Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.

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Transcrição da apresentação:

Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: Aquisição de uma tecnologia – o sistema de escrita e as técnicas para seu uso Desenvolvimento de competências para o uso dessa tecnologia em práticas sociais Aquisição de uma tecnologia – o sistema de escrita e as técnicas para seu uso ALFABETIZAÇÃO Desenvolvimento de competências para o uso dessa tecnologia em práticas sociais LETRAMENTO

A criança LETRA-SE (desenvolve habilidades de uso da língua escrita nas práticas sociais): no contexto do processo de aquisição do sistema de escrita; por meio do processo de aquisição do sistema de escrita: em dependência da ALFABETIZAÇÃO. A criança ALFABETIZA-SE (apropria-se do sistema de escrita): em contexto de interação com material escrito real; por meio de interação com material escrito real: em situações de LETRAMENTO.

USOS E FUNÇÕES DA ESCRITA NA SOCIEDADE Interação social, quando o interlocutor está ausente (cartas, bilhetes, s, cartões de boas festas, etc.) Registro de informações: documentos, certidões, formulários, recibos, contratos, etc.) Usos instrumentais: cheques, contas, manuais de instrução, anúncios, etc.) Veículo de notícias: jornais, revistas. Apoio à memória: agendas, calendários, catálogo de endereços, listas de compras, etc. Fruição: a literatura em prosa e em verso.

DESAFIO DA ESCOLA: ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Trazer a escrita em toda a sua dimensão social para a sala de aula, o que implica numa seleção de textos a serem lidos e produzidos durante o ano; Potencializar práticas de letramento para além da sala de aula, como por exemplo inserir a biblioteca no cotidiano da prática pedagógica; Criar espaços para que as crianças possam efetivamente falarem de suas experiências de leitura e de escrita e fazer o registro das mesmas; Criar situações de uso da escrita, de produção de textos para interlocutores definidos e diversificados, considerando os objetivos de cada tipo de texto. É importante que o trabalho em sala de aula se organize em torno do uso e que privilegie a reflexão dos alunos sobre diferentes possibilidades de emprego da língua. Ler e escrever para as crianças diariamente;

DESAFIO DA ESCOLA: ALFABETIZAR NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Dois grandes desafios: Construir um planejamento coletivo de Letramento e Alfabetização para os três ciclos do ensino fundamental. Construir uma prática dialógica em sala de aula

LER / ESCREVER construção de sentido compreensão/expressão (re)conhecimento de palavras relações fonemas-grafemas consciência fonológica e fonêmica

ENSINAR A LER E ESCREVER: ALFABETIZAR letrando. LETRAR alfabetizando.