de funcionamento

ethos moderno: enclausamento

Uma arqueologia do saber Uma prática da história Uma forma de investigação da história que busca o que há de mais profundo numa cultura Busca pelos códigos fundamentais de uma cultura, pela episteme, pelas teorias filosóficas e científicas que indicam uma ordem sólida de constituição das coisas. Descreve os discursos dos saberes sedimentados

Saberes constituídos em cada época que criam acontecimentos Saber médico Saber jurídico Saber escolar Saber comum Saber filosófico

Uma ontologia do presente Diagnóstico de um ethos Análise da constituição histórica de nossa subjetividade O que está acontecendo agora? Preocupação com o presente em que se encontra inserido, percorre os saberes em busca de uma crítica que subverta os esquemas de saberes e práticas que nos constituem e subjugam.

O projeto de Foucault cria dimensões ontológicas do si: constituição de si Ontologia de nós mesmos em nossas relações com a verdade (sujeitos do conhecimento) Ontologia histórica de nós mesmos em nossas relações com um campo de poder (o modo como nós sujeitos atuamos sobre os outros) Ontologia histórica de nós mesmos em relação à moral (o modo como nos constituímos como sujeitos éticos que atua sobre si mesmo).

O que somos? Corpos dóceis e úteis

Indicação de leitura para a próxima aula: A história da loucura (cap.1) http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/