Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1
1. Introdução No âmbito da expansão universit á ria, a Faculdade de Educação abriu no ano corrente o Curso de LEA O curso de LEA: – Baseia-se num ensino e aprendizagem crítico e reflexivo, –Estimula e desenvolve nos estudantes uma aprendizagem integrada e contextualizada Ao graduado de LEA espera-se que seja um agente de intervenção e mudança; seguindo os princípios gerais de curiosidade e autonomia; espírito inquiritivo; flexibillidade, disponibilidade para a inovação, resolução de problemas e aprendizagem ao longo da vida. 2
Neste contexto, a formação do estudante, desenvolve-se em três categorias de competências: Saber; Saber fazer e Saber ser. Assim, além das actividades curriculares obrigatórias, a Faculdade tem promovido actividades complementares “extra curriculares” que promovem um debate académico baseado nos problemas reais do país no geral e em particular no Município da Cidade de Maputo,. 3
Destas actividades, conclui-se que além de uma organizações regulamentares e curriculares outras enquadrariam-nos melhor em acções pró-ambientais e por outro lado nos aumentaria o nosso cometimento a causa da EA e consequentemente ao Ambiental A iniciativa foi bem acolhida pela Direcção da Faculdade e encorajou-nos a criar um Clube; “ O Clube da Educação Ambiental da Faculdade de Educação – CEAFE” 4
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2. Objectivos Gerais do CEAFE Sensibilizar e aglutinar pessoas singulares ou/e colectivas interessadas em promover práticas criativas em prol da EA e A; Incentivar a busca de inovações, alternativas e soluções para problemas ambientais 6
Objectivos específicos Criar e fomentar a consciência ambiental para o desenvolvimento e uso sustentável dos recursos naturais; Promover boas práticas e costumes na solução de problemas ambientais; Incentivar as comunidades na procura de soluções para os problemas ambientais a nível nacional e local; Promover a compreensão multidisciplinar dos problemas ambientais; 7
Palestras na FACed e ES Noroeste 2 8
Actividades complementares Limpeza e Desporto 9
Jornada de plantio de árvores
3. Resultados esperados vs competências do Clube Contribuir para a produção e divulgação de conhecimentos sobre Educação Ambiental; Criar programas específicos de apoio às actividades de ocupação de tempos livres; Fomentar a investigação e a troca de ideias, experiências e projectos em prol da EA e A; Dinamizar acções interculturais e institucionais que valorizem a cooperação internacional na defesa do ambiente; Promover e apoiar actividades que contribuam para a salvaguarda do Ambiente como património natural e construído; 11
4. Filiação ao Clube De acordo com os estatutos do CEAFE podem ser membros: Todos aqueles que voluntariamente se candidatem a membro, se identificam com a causa da EA e do ambiente nas suas diversas formas São membros do CEAFE: Director(a) da Faculdade de Educação; Chefe do Departamento que administra a LEA; Director do Curso de LEA; Docentes do Curso de LEA e os estudantes do mesmo. 12
5. Considerações finais A iniciativa da Faculdade de Educação foi acolhida pela Direcção máxima da UEM por considerá-la uma oportunidade que pode aumentar a auto-estima dos estudantes, desenvolver neles um espírito de cidadania e um momento de iniciação da sua vida profissional. 13
CONVITE Para terminar, gostaria de convidar a todos os presentes para aderirem a esta iniciativa como forma de contribuir para a elevação da consciência das comunidades académicas e não académicas da necessidade de preservação do meio ambiente e conservação de recursos naturais. 14
Muito obrigada pela atenção dispensada 15