PAC - Apresentação Vanessa L Tuono Jardim.

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Transcrição da apresentação:

PAC - Apresentação Vanessa L Tuono Jardim

PAC – Projeto de Ação Comunitária Preconiza um ensino contextualizado e científico, privilegiando a conquista das competências, conhecimentos, atitudes e habilidades, envolvendo o discente em atuação competente e embasada na metodologia científica, junto aos diversos segmentos da sociedade.

CNPQ O que é? Currículo Lattes Diretório dos Grupos de Pesquisa

Atividade 1 Acessar o sitio www.cnpq.br Elaborar um resumo da finalidade e organização do órgão Acessar o Diretório de Grupos do CNPQ Localizar Grupos do IFSC na área da saúde Visualizar informações Cada grupo de estudantes apresentará um grupo de Pesquisa para a turma

Metodologia Científica Utilizada na pesquisa, investigação, assistência, educação e demais ações em Saúde, permeando todos os módulos curriculares desenvolvidos no Curso Técnico de Enfermagem 124 horas desenvolvidas na teoria e 76 horas de aplicações práticas e execução dos projetos.

Estrutura da UC - PAC A distribuição das horas se dará em 20 horas teóricas desenvolvidas durante o módulo II da matriz curricular do curso, correspondendo a Unidade Curricular PAC 1. No módulo IV, serão desenvolvidas 40 horas de teoria e 8 horas de prática e execução, designadas como PAC 2. A carga horária do PAC 3 será desenvolvida no módulo V com 32 horas de teoria e 48 horas de execução e prática e finalmente, O PAC 4 consistirá em 32 horas de teoria e 20 horas de execução e prática divididos entre o módulo VIII e IX.

OBJETIVOS Envolver o aluno na comunidade a fim de conhecê-la, vivenciando os respectivos problemas e sua realidade com visitas e melhorias; Iniciar o aluno nas pesquisas, sendo, desta forma, agente de mudanças; Promover atividades em instituição, associação ou comunidade, na área da saúde;

OBJETIVOS Articular conhecimento teórico com a prática; Aproximar a escola da comunidade; Contribuir com a promoção e prevenção da saúde na comunidade; Possibilitar o autodesenvolvimento do aluno na comunicação oral e escrita; Divulgar o IF/SC na comunidade científica

1ª Fase - Competências e Habilidades para o PAC 1 (teoria) Refletir sobre o trabalho científico e a importância da pesquisa para a ação em saúde; Conhecer os principais temas abordados pela pesquisa em saúde Identificar as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes do curso técnico de enfermagem Reconhecer o objetivo e estrutura do Projeto de Ação Comunitária inserido na matriz curricular do curso técnico de enfermagem Conhecer as partes que compõem um trabalho acadêmico (introdução, desenvolvimento e conclusão).

1ª Fase - Competências e Habilidades para o PAC 1 (teoria) Desenvolver a metodologia científica Identificar o rigor de escrita em material científico Conhecer as diretrizes básicas para elaboração de trabalho científico e atuação do profissional junto à sociedade. Identificar as principais fontes de dados para pesquisa em saúde bem como sua utilização por profissionais Estabelecer a finalidade das diretrizes normativas da ABNT, Vancouver e outras. Compreender a estrutura de pesquisa e manusear bases de dados e de informações em saúde Identificar a metodologia aplicada a textos científicos. Elaborar análises de textos científicos com relação a metodologia

Bases Tecnológicas para o PAC 1 Ciência e conhecimento científico: o conhecimento científico, conceito, classificação e divisão de ciência, ciências formais e ciências factuais; Métodos científicos: conceito de método, desenvolvimento histórico do método, método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético; Fundamentos teóricos e epistemológicos de metodologia científica. Métodos científicos e técnicas de pesquisa; O que e por que pesquisar Delineamento da Pesquisa Coleta de Dados Análise Apresentação dos dados Sítio do DATASUS na internet. Ferramentas de Pesquisa Bases de acervo bibliográfico Formulário para análise metodológica de artigos científicos

ORIENTADOR O orientador, que deverá ser um professor pertencente ao quadro ativo permanente, irá assumir a orientação de um ou mais grupos, com o apoio ocasional dos professores substitutos, sendo de comum acordo entre os envolvidos, desde a elaboração do Projeto, encaminhamento ao Comitê de ética em Pesquisa e Relatório, até sua execução e conclusão, incluindo os documentos escritos a eles relacionados. Cada orientador, poderá ter no máximo 3 equipes de PAC simultaneamente.

Requisitos – 1ª Fase – PAC 1 Conhecer os Grupos de Pesquisa dos docentes da área da Saúde Conhecer os docentes do grupo disponíveis para orientação de PACs Definir área de interesse Definir Grupo de Trabalho Definir professor orientador

Requisitos – 1ª Fase – PAC 1 Frequência às aulas presenciais Elaboração, realização e entrega das Atividades Solicitadas Elaboração de um documento assinado pelos membros do grupo e pelo orientador referente a área temática e composição da equipe

Atividade 2 Acessar na Biblioteca os Projetos defendidos anteriormente Analisar a estrutura de escrita e apresentação Elaborar um texto de análise metodológica de um projeto escolhido (grupo do PAC)

Como elaborar análise metodológica Descrever principais argumentos para execução do Projeto Descrever os objetivos Descrever a forma de coleta e análise de dados Descrever se resultados e conclusões foram coerentes com os objetivos Analisar e descrever coerência do referencial bibliográfico com o tema

Atividade 3 Acessar a base de dados www.scielo.br Utilizar um descritor de busca relativo ao tema de pesquisa pretendido Selecionar um artigo científico Elaborar um resumo estruturado

Como elaborar um resumo estruturado resumo de 250 palavras deve ser dividido em sessões separadas: objetivos, métodos, resultados e conclusões abreviações e referências a números e tabelas não devem ser utilizadas no resumo

Como elaborar um resumo estruturado Objetivos (o que, para quê?) Métodos (como?) Resultados (a que chegamos?) Conclusões (como o que obtivemos conversa com os objetivos?)

Apresentação de Docentes Identificação / Formação Área de atuação Projetos orientados recentemente Linha de Pesquisa Idéia de Projeto Disponibilidade de Horário

Docentes Disponíveis para 2012 Profª Josiane – Organização de Grupo de Idosos – Parkinson Profª Ondina – Aleitamento materno e cuidados com o RN Profª Lucia – Pediatria e cuidados infantis Profª Anna Kypel – Dor e Percepção dos profissionais referente a dor Substitutos podem ser co-orientadores

Prazos Documento de formação de Grupo, tema e orientador – 30/06/2012 Atividade 1 – em sala e resumo via eletrônica para vanessal@ifsc.edu.br até 08/06/2012 Atividade 2 – 30/06/2012 Atividade 3 – 30/06/2012