Introdução à Comunicação Catarina Duff Burnay 2013

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Comunicação Catarina Duff Burnay 2013 O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação Catarina Duff Burnay 2013

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação Claude Elwood Shannon (30 Abril 1916; 24 Fevereiro 2001): nasceu nos EUA; Formou-se na Universidade de Michigan em Matemática e Engenharia Eléctrica; Mestrado e doutoramento no MIT – Massachusetts Institute of Technology (Boston).; Laboratórios Telefónicos Bell.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação O seu objectivo era encontrar uma maneira de se usar os canais de comunicação com a máxima eficácia, atendendo à quantificação da informação e à capacidade dos canais em transportá-la. TEORIA DA INFORMAÇÃO, demonstrando que cada canal de comunicação tem uma velocidade limite característica.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação A Teoria Matemática da Comunicação, no Bell System Technical Journal, em Julho e Outubro de 1948. modelo básico de comunicação, no fundo, um processo linear.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação fonte de informação, que produz uma mensagem ou uma cadeia de mensagens a transmitir. A mensagem é transformada em sinais pelo transmissor. Estes sinais são adaptados ao canal, que leva ao receptor. O receptor vai reconstruir a mensagem e, a mensagem recebida, chega ao destino.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação Exemplos: TELEFONE: o canal é o fio, o sinal é a corrente eléctrica, o transmissor e o receptor são os auscultadores. A fonte de informação e o destino são os indivíduos que estão a falar ao telefone. CONVERSA: a boca é o transmissor, o sinal são as ondas sonoras que passam através do canal do ar, o ouvido do interlocutor é o receptor.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação Nível A: problemas técnicos (com que precisão se podem transmitir os símbolos de comunicação?) Nível B: problemas semânticos (com que precisão os símbolos transmitidos transportam o significado pretendido?) Nível C: problemas de eficácia (com que eficácia o significado recebido afecta a conduta da maneira desejada?)

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação O nível A está relacionado com o motivo para a criação do modelo – tentar perceber que cada canal tem a sua capacidade e que, dependente da mensagem e do canal, posso transmitir informação, de forma mais precisa ou de forma menos precisa.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação A informação é uma redução da imprevisibilidade. Para medir a quantidade de informação, Shannon e Weaver utilizam o sistema de numeração binário denominado bit (Binary Digit), uma sequência de 0 e 1.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação O nível B implica a percepção da mensagem, isto é, de que forma é que é extraído o seu significado. De acordo com os autores, se se melhorar a codificação, aumentará a exactidão semântica.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação O nível C – problemas de eficácia – esta questão levou a críticas de que os autores entendem a comunicação como propaganda.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação Redundância e Entropia Estes dois conceitos estão intimamente ligados com a questão da previsibilidade e da imprevisibilidade da informação.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação Redundância: Reforço da mensagem; A convenção é uma fonte importante da redundância.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação Entropia: a redundância representa a normalidade e aproveita os conhecimentos contextuais para reforçar a mensagem, a entropia representa a anormalidade; Fiske : “uma mensagem de baixa previsibilidade é entrópica e contém muita informação e uma mensagem de elevada previsibilidade é redundante e contém pouca informação”.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação DeFleur (1970): Analisa a correspondência entre o significado da mensagem produzida e o significado da mensagem recebida; quando existe correspondência entre os dois significados, há comunicação; esta correspondência é raramente perfeita.

O Modelo de Shannon e Weaver (1949) Introdução à Comunicação feedback