As atividades de Software e serviços de TI na NIBSS Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues Junior Departamento de Economia UFSCar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento em perspectiva comparada: as respostas à globalização e os padrões de integração internacional da Ásia e da A.L. pós 1980 Referência:
Advertisements

24/08/12.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
ABCD da Indústria Química: possibilidades e limitações
A Educação do Nosso Tempo
Antonio Carlos F Galvão
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
BRDE e APLs: reflexões em torno à formulação de um programa de crédito
Profissão: Engenheiro Informático
Exigências das organizações na qualificação dos administradores
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
-Apropriação do Relatório Pedagógico
(47”) Reflexões sobre a Construção do Sistema de Inventários de Ciclo de Vida da Indústria Brasileira - SICVBrasil Os slides seguintes apresentarão a visão.
Informação em Saúde Suplementar
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
Reunião de conjuntura setembro de 2010
Reunião de conjuntura 23 de Setembro de Reunião de conjuntura A cadeia em números: dados atualizados para 2009 A evolução recente da construção.
Quem somos Hoje Uma empresa completa em Tecnologia da Informação.
Software e Serviços de TI: a indústria brasileira em perspectiva Volume 2, 2012.
Construção civil: o desafio de sustentar o crescimento
SÃO PAULO.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Inovação na indústria brasileira de software e serviços de TI
O BRASIL DOS ÚLTIMOS 10 ANOS recuperação, desenvolvimento e oportunidades
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
EMPREGO FORMAL NA BAHIA PRINCIPAIS RESULTADOS DA RAIS 2010 Dipeq/Copes.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
TENDÊNCIAS NA SIDERURGIA E PERFIL PROFISSIONAL
Responsabilidade Social na Cadeia de Negócio Gerdau
Mapa Estratégico da Indústria
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
EMPREGO FORMAL NA BAHIA PRINCIPAIS RESULTADOS DA RAIS 2012
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistema de Informações de Custos do Estado do Rio Grande do Sul
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
A TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL
BOLETIM CEPERJ Mercado de Trabalho Formal ,Emprego e Renda
Referências Bibliográficas
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS XXVII - ENPROP “A Integração Universidade-Empresa”
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
TALENTOS G. MUIÑOS 2010 A G Muiños Consultoria de Recursos Humanos Ltda. através da sua divisão de Outplacement/Recolocação de Profissionais apresenta.
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
Balanço Mundial - Produção, consumo mundial, exportações e importações (Milhões de toneladas). Ano II Dezembro de 2009 Relação Produção x Consumo Mundial.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Laboratório de Ensino a Distância
E-commerce e E-business
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
Clima Organizacional 2005 Pesquisa sobre Terceirização de Serviços no Setor de Telecomunicações Cícero Domingos Penha Diretor de Relações Corporativas.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

As atividades de Software e serviços de TI na NIBSS Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues Junior Departamento de Economia UFSCar

Minuto Metodológico Etapa 1) Definição do setor de software Etapa 2) Identificação das principais famílias ocupacionais nas atividades de software e serviços de informática Etapa 3) Cálculo do Valore de Referência

 Diretor de serviços de informática  Gerentes de tecnologia da informação  Engenheiros em computação  Administradores de redes, sistemas e banco dados  Analistas de sistemas computacionais  Técn. de desenvolvimento de sistemas e aplicações  Técn. em operação e monitoração de computadores  Operadores de redes de teleprocessamento e afins  Operadores equip. entrada e transmissão de dados  Técnicos em telecomunicações NGNS NT Minuto Metodológico

PROFSSs na IBSS e na NIBSS Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, anos diversos. Tx. Cr. ( ) - IBSS: 13,3% a.a.; NIBSS: 5,1% a.a. NIBSS: + 2,3 vezes NIBSS: + 3,9 vezes

Quais fatores podem explicar a redução da importância relativa da NIBSS no período (de 3,93 em 2003 para 2,54)? a) maior maturidade da IBSS ? b) concentração da NIBSS em atividades core ? Questões reflexivas

Aumento da participação de ocupações hierarquicamente superiores (adm., gerentes e diretores de TI, engenheiros em computação) Discrepância quando comparada à IBSS: maior participação de operadores de equipamentos e de técnicos de telecom. PROFSSs segundo tipo de ocupação

Questões reflexivas O que explica a diminuição da participação relativa das ocupações de nível técnico? a) Terceirização de funções mais rotineiras para empresas especializadas b) Concentração nas atividades de mais alto nível e no gerenciamento desses serviços.

Questões reflexivas A escolaridade média destes PROFSS aumenta durante o período em questão, principalmente em superior incompleto e “outros” - escolaridade significativamente maior do que a média nacional - redução dos profissionais com nível abaixo de ensino médio

Questões reflexivas Como explicar a relativa estabilidade do percentual de PROFSS com nível superior completo dado que as ocupações ‘mais nobres’ são as que mais aumentam? a) busca de profissionais nas universidades? b) Descompasso entre a formação educacional e as competências requeridas? c) Expediente de política motivacional?

Dimensão geográfica Elevada concentração espacial (58% dos profissionais em apenas três Unidades da Federação)

Questões reflexivas Como explicar a elevada concentração da NIBSS em São Paulo? a)Fatores históricos da concentração econômica em São Paulo? b) Vínculo “orgânico entre atividades brasileiras de software” e tecido produtivo local? c) Insumos inovativos relativamente imóveis?

Dimensão Setorial Setores tradicionalmente apontadas pela literatura e por observações empíricas como importantes usuárias e/ou intensivas em TIC são as que apresentam maior destaque absoluto. - 6 principais setores respondem por 60% dos PROFSS

Serviços prestados às empresas: consultorias e talvez “efeito PJ”. Adm. Pública: atividades de controle, gestão e processamento de dados do setor público. Comércio: atividade auxiliar ao processo. Telecomunicações: importância crescente do software para a competitividade do setor. Intermediação financeira: desenvolvimento de soluções com maior densidade tecnológica. Educação: gestão e plataformas de educação à distância Dimensão Setorial

A produtividade

Questões reflexivas O que explica este movimento de queda generalizada da produtividade? (interdependência entre IBSS e NIBSS) a) A escassez de mão de obra qualificada ? b) O acirramento da concorrência / estreitamento das margens? c) Mudança nos modelo de negócios / a especialização regressiva das atividades brasileiras de software?

Estimativa do Volume da NIBSS Fonte: Elaboração Observatório SOFTEX, a partir RAIS/MTE, Tx. Média Cr. (2003 a 2008): 3,6% a.a. Em bilhões R$, valores deflacionados pelo IGP-DI, ano-base ,8 33,8 35,8 34,6 37,9 38,0 39,3 40,7 42,2 43,7 Dados apurados Dados projetados

Apoio: SEPIN/MCTI FINEP Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues Junior Cooperação técnica: IBGE Obrigado!