MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
COSTA LESTE – REGIÃO DE ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA
População Mundial e do Brasil
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
BRASIL: Apropriação do território e migrações internas Capítulo 16 / p
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
População.
População II.
CENTRO SUL.
BRASIL MUNDO POPULAÇÃO
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Movimentos Migratórios
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Prof. José Victor GayLussac
Correntes imigratórias
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Movimentos migratórios
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
TEORIAS POPULACIONAIS
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Características e Crescimento da População Mundial.
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Movimentos migratórios
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
A nova dinâmica demográfica
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Demografia Cristiano Almeida.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Fonte: Organização Internacional para Migração
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Geografia População brasileira
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO Unidade 07

01 - (Ufpr) A noção jurídica de genocídio foi criada em 1946, no processo de Nuremberg, para designar o extermínio sistemático dos judeus pelos nazistas. Logo se estendeu também ao extermínio dos índios do continente americano. O termo genocídio remete à idéia de “raça” e ao desejo de exterminar fisicamente um grupo étnico. O termo etnocídio, por sua vez, foi criado há alguns anos para designar não apenas a destruição física, mas principalmente a destruição da cultura de um povo. Com base no texto acima e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa INCORRETA. a) Genocídio e etnocídio são processos que ocorrem nas regiões do globo onde impera a miscigenação devido à elevada heterogeneidade racial e cultural.  b) O genocídio e o etnocídio ocorreram na América, mas, em muitas regiões, não houve a eliminação física das raças nativas e nem o desaparecimento completo das suas culturas. c) O genocídio pode ser uma estratégia planejada pelo Estado ou por facções políticas armadas e pode resultar da irrupção repentina de conflitos civis, como se verificou recentemente em Ruanda, na África. d) O etnocídio pode ocorrer também devido a mudanças culturais impostas e/ou induzidas de forma pacífica, por meio do proselitismo religioso, do comércio, da miscigenação e da difusão de tecnologias. e) Um exemplo contemporâneo de práticas de genocídio e etnocídio está nas perseguições à nação curda, que, não possuindo território autônomo, distribui-se entre Turquia, Iraque e outros países.

02.(UNESP SP/2005) No momento em que se discute o uso de cotas étnicas em concursos e no acesso às universidades brasileiras, convém lembrar que pardo ou mestiço pode ser o cafuzo, o mameluco (ou caboclo) ou, ainda, o mulato. Todos eles têm origem na intensa e permanente miscigenação que ocorre no país. A propósito desse assunto, pode-se afirmar que mameluco, cafuzo e mulato são, respectivamente, o cruzamento entre: a) índio e negro; branco e índio; branco e negro. b) branco e negro; branco e amarelo; índio e branco. c) índio e branco; negro e índio; negro e branco. d) índio e negro; branco e índio; branco e pardo. e) índio e mestiço; índio e negro; branco e negro.

03. Certas regiões brasileiras foram mais procuradas pelos imigrantes 03.Certas regiões brasileiras foram mais procuradas pelos imigrantes. Que regiões são estas? Quais as causas dessa preferência? R: Regiões sul e sudeste. Condições climáticas do sul que assemelha-se com o clima europeu e a venda de pequenas propriedades familiares. Enquanto no sudeste os imigrantes substituíram a mão deobra escrava nos cafezais e participaram do inicio do processo de industrialização de São Paulo.

Atividades extras

01 Em relação a dinâmica populacional brasileira, assinale a alternativa incorreta. Verificando os registros demográficos, observa-se que o aumento da população brasileira não tem sido regular. Além dos movimentos demográficos,as migrações justificam a irregularidade da taxa de crescimento. Os movimentos verticais brasileiros sempre apresentam baixos índices, o que determinou que o principal fator do crescimento populacional brasileiro fossem as migrações. Os movimentos verticais de população correspondem as taxas de natalidade e de mortalidade. O movimento horizontal corresponde a migração.

02 Em relação à taxa de natalidade brasileira, assinale a alternativa correta. Tem apresentado elevação devido a melhoria das condições econômicas dos brasileiros. Tem apresentado redução devido a inclusão da mulher no mercado de trabalho. A redução nos últimos anos se deve à redução da taxa de fecundidade da mulher brasileira.????? A adoção de métodos anticoncepcionais não colaboram para a redução da taxa de natalidade. A redução se deve ao rígido controle de natalidade desenvolvido pelo governo brasileiro.

03 Em relação à migração, assinale a alternativa correta. De acordo com o tempo, as migrações podem ser classificadas em temporárias e permanentes. As migrações permanentes abrangem as sazonais e as pendulares. Não se verificam migrações temporárias no Brasil. As migrações externas ocorrem apenas por motivos religiosos. Atualmente não se verificam movimentos migratórios em direção à Europa.

04(UFPel-RS) Brasileiros em fuga A via mexicana tem sido alternativa dos imigrantes que desistiram de obter o visto americano ou não tiveram coragem de recorrer a falsificações. Para chegar lá o viajante pode contratar, ainda no Brasil, os serviços dos traficantes de gente ou ir por conta própria. Somando-se os gastos com passagem aérea, transporte até a fronteira, hospedagem e alimentação, os custos da aventura podem chegar aos 10 mil reais. Ricardo Amorim, “Veja”,07/02/2001(adapt.).

Analise as seguintes afirmativas a respeito da dinâmica da população. Desde os primórdios da história humana, ocorrem movimentos migratórios: grupos humanos abandonam o lugar onde vivem, motivados por perseguições de caráter religioso ou político, por sua causas naturais ou em busca de melhores condições de vida. Para os Estados Unidos, fluxos migratórios significativos envolvem os latino-americanos, como os “braceros”(do México),os balseros (do Caribe) e os “brazucos” (brasileiros que migram, em busca de emprego e melhores condições de vida). Na atualidade, os movimentos da população envolvem aspecto preocupantes, como o tráfico de imigrantes e o tráfico de mulheres, as quais seduzidas com promessas de altos salários,acabam envolvidas coma rede de prostituição. A emigração de brasileiros de brasileiros cresceu a partir de 1964 – a chamada década perdida -. Apesar disso, o Brasil não alterou sua condição histórica de país receptor de estrangeiros. A atual fase de migração de brasileiros – inédita e expressiva em relação ao total da população – é consequência do processo de globalização, que aumentou a escala geográfica das relações geográficas, consolidando, no Brasil, as áreas de repulsão. a) I, II e III

05 (UFRS) – O Brasil tornou-se um país em que o fluxo migratório é negativo, ou seja, o total de emigrantes é maior que o número de pessoas que ingressaram no país. Muitos brasileiros têm-se transferido para outros países em busca de melhores condições de vida. Quais são os três países que mais receberam emigrantes brasileiros nos últimos anos? Estados Unidos, Portugal e Argentina; Estados Unidos, Portugal e Japão; Estados Unidos, Paraguai e Japão; Portugal, Paraguai e Japão; Paraguai, Argentina e Alemanha.

06 (UFPI) – As migrações internas no Brasil ocorrendo desde o período colonial. Apesar de terem sido intensificadas no início deste século, acentuaram-se, principalmente, após 1950. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo: I – a região Nordeste contribuiu, principalmente a partir de 1930, com importante contingente de migrantes para a região Sudeste. II – As migrações rural-urbana, também conhecidas como êxodo rural, tiveram pouca significação no conjunto das migrações internas. III – A partir dos anos 70 e80, alguns estados da região Centro-Oeste passaram a receber grande quantidade de migrantes oriundos das regiões: Nordeste, Sul e Sudeste, do país. Sobre as afirmações acima, pode-se dizer corretamente que: b) I e II são verdadeiras.