Metodologia da Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Plano de Trabalho Docente
Metodologia Científica
Gestão do Conhecimento em Organizações
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Teoria da Contingência
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Autor/Instituição: ... Apresentador: Data:
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Uma visão teórico-reflexiva da teoria da contabilidade
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
Profa. Dra. Renata Medici
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Pesquisa: Conceitos e Definições
Pesquisa em Comunicação
Fundamentação histórica do Estudo de usuários
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
O texto argumentativo.
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Pesquisa Científica – Partes constituintes
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Perguntas de Modelação
Personalidade e Organização
TÍTULO Subtítulo (se tiver)
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Faculdade Sagrada Família
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Autores: Nair Yumiko Kobashi Raimundo Nonato M. dos Santos
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
Tema, Problema e Hipóteses
Prof.ª Chayane C. de Souza
A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto.
Teoria da Contingência
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL LINHA DO TEMPO
Comportamento Organizacional
Medidas de Avaliação. Para a maioria dos sistemas computacionais é necessário criar medidas para aferir sua eficácia e eficiência; A medida mais comum.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Finalidades da pesquisa científica
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
MESTRADO EM ADMINISTAÇÃO MÉTODO DE PESQUISA I PAINEL DE DISSERTAÇÃO Bruna Protázio Flávia Guimarães.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa Alex Serrano de Almeida 42866 Barbara Duarte Milbrath 42870 Martina Gonzaga Wrany 42892

Qualidade da Informação: Conceitos e aplicações Angélica Toffano Seidel Calazans,docente,Uniceub,Faculdade de tecnologia e Ciências Sociais. TransInformação, Campinas, 20(1): 29-45, jan./abr., 2008

Objetivo: Analisar os conceitos de informação, qualidade, qualidade da informação e, especificamente, a evolução dos estudos sobre o tema qualidade da informação e sua eventual aplicação na indústria, demonstrando que, apesar da subjetividade do assunto, já foram realizadas avaliações sobre esse tema no contexto organizacional.

Metodologia: A autora realizou uma pesquisa visando identificar as características dos fatos. Utilizando de estudos de outros autores com ideias diferentes, porém relacionadas ao mesmo assunto: Qualidade da Informação. É um artigo que apresenta vários modelos aplicados a diferentes ambientes organizacionais que tenta identificar as características deste assunto. Baseadas no survey, com questionários e dados estatísticos.

Justificativa: A justificativa para esse artigo é que tem a importância de identificar um contexto de interesse organizacional para a análise da qualidade da informação visando a um mapeamento mais pontual da necessidade informacional de referido contexto e buscar a completude da pesquisa não somente definindo ou adaptando um modelo, mas aplicando no mundo real, mapeando o nível de qualidade e buscando identificar no processo informacional organizacional os aspectos que influenciam positivamente ou negativamente o nível de qualidade.

Resultados: A qualidade da informação pode ser caracterizada por um conjunto de relações que expressam propriedades essenciais e propriedades contextuais. A qualidade da informação é a diferença entre o valor atribuído pelo usuário às propriedades presentes na informação e o padrão de qualidade desejável. As propriedades essenciais da qualidade da informação são: eficácia, precisão, completude ou completeza, consistência, relevância, autoridade cognitiva e credibilidade.

Resultados: Na maioria das organizações possui sim a qualidade na informação, porém em algumas organizações não é possível identificar a qualidade. Abordando duas linhas específicas de maior relevância constadas no artigo são: Informação e a Informação e Tecnologia, obtém-se os resultados da evolução de tal pesquisa. As Dimensões Marchand, Olaisen em 1989, foram totalmente voltado à informação;

Resultados: Abordagens empírica e intuitiva em 1996, abordagens ontológicas e sistemática em 1999, abordagens teóricas, evolutivas em 2002, abordagens teleológicas e hierárquicas em 2004, abrangem entre as duas linhas e estão todas ligadas indiretamente entre os períodos. Proposta de modelo de qualidade em 2005 não há relação de período, mas também é altamente abrangente entre as duas linhas específicas. Propriedades contextuais/essenciais em 2006 não relaciona com o anterior e está totalmente na linha da informação. Esses são resultados apresentados em pesquisas elaboradas e realizadas em diversos ambientes organizacionais por diferentes autores ,porém reunidos neste artigo para demonstrar a evolução sobre as críticas das abordagens anteriores.

Conclusão: A qualidade da informação é um tema relativamente novo e multidimensional, com um vasto campo para experimentação e aplicação. Existem inúmeras propostas e poucas aplicações na indústria, conforme pôde ser constatado. Independente da abordagem adotada (intuitiva, empírica, analógica, e outras) para mensuração da qualidade da informação, é primordial entender seus aspectos facilitadores e dificultadores, tentando superá-los, tendo em vista que a Qualidade da informação poderá ser a base de novos caminhos de aprendizagem no contexto organizacional. Dessa forma, acredita-se ser possível agregar valor ao tema qualidade da informação, tanto para a organização como para o meio acadêmico.

Referência: CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Qualidade na informação: conceitos e aplicações. Transinformaçao, Campinas, SP. 29-45, jan./abr., 2008.