Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias da Informação e Comunicação
Advertisements

THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Estabelecendo sua filosofia de ensino
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
O Aluno.
Planejamento de Tutoria
O Aluno a Distância.
Estratégias de Sucesso
Metodologia do Trabalho Científico
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Contextos de formação de Professores
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Programa Ler e Escrever
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Observação da sala de aula
Planejamento de Tutoria
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Análise de uma ferramenta ou recurso
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Profa. Reane Franco Goulart
Integrando Team-based Learning & PBL
O aluno elaborando conceitos
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Perguntas de Modelação
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Procedimentos de Ensino
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Tendências atuais do ECLE
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #
Transcrição da apresentação:

Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department MIT

Prática Eficaz Modelo: aprender a tocar um instrumento, cozinhar ou aprender um esporte. 1.Motivação para melhorar a capacidade. 2.A prática constante da aprendizagem por tarefas desafiadora, mas não impossíveis de realizar. 3.Foco de alta qualidade e perícia em elementos práticos 1.Feedback imediato para reforçar as boas práticas e evitar a repetição das más.

Pergunta para discussão.

Pergunta para discussão Cada pessoas do grupo identifica algo que eles estão tentando aprender. Descreva uma “boa” prática, uma prática “ruim” e que tipo de feedback ajudou a melhorar a sua prática.

Feedback de Especialista O conhecimento do assunto pelo instrutor é crítico. Instrutor seleciona conteúdo que desafia os alunos a ampliar sua compreensão e conjunto de habilidades. Motiva os alunos porque o conteúdo é relevante e desperta paixão for aprender.

Pergunta para discussão.

Questão para discussão: Experiência Dentro da Especialidade Identifique o que você acha que são os atributos de conhecimentos especializados, técnicos em sua disciplina. Discuta como implementar pelo menos um desses atributos em um ambiente de aprendizagem ativa.

Estudantes se revezam escrevendo o trabalho. Estudantes trabalham,usando o quador, em pequenas equipes para resolver problemas. Resolução de Problemas

Pólya: como resolver isso! 1.Início (introdução) – identificar pressupostos e dados, identificar que informação é necessária e qual deve ser negligenciada. 2.Planejar a abordagem – articular uma estratégia que possa envolver múltiplos conteúdos e metodologias de resolução de problemas. 3.Realizar o plano – usar vários tipos de representação: equações, gráficos, visualizações. 4.Reflexão e modificação : capacidade para mudar o plano de maneira construtiva. 5.Revisão – a resposta faz sentido? Refletir sobre os limites do modelo.

Hiato de Gênero na Educação STHEM

Pergunta para discussão.

Questão para discussão: hiato de gênero Discuta sobre os principais obstáculos para mulheres nos cursos/disciplinas do STHEM. Como você pode projetar uma aprendizagem ativa que possa contornar tais obstáculos?

Hiato de Gênero O hiato de gênero desapareceu nos ambientes com aprendizagem ativa comparados aos formatos tradicionais expositivos. Dicussão por pares. Capacidade para fazer perguntas. Muitas oportunidades para a prática de resolução de problemas. Aprendizagem cooperativa em ambiente de aprendizagem não-competitivos. Demonstrar que a ciência e a engenharia resolvem problemas que as pessoas encontram em suas vidas cotidianas.

Mundando culturas: Hiato de gênero Comercial exibido durante o Superbowl

Aprendizagem em Equipe

Preparação Participação Frequência Abertura à mudança. Comunicação efetiva e respeitosa. Responsabilidade pessoal. Equipe de Aprendizagem

Modelo de avaliação entre os pares utilizado por Mazur na disciplina AP50

Contribuição relativa A somatória de toda a contribuição relativa deve ser igual a zero

Autoavaliação

Avaliação do colega de equipe

Pergunta para discussão.

Questão para discussão: Maximizar o grupo de aprendizagem Como maximixar os ganhos de aprendizagem para todos os participantes do grupo, apesar das diferenças generalizadas na preparação e formação. Por favor, comente sobre sua experiência na oficina da tarde de ontem, quando o professor Serva falou sobre grupos dinâmicos.

Oficina para confecção de projeto

Oficina para confecção de projeto: Aprendizagem Interdisciplinar Cada grupo (pequeno) identifica um tópico, um assunto e desenvolve um conteúdo interdisciplinar, tendo em vista um ambiente de aprendizagem ativa. Focalize algum aspecto de aprendizagem ativa que você encontrou nessa oficina. Considere como instituir práticas eficazes por parte dos estudantes. (resolução de problemas, etc). Considere como providenciar um bom feedback em um ambiente de aprendizagem ativa.

Desenvolver o módulo para Aprendizagem Ativa Formação do time. Indentificação do módulo para desenvolvimento de materiais. Objetivos da aprendizagem. Atividades chaves de aprendizagem (mão na massa, baseado em projeto, etc.) Avaliação pré-aula. Atividades pós-aula. Avaliação estratégica.

Pergunta para discussão.

Sessão aberta para perguntas sobre mudanças e obstáculos na implementação de atividades de Aprendizagem Ativa.

Aprendizagem a distância: ilab no MIT: