Ouvidoria Órgão de Participação Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Ana Cristina Ghisleni
Edson Rosa Gomes da Silva
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
V Congresso Internacional
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Ouvidorias e mediação de conflitos
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Formas de Participação
Ministério da Cultura.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Gestão Estratégica na Política Pública
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Política e Sistema Nacional de Participação Social
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Controle Social.
Encontro Estadual de Formação
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
MunicipalizaçãoDescentralização Único – Diverso DemocraciaAutonomiaParticipação O Processo de Descentralização e Municipalização no Brasil.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
Atuação dos agentes de Controle Social
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
A relação das ouvidorias com os meios de comunicação
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
IFRO em números 8 Campi 25 Polos EAD 20 Cursos 9480 Matrículas 936 Servidores 430 Docentes 506 Técnicos Administrativos Fonte: Painel de indicadores/DGTI/PRODIN.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
twitter.com/funasa.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Transcrição da apresentação:

Ouvidoria Órgão de Participação Social

O Estado Democrático de Direito Representado em dois pilares Democracia Direitos fundamentais

A participação popular na gestão pública Diferença entre o mero Estado de Direito e um concreto Estado Democrático de Direito O Estado brasileiro deixou de ser meramente burocrático O Estado Democrático de Direito Social versa a filosofia da tentativa de o homem dar ao homem aquilo que minimamente o homem precisa (princípio da dignidade humana) inclui em seu bojo mecanismos de transparência, participação popular e controle social

Participação social Condição para a conquista e a garantia de outros direitos como saúde, alimentação, trabalho, moradia, educação e transporte. Tais direitos fundamentam a necessidade de o administrador consultar a aspiração geral, a vontade dos cidadãos, auscultar suas carências e desejos vertidos em interesse público. “Todo aquele que administra coisa alheia fica naturalmente obrigado a prestar contas ao verdadeiro proprietário.” (José de Ribamar Caldas Furtado)

O instituto: Ouvidoria Ouvidoria é reflexo do crescimento da democracia participativa que aproxima o cidadão do governo na relação da gestão pública. As ouvidorias são agentes indutoras no processo de participação popular por meio do diálogo e da disponibilização de informações e, essencialmente no acolhimento de manifestações como: reclamações, sugestões, elogios, denúncias e mais recentemente informações relativas à LAI.

Relação do cidadão com instituições públicas A aproximação diminui a desconfiança do cidadão em relação às instituições públicas. Ao perceber que suas reivindicações foram acatadas e sobre elas o poder público buscará o aperfeiçoamento na prestação de seus serviços. Em decorrência da participação social na administração pública, o cidadão tem a oportunidade de compreender o funcionamento da máquina administrativa e entender melhor como seus problemas individuais afetam questões de interesse coletivo.

O papel da Ouvidoria A ouvidoria não se limita a um sistema de acolhimento de manifestações Ela participa de todo o processo de implantação de políticas públicas, estabelecendo parâmetros com diretrizes gerenciais que balizarão a Administração Pública. Cabe à Ouvidoria implantar ações e mecanismos que incentivem o exercício da cidadania e possibilite ao administrador público a capacidade de análise e alteração de procedimentos.

A evolução no relacionamento do Estado com a sociedade A evolução do Estado brasileiro traçou novos parâmetros no relacionamento com a sociedade Foram também propiciados avanços para o sistema de controle no sentido de ser dada a transparência necessária aos atos governamentais, de onde defluem o surgimento e o fortalecimento do controle social Entretanto, os novos parâmetros como as Ouvidorias, Audiências Públicas, Conselhos, Orçamentos Participativos necessitam de uma comunicação eficazes com vistas aos resultados onde cada um deles, dentro de seus limites e possibilidades, contribuam para a formação de uma cidadania ativa.

A participação da sociedade na gestão pública A participação da sociedade na gestão pública opera como um alívio ou calmante em relação à exclusão social. A participação é essencial para constituir uma identidade social de existência. O processo de gestão democrática é possível por meio da articulação entre Poder público e cidadãos, através de mecanismos como, por exemplo, a criação de Ouvidorias Públicas, o que ocasionará a redescoberta da cidadania e um maior comprometimento com o social.

A participação social a)A participação constitui um valor intrínseco: Ela é um bem em si mesma por propiciar condições para a realização do indivíduo e da coletividade b)Há um vínculo entre participação e igualdade: A participação pode ser um importante instrumento de inversão de prioridades nas decisões de políticas públicas c)A participação engendra e nutre a identidade de grupos e movimentos: Através da participação são criadas e recriadas identidades que favorecem o desenvolvimento da auto estima, seja de pessoas que lutam pela terra, das mulheres, dos jovens ou dos negros

A participação social d)Há uma relação positiva entre participação e eficiência: A gestão pública aposta na participação simplesmente porque o envolvimento efetivo e afetivo da pessoa acaba se traduzindo em resultados positivos e)A participação tem um valor pedagógico: A participação tem a ver com a formação para a cidadania. Uma democracia tem como pressuposto cidadãos com um razoável grau de informação para que se gere uma comunidade argumentativa f)A participação favorece o surgimento de novas lideranças: Experiências participativas são um espaço privilegiado para o desenvolvimento de líderes comprometidos com o contexto de onde emergem

Vera Lúcia Coelho Ouvidora Geral (61) 2108-3308 vera.coelho@stc.df.gov.br www.ouvidoria.df.gov.br