Impacto da atuação do farmacêutico na atenção à prescrição médica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Advertisements

IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Dr. Pedro Eduardo Menegasso Presidente do CRF-SP
Melhora da Qualidade de vida;
“ O Hospital São Lucas da PUCRS é o primeiro investimento
COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS - COMEDI
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Noções sobre medicamentos
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS EM ONCOLOGIA FUNDAMENTADA NA TAXONOMIA DA NANDA E E DA NIC: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR.
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
Enfa. Maria Clara Padoveze HC - UNICAMP
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SISTEMA AME Aline Dockhorn Farmacêutica.
Atendente de Farmácia Aula: 02
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
14OVEMBRO 2008I Encontro Nacional de Gestão do Risco e FarmacovigilânciA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS : PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS.
MÉTODOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
Vanusa Barbosa Pinto Divisão de Farmácia HCFMUSP
REDE DE ATENÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
Atribuições do Farmacêutico
Erros de Medicação Grupo de Erros de Medicação - Gerenciamento e Vigilância do Risco Elisabete Gava Canella, Claudia Regina Laselva, Fabio Teixeira Ferracini,
INTRODUÇÃO Estudos demonstram que as incidências de erros em UTI - Neonatal são mais frequentes do que se imagina, a ocorrência de erros é facilitada pela.
Visitação Ao final da visita, o propagandista deve registrar por produto, o Objetivo de sua propaganda e o Assunto da Visita que realizou. Essas classificações.
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Professor: MSc. Eduardo Arruda
Proposta de Consenso Brasileiro - Atenção Farmacêutica:
Epidemiologia de Medicamentos – Farmacovigilância
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
Monitoramento de Eventos Adversos Graves
Segurança e Controle no Processo Transfusional
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 1a. Reunião do Grupo Técnico Externo
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Comissão Farmacoterapêutica-SMS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
MELHOR EMCASA MELHOR EM CASA Bruno Alves Pinto
INTRODUÇÃO A preocupação com a segurança do paciente relacionado com o número de eventos adversos da terapêutica medicamentosa, como se observa no Gráfico.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Farmácia Hospitalar – Sistema de Distribuição de Medicamentos
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Unidade de Farmacovigilância 1 Mesa-redonda: Diferentes Estratégias para Uso Racional de Medicamentos.
NOTIFICAÇÃO E AÇÕES FRENTE AO INSUMO INADEQUADO PARA USO Hemovigilância Grupo de Vigilância de Risco do Hospital Israelita Albert Einstein e Colaboradores.
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
Introdução à Farmácia Hospitalar
Implementação de uma consulta hospitalar de adesão à terapêutica Guerreiro L, Batista R, Monteiro N, Almeida C, Carvalho C, Rodolfo A, Cruz JP Serviço.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
Distribuição de medicamentos
INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA:
Um ensaio clínico controlado da isoniazida em pessoas com anergia e infecção pelos vírus HIV que estão em alto risco à tuberculose Gordin, 1997.
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
Farmacovigilância.
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
Terapia nutricional no cuidado do paciente
Hiperdia Tarsila Cunha.
Procedimentos relacionados a administração de medicamentos
Erros de prescrição em pacientes hospitalizados no HRSJHMG
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFPE
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ SINOP AEROPORTO
CAPACITAÇÃO EM SÍFILIS DA APS DOS MUNICÍPIOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS F ILIPE DE B ARROS P ERINI Infectologista DIVE - GEDST Prefeitura de Florianópolis.
Transcrição da apresentação:

Impacto da atuação do farmacêutico na atenção à prescrição médica Hospital Israelita Albert Einstein Vigilância de Risco M. Hilecy A. Orías Berbare

Programa de atenção farmacêutica Hospital Israelita Albert Einstein ☞ Característica: Atuação do farmacêutico de maneira direta sobre a prescrição médica ☞ Junho.2003 redistribuição do quadro de farmacêuticos - permitiu a expansão da assistência farmacêutica nas alas de internação, - favoreceu o contato com outros profissionais, - contribuiu para que 100% das prescrições médicas sejam analisadas antes da separação, preparo e dispensação dos medicamentos. Maria Hilecy de A. Orías Berbare M. Hilecy A. Orías Berbare

Análise das prescrições médicas Identificar fatores que possam levar ao aparecimento de eventos adversos; Favorecer a conduta terapêutica; Contribuir para o trabalho interdisciplinar; Maria Hilecy de A. Orías Berbare

Fatores analisados antes e após a implantação do sistema Posologia Freqüência Via de administração Diluição Interação medicamentosa Compatibilidade Alergias Maria Hilecy de A. Orías Berbare

Objetivo ☞ Comparar o perfil de intervenções farmacêuticas realizadas antes e após a implantação do programa de reestruturação Maria Hilecy de A. Orías Berbare

Método ☞ análise do registro diário das intervenções nas prescrições médicas realizadas pelos farmacêuticos do Hospital Maria Hilecy de A. Orías Berbare

Resultados Fevereiro – maio 2003 Junho – dezembro 2003 271 intervenções farmacêuticas – (68/mês) Junho – dezembro 2003 1.435 intervenções farmacêuticas – (205/mês) Maria Hilecy de A. Orías Berbare

Intervenções realizadas

Alteração da prescrição médica após a intervenção

Classificação das intervenções antes da implantação do programa

Classificação das intervenções após da implantação do programa

Conclusão A reestruturação do quadro de farmacêuticos representou: Maior disponibilidade para a atuação do farmacêutico Aumento do número de intervenções realizadas Maior sucesso nas intervenções Contribuindo de maneira direta sobre a qualidade do tratamento ao paciente

Conclusão 2)A identificação do perfil de intervenções também viabiliza a prevenção de eventos adversos e pode identificar aqueles que exijam atuações específicas.

Obrigada