Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Bem-vindos!.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
Conjunto de estruturas
Lei de bases do sistema Educativo
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Princípios de acesso á actividade Física
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Desenvolvimento Curricular
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Maria de Fátima R. de Lemos SENAI/RS Miriam Freiberger Souza ULBRA/RS
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Lei de bases da actividade física e desportiva
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
MEA Unidade para a Melhoria do Ensino/Aprendizagem.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
Keyton Kylson Fonseca Coelho
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Educação corporativa no Brasil - 01
Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1

1. Introdução No âmbito da expansão universit á ria, a Faculdade de Educação abriu no ano corrente o Curso de LEA O curso de LEA: – Baseia-se num ensino e aprendizagem crítico e reflexivo, –Estimula e desenvolve nos estudantes uma aprendizagem integrada e contextualizada Ao graduado de LEA espera-se que seja um agente de intervenção e mudança; seguindo os princípios gerais de curiosidade e autonomia; espírito inquiritivo; flexibillidade, disponibilidade para a inovação, resolução de problemas e aprendizagem ao longo da vida. 2

Neste contexto, a formação do estudante, desenvolve-se em três categorias de competências: Saber; Saber fazer e Saber ser. Assim, além das actividades curriculares obrigatórias, a Faculdade tem promovido actividades complementares “extra curriculares” que promovem um debate académico baseado nos problemas reais do país no geral e em particular no Município da Cidade de Maputo,. 3

Destas actividades, conclui-se que além de uma organizações regulamentares e curriculares outras enquadrariam-nos melhor em acções pró-ambientais e por outro lado nos aumentaria o nosso cometimento a causa da EA e consequentemente ao Ambiental A iniciativa foi bem acolhida pela Direcção da Faculdade e encorajou-nos a criar um Clube; “ O Clube da Educação Ambiental da Faculdade de Educação – CEAFE” 4

5

2. Objectivos Gerais do CEAFE Sensibilizar e aglutinar pessoas singulares ou/e colectivas interessadas em promover práticas criativas em prol da EA e A; Incentivar a busca de inovações, alternativas e soluções para problemas ambientais 6

Objectivos específicos Criar e fomentar a consciência ambiental para o desenvolvimento e uso sustentável dos recursos naturais; Promover boas práticas e costumes na solução de problemas ambientais; Incentivar as comunidades na procura de soluções para os problemas ambientais a nível nacional e local; Promover a compreensão multidisciplinar dos problemas ambientais; 7

Palestras na FACed e ES Noroeste 2 8

Actividades complementares Limpeza e Desporto 9

Jornada de plantio de árvores

3. Resultados esperados vs competências do Clube Contribuir para a produção e divulgação de conhecimentos sobre Educação Ambiental; Criar programas específicos de apoio às actividades de ocupação de tempos livres; Fomentar a investigação e a troca de ideias, experiências e projectos em prol da EA e A; Dinamizar acções interculturais e institucionais que valorizem a cooperação internacional na defesa do ambiente; Promover e apoiar actividades que contribuam para a salvaguarda do Ambiente como património natural e construído; 11

4. Filiação ao Clube De acordo com os estatutos do CEAFE podem ser membros: Todos aqueles que voluntariamente se candidatem a membro, se identificam com a causa da EA e do ambiente nas suas diversas formas São membros do CEAFE: Director(a) da Faculdade de Educação; Chefe do Departamento que administra a LEA; Director do Curso de LEA; Docentes do Curso de LEA e os estudantes do mesmo. 12

5. Considerações finais A iniciativa da Faculdade de Educação foi acolhida pela Direcção máxima da UEM por considerá-la uma oportunidade que pode aumentar a auto-estima dos estudantes, desenvolver neles um espírito de cidadania e um momento de iniciação da sua vida profissional. 13

CONVITE Para terminar, gostaria de convidar a todos os presentes para aderirem a esta iniciativa como forma de contribuir para a elevação da consciência das comunidades académicas e não académicas da necessidade de preservação do meio ambiente e conservação de recursos naturais. 14

Muito obrigada pela atenção dispensada 15