A Matemática da cesta básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
ATIVIDADE AULA PRESENCIAL DIA 14/08
E.E.M. Dep. Nagib Zattar Jd.Paraíso
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Projeto língua portuguesa
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ENCCEJA MATEMÁTICA.
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
Aulas Práticas no ensino de Ciências
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
PROFISSÕES PÚBLICO ALVO: 8ª SÉRIE A INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO
Transgênicos - OGM Este símbolo aí, é do Alimento Geneticamente Modificado (Ou Alimento “Frankstein”).  Trata-se de um alimento criado artificialmente.
2 EMEF Ana Mota BragaJ.Hounsell 3 EMEF Ana Mota BragaJ.Hounsell.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
Receita de salada de frutas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Fabiana Dutriz Sehn - Lajeado Público - alvo: Alunos do 8ºano
Os presidentes do meu Brasil
WEBQUEST PLANETA TERRA
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO TAREFA PROCESSOS RECURSOS AVALIAÇÃO
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO SITES PARA PESQUISA AVALIAÇÃO.
SING SING SING SING.
A Matemática da cesta básica
PROJETO TEIA DO SABER 2004 Antonia A. O. Candido
Matemática Prof.: Ten Ademir.
O solo e as rochas.
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
WEBQUEST EMEF VITUS LAJEADO.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Biomas brasileiros 4º ano
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Alimentação Saudável Corpo São
Sentido de Numeramento
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
Como elaborar um plano de aula
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Física Metodologia de Ensino.
PITÁGORAS DE SAMOS.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MAPA DE HABILIDADES.
COMO FAZER UM SLIDE
Transcrição da apresentação:

A Matemática da cesta básica Professora Marlene Heinle Griesang Público-alvo: alunos do 8º ano Ensino Fundamental Escola: EMEF Vida Nova

REFLITA: “A Matemática, quando a compreendemos bem, possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza.” (Bertrand Russel)

INTRODUÇÃO Vídeo do youtube: Cesta Básica Rede TVT http://www.youtube.com/watch?v=4jAHeMfxzu4 E aí que tal sabermos mais sobre este assunto?

TAREFA Vamos darmos uma de economistas? Para falar de Economia nada melhor do que nos aprofundarmos nos assuntos que envolvam finanças (dinheiro). Não acham? A ideia é obtermos mais informações sobre a cesta básica brasileira. Quem topa?

TAREFA Realizar uma pesquisa sobre a cesta básica brasileira respondendo os seguintes questionamentos: O que é uma cesta básica? Que alimentos fazem parte da cesta básica? O que é o salário mínimo? Que relação tem o valor da cesta básica com o valor do salário mínimo? Listar o valor da cesta básica em alguns estados do Brasil.

PROCESSO ETAPA 1 Divisão da turma em grupos de três pessoas; Pesquisa no Laboratório de Informática sobre a cesta básica (o que é, alimentos que fazem parte , preço médio , relação com o valor do salário mínimo, ) Apresentação da pesquisa em Power Point;

PROCESSO Etapa 2 Cada grupo escolherá um comércio do bairro ou proximidades para realizar a pesquisa de preço (coleta de dados)dos itens que fazem parte da cesta básica;

PROCESSO Etapa 3 Calcular o valor (preço) total da cesta básica em cada local pesquisado; Comparar os totais e ver variações e diferenças nos preços; Calcular o preço médio da cesta básica com base nos totais pesquisados; Qual a diferença entre o preço médio da cesta básica pesquisada e o valor da cesta básica de nosso estado?

PROCESSO Etapa 4 Usando o Laboratório de Informática criar gráficos no Excel com os dados da pesquisa;

RECURSOS Sugestão de sites que poderão ajudar na pesquisa http://www.ensp.fiocruz.br/radis/revista- radis/08/reportagens/cesta-basica-e-salario-minimo http://portaldefinancas.com/arq_cestas/metodologia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Cesta_b%C3%A1sica http://economia.uol.com.br/ultimas- noticias/infomoney/2012/05/07/dieese-em-abril-preco-da- cesta-basica-avanca-em-15-capitais.jhtm http://g1.globo.com/economia/seu- dinheiro/noticia/2012/05/preco-da-cesta-basica-sobe-em- 15-de-17-capitais-em-abril-diz-dieese.html

AVALIAÇÃO Objetivo plenamente alcançado Objetivo alcançado em parte Objetivo não alcançado Pesquisa e apresentação Soube analisar bem as fontes pesquisadas e elaborou e apresentou com criatividade seu slide. Analisou em parte as fontes indicadas apenas copiando as informações no slide. Somente leu o escrito, não acrescentando oralmente nada ao mesmo Não conseguiu realizar a pesquisa na internet e os slides no Power Point; Coleta de dados Realizou a coleta de dados e soube falar sobre a mesma Não pesquisou todos os itens da cesta básica Não realizou a pesquisa de campo

Objetivo plenamente alcançado Objetivo alcançado em parte Objetivo não alcançado Construção de gráficos Construiu diferentes tipos de gráficos e selecionou o que era mais adequado para apresentar as informações Construiu algum tipo de gráfico, porém nem sempre foi o melhor para apresentar as informações Não conseguiu fazer a construção dos gráficos Resolução de cálculos e questionamentos Conseguiu resolver as situações propostas e soube argumentar sua resposta Conseguiu resolver alguma das situações e soube em parte refletir sobre os questionamentos Não conseguiu resolver as situações propostas Trabalho em grupo O grupo trabalhou em equipe com a participação e o envolvimento de todos. Colaboração e trabalho de um ou dois dos integrantes do grupo Um dos elementos do grupo realizou o trabalho todo