EDITORIAL Os bons jornais e revistas do país geralmente buscam a imparcialidade, isto é, evitam misturar notícia com opinião. Para opinarem sobre os fatos que noticiam, dispõem de uma seção própria chamada editorial. O editorial, por apresentar uma clara intenção persuasiva, pertence ao grupo dos gêneros argumentativos.
Características expressa a opinião de um jornal ou revista a respeito de um assunto da atualidade, quase sempre polêmico; tem a intenção de esclarecer ou alertar os leitores, alterar seu ponto de vista a respeito de algum assunto ou mobilizá-los para uma causa de interesse coletivo; estrutura convencionalmente organizada em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Características desenvolvimento estruturado a partir de exemplificações, comparações, depoimentos, pesquisas e dados estatísticos, citações, retrospectivas históricas, etc.; linguagem clara, objetiva e impessoal; predomínio do padrão culto formal da língua; verbos geralmente no presente do indicativo.