Aquisição da Linguagem Oral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
O Início da Comunicação
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Programa aluno pesquisador
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Por que Arte-Educação?.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
TÉCNICO EM CONTABILIDADE SUBSEQUENTE
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Como fazer a leitura de obra de arte?
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA Devemos pensar nas tecnologias sabendo que o sujeito é uma construção histórica determinado pelas práticas discursivas, pelas.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
SITUAÇÕES.
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Trabalho de EaD Material desenvolvido por: Daniela Quadros Eduardo Alves Eneides Araújo Núbia Oliveira.
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
CAP 23 – IDENTIDADE NARRATIVA
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Psicologia da Educação
“A construção cultural da imaginação”
A pré história da linguagem escrita
CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição 2016 DISCIPLINA Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental TÍTULO DO SEMINÁRIO ÁLGEBRA: UMA.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Aquisição da Linguagem Oral Domínio Cursos Online Capacitação a distância

A construção da linguagem A criança como sujeito da construção da linguagem reporta-se como ator no contexto social. Nós, professores, os quais somos mediadores da linguagem no desenvolvimento infantil, devemos oportunizar a troca, a criação, as formas de expressividade que podem perscrutar o caminho entre pensamento e a concretização da fala. Entre ambos, está a faculdade genuína do ser humano que é a LINGUAGEM. Ela, em suas vertentes, gradualmente possibilidade a construção lingüística da criança.

Desenvolvimento oral Até os 4 anos temos o seguinte percurso:

O papel do professor O professor na tentativa de dar o caminho, de romper com as barreiras, investiga no caminho com a criança reforça per si a concepção da infância: Como guiar a criança n construção da fala? Como dar a criança ferramentas para ela ter como se expressar?

Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com Atividade São muitos mitos que perscrutam a formação da linguagem na primeira infância. Aponte-nos um e exemplifique. Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com

O dilema da construção da fala Quanto mais se pedagogiza, menos a criança tem vez, Quantos mais se corrige “formalmente” a fala e a escrita, mais tolidos estão os caminhos da construção para escrita. Vamos pensar em uma linguagem gerativa, com intervenções menos incisivas.

Quando é “erro” ? Como todos os processos, a faculdade da linguagem também tem seus caminhos sinuosos. A correção da concretização da fala quando a criança está em desenvolvimento é importante Ou é bonitinho ou é errado. Opostos em nada auxiliam quando a linguagem é apenas expressa na oralidade por papá e mamá, auau, miau, piu, piu e outras intervenções onomatopaicas.

Pensamento e linguagem Visto que o pensamento é o ponto de partida para a construção da fala,quanto mais carregado de polidez, de correção, ou de criação, mais essas intervenções se espelham na oralidade.

Construção do conhecimento A construção do conhecimento faz parte dos modelos de aquisição da linguagem oral. Construir esse conhecimento é fomentar as expressões concretas da linguagem como a FALA a qual acompanhará a linguagem e a história de cada serzinho que nós forem enviados.

Atividade Descreva uma atividade de aplicação prática necessária ao desenvolvimento da linguagem oral da criança em sala de aula.

Vivência da construção A criança, ao longo de sua construção da linguagem oral, ela adota as imagens sociais como uma crescente: São objetos do cotidiano, a voz da mãe, o riso, o comportamento do amigo. Várias são as ações do real que auxiliam na composição do pensamento.

Fala e tecnologia A criança colocada diante da máquina (TV, computador) pela ausência da interação com a realidade, ela pode estar sujeita à estagnação da construção da linguagem oral. A criança quando exposta a relações não interativas repete movimentos, articula expressões, mas não articula as palavras, não articula a verbalização oral.

Ressignificação da palavra O que a criança vivencia em sua realidade, ela quer expressar oralmente. Quando ela fala, ela quer apontar a ressignificação de símbolos. Esses símbolos são heterogêneos e representados pelo resultado de uma interação com o outro. Este outro pode representar na relação com a criança uma simbologia dominante.

Os sujeitos construtivos A linguagem oral está a serviço de quem a produz, a quem e para quê. Formulando a relação com o contexto (mundo) e com os sujeitos (pai e mãe), ela instrumentaliza-se para a expressão da oralidade.

Instrumentalização Um professor que assume instrumentalização audiovisual na Educação Infantil em muito acrescenta nessa relação da criança com o meio e com os demais sujeitos. Alguns recursos muito aceitáveis para trabalhar a ressignificação da palavra: - livros ilustrados - histórias contadas de forma a interagir com a criança - computação (apenas para jogos interativos) - fantoches - teatros

Repertório didático Através desses recursos o professor consegue coletar um repertório significativo de cada criança que ele acompanha. Com visto no filem Tempos Modernos, a modernidade é um termo que per si traduz aceleração; mas isso não quer dizer que as crianças estejam nascendo como “superdotadas”, assim como identificamos um dote em cada uma delas. As crianças estão cada vez mais específicas, desenvolvendo de forma diferenciada seus dons, habilidades e aproveitando os recursos que elas ganharam com a tecnologia, diferenciando a educação de hoje da educação que padronizava as crianças antigamente.

Envie o seu exercício para: Atividade Dentro de sala de aula, quais são os principais bloqueios de desenvolvimento da linguagem observados por você. Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com

Fragmentos da fala . A partir desses fragmentos a criança inova e renova as significações cotidianas. A primeira infância é marcada pela aquisição da linguagem oral a qual precisa de um mediador: o mundo à volta da criança Apreender fragmentos da realidade é uma fase importantíssima para a criança. Nesse processo ela precisará de muitos mediadores. Você, professor, é responsável pela mediação!

Concepção da Linguagem Todo o repertório que a criança cria na aquisição da linguagem oral repercute para a linguagem escrita. É importante, o professor que tramitar entre essas pontes tem essa consciência. A formação oral sustenta pelo desenvolvimento de captação das atividades cerebrais que apreendem, pela sua estrutura neuroanatômica, as atividades da linguagem, associadas ao próprio pensamento. A linguagem é o potencial de decodificação da mensagem que a criança capta do mundo.

Neuroanatomia Partes do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento da fala: